Cachoeira Água Fria por baixo - Proximo de Formosa/GO

Photo ofCachoeira Água Fria por baixo - Proximo de Formosa/GO Photo ofCachoeira Água Fria por baixo - Proximo de Formosa/GO Photo ofCachoeira Água Fria por baixo - Proximo de Formosa/GO

August 8, 2021
August 2021

near São Gabriel de Goiás, Goiás (Brazil)

Pra fazer essa trilha, é de extrema importância acionar e agendar com o experiente Guia Noel, nos períodos de estiagem.
Reconhecedor de toda região, junto a ele você terá autorização e permissão de acesso na propriedade particular.
Não é permitido livre entrada sem a permissão de um guia.

Segue contato do Guia Noel: (61) 99937-2469

Tem tbm o Guia Leonardo: 61-99973-6020

A trilha ida e volta vai dar uns 12km.

A Cachoeira da Água Fria está cravada nas Serras Gerais do Vale do Paranã, entre a Chapada dos Veadeiros e o Grande Vale do Paranã pertencente ao municipio de Sao Gabriel de Goias. Fica próximo da cidade de Formosa-Go a 65 km do centro da cidade até a área da fazenda, sendo 35 km de estrada de terra, tendo várias pontes com passagem de apenas um veículo por vez e sem sinalização, o que requer muita atenção dos motoristas por conta da poeira que tampe sua visão ao cruzar com outros veículos nessa época de seca.
Observação: Pontes sem aquela proteção lateral! Muito cuidado!
A estrada é de fácil acesso para veículos de passeio ate a entrada da fazenda.

Pra aqueles aventureiros de plantão, ressalto: Vale muito pagar uma guiada de competência do guia Noel, além do quê, vc não estará invadindo uma propriedade particular e ter que ser retirado a força e pagando aquele vexame que poderia ter sido evitado. Não é caro sua guiagem para grupos pequenos ou grandes e vc ainda respeita o trabalho de um profissional competente que dedica muito pela preservação do ambiente e de quem o visita com segurança, além de cumprir com as regras estabelecidas do atrativo.

Pra chegar até o atrativo, vc passara cruzando toda a cidade de Formosa por dentro, seguindo em direção a GO 116 até o trevo que vai para o Salto do Itiquira.
No trevo vc entra na estrada de terra a direita continuando na GO 116.
Da entrada de Formosa até esse trevo são 34km de asfalto.
Com 28,9km andado só de estrada de terra, fique atento a uma placa a esquerda escrito “fazenda água fria”.
Entre a esquerda e percorra mais 6,1km até o estacionamento da fazenda, onde passara pela porteira que fica trancada, no qual somente Noel tem a chave.

O percurso de caminhada começa assim que estaciona os veículos por uma antiga estradinha de terra leve até atravessar o córrego água fria.
O recomendado é de começar a caminhada bem cedo pra poder pegar os primeiros raios de sol entrando na cachoeira, que dura em média de 2h totalmente dentro do grande poço da queda.
Iniciamos nossa pernada as 7:28h. Já estava tarde.
Pra ir mais devagar, teria sido melhor as 7h ou até menos.
Os dois trechos tem exposição ao sol e mata fechada.
Após essa passagem do córrego, fomos por uma deliciosa trilha em meio a um cerrado aberto e mata fechada, já avistando em nossa frente a maravilhosa e bela Serra do Vale Paranã, onde pudemos visualizar o cânion que nos esperava para acessar a belíssima cachoeira e outras surpresas do caminho, como a Cachoeira Escondida e Cachoeira Desaparecida.
Ao chegar novamente no córrego agua fria apos andar 2,1km, agora era percorrer pelo leito e dentro da agua por 2km entre zig zag a procura de melhor local para avançar.

Um equipamento que recomendo usar, é um saco estanque de mochila ou colocar um dentro de sua mochila pra nao molhar seus itens importantes qd tiver que percorrer dentro do corrego. Uma coisa que ajudou muito foi um bastao de caminhada para alguns momentos de travessia pra ter equilibrio. Na hora de escalar as rochas, alguem pega pra vc e vc escala e em seguida utilizar novamente.

01 bastao em uma mao e a outra livre para agarrar nas pedras.

02 itens importantes na minha opinião: saco estanque e 01 bastao de caminhada

Resumo de trilha:

2,1km de trilha;
Atravessa o córrego agua fria;
2km de leito: chega ao córrego agua fria novamente (agora é por agua e leito do córrego);
andando nas margens do córrego agua fria e por dentro dele ate a cachoeira;
Tem apenas duas passagens de maior profundidade na agua.
Nada muito difícil.
Tenho 1,56m e a agua bateu a cima do meu peito
Coloca a mochila por cima da cabeça, quem esta a frente pega sua mochila e vc continua a transpor e seguir caminho.

Tragam todo lixo que produzir de volta com vc ate seu veiculo e somente jogue fora em uma cidade com coleta de lixo.

Uma caminhada consciente e respeito, a mãe natureza agradece.

comece a caminhada por volta de 7h ou antes pra nao ter que sair correndo contra o tempo.

Com 2,1km andado, chegamos ao Córrego Água Fria onde temos que atravessar e continuar por mais 2,1km de trilha. Muitos tiram o tênis pra não molhar e fazer esse restante de trilha com os pés secos, outros já molharam logo, alegando que ia molhar de qualquer forma mesmo no trecho em que se anda dentro e nas margens do córrego pra chegar à cachoeira.

2km de leito ate a cach

Repare uma cachoeira a esq um pouco a frente desse ponto marcado. É um riacho q desagua no córrego agua fria e tem uma linda cachoeira em um paredão enorme e sem poço pra banho. Agua ate quentinha. Se chama Cachoeira Escondida.

O sol estava entrando no poço qd chegamos. Ele fica por volta de 2h dentro e ate 12:30h - apos esse horario nao tem mais sol dentro do poço - ida e volta vai dar uns 14km

• Photo of Geraldo MN
    Geraldo MN Aug 10, 2021

Relato perfeito! Obrigado!

• Photo of Edgar Fagundes
    Edgar Fagundes Aug 10, 2021

Belo relato. Sua parceria nas trilhas é enriquecedora.

• Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Jun 20, 2022

Infelizmente é uma cachoeira bem restrita, principalmente para quem mora distante e/ou não participa de excursões, já que o único guia autorizado informa que o grupo mínimo é de 8 pessoas, sendo cobrado o valor de R$80 para cada nessas condições (2022). Porém o guia é atencioso e parece estar disposto a negociar essas condições.

Sobre a trilha, até a chegada ao córrego é bem tranquila, incluindo o ponto da primeira travessia, onde na seca a água não costuma passar dos joelhos. A partir do momento em que o avanço é feito pelo leito do córrego, somente em alguns momentos que é preciso passar dentro da água, sendo o trecho mais profundo com mais ou menos 1,20 metros. Próximo à cachoeira, onde os blocos rochosos são maiores, há uma trilha discreta pela direita. O trecho pelo leito do córrego tem aproximadamente 1.200 metros, não os 4,5km informados. Em grupos pequenos e com boa desenvoltura, não se gasta 2h do "estacionamento" até a cachoeira.