Cabril - Poço da Dola - Pico da Nevosa - Carris - Lamalonga - Cabril

Photo ofCabril - Poço da Dola - Pico da Nevosa - Carris - Lamalonga - Cabril Photo ofCabril - Poço da Dola - Pico da Nevosa - Carris - Lamalonga - Cabril Photo ofCabril - Poço da Dola - Pico da Nevosa - Carris - Lamalonga - Cabril

Very difficult
May 18, 2023
May 2023

near Sela, Vila Real (Portugal)

Este é uma jornada longa pelo Gerês profundo, natural, selvagem, impiedoso e belo. De uma beleza que enleva e nos coloca a alma o mais próximo do Criador.

O efeito desta jornada supera o de qualquer terapia oriental, mas o "paciente" tem que estar preparado... ou socumbe.

O trilho começa a cerca de 30 km depois da aldeia de Cabril, tomando como referência a EM 308 e chegando a Cabril vindo de Ruivães. Depois do pequenino cemitério da Lapinha, são apenas uns minutos. Antes de chegar ao local, passa-se pela placa que indica a famosa cascata Cela Cavalos. Mas essa fica para outro dia.

O ponto de pardida é desértico (não há habitações próximo), dispondo de um pequeno largo para estacionar, mesmo junto à estrada.

Logo no início, passa-se por debaixo de um ribeiro (não me enganei!) que corre numa ponte de betão. A primeira hora (aproximadamente 3,5 km) é feita com o coração na boca, sempre a subir, até à "encruzilhada dos quatro caminhos" (Portela de Entre Caminhos). À frente, o precipício e em baixo, o Poço da Dola.

Trata-se do primeiro grande ponto de interesse do percurso e merece uma paragem para apreciar. Águas verdes cristalinas, frias, como o são as águas de todas as ribeiras do Gerês, mas permitem uns bons mergulhos.

Neste ponto, a ribeira de Biduiças é pródiga em oferecer beleza e encanto a quem passa, ainda que por ali poucos se aventurem (esperemos que ninguém se lembre de construir um passadiço!). São várias as cascatas e poças (ou piocas) que ali se formam, todas com a sua espetacularidade. A lagoa nais funda é o Poço da Dola, com um bom par de metros. No cimo, o miradouro permite apreciá-lo em todo o seu esplendor.

Seguindo, há que subir um pouco, até ao curral verdejante de Biduiças, com a sua cabana ou refúgio, a 997 metros de altitude. Olha-se ao redor e sente-se a "brutalidade" da montanha! À frente, para poente, o paredão da represa da aldeia fantasma de Carris (Minas dos Carris), lá bem no cimo. A norte, o enorme bloco granítico que constitui o segundo ponto mais alto de Portugal continental - o Pico da Nevosa, com 1548 metros de altitude. É para lá que vamos e muito há para subir!

Subir ao Pico da Nevosa não deve ser uma decisão apaixonada, um impulso. Pondere-se o risco racionalmente. A derradeira parte do bloco granítico é perigosa, principalmente na descida. Lá no topo, os ventos são fortes, com rajadas inesperadas, que facilmente criam o desequilíbrio. Uns metros abaixo, a plataforma é ampla e permite igualmente a mesma vista, com muito menos exposição ao risco.

Almoçamos em Espanha, com as mochilas pousadas em solo português. Ali é uma zona de fronteira, não apenas entre Portugal e Espanha, mas também entre os distritos de Braga. Vila Real e Viana do Castelo.

Entre o Pico da Nevosa e a aldeia abandonada de Minas dos Carris é um saltinho, mas conte-se com a descida difícil desde o pico e com uma subida da encosta em frente, onde a vegetação dificulta o ritmo.

Vale a pena apreciar e imaginar a aldeia. Outrora viveram ali homens e mulheres "duros", num dos locais mais inóspitos do país.

A aldeia estava agora "habitada". Uma bela manada de vacas nutridas fez-nos as honras, ainda que o seu olhar demonstrasse alguma inquietação. "Deixem-se estar! Só queremos registar o momento em fotografia".

Descemos em direção ao impressionante vale de Lamalonga, passando por Salto do Lobo. Esta descida tem os seus pontos difíceis e até perigosos. Termina, inclusive, numa escadaria para... o abismo!

Em baixo, no curral, o refúgio de Lamalonga, a 1223 metros de cota (quando se diz "em baixo", usa-se aqui uma força de expressão).

Dali sobe-se, à esquerda, em direção ao miradouro da Abelheira, observam-se as aldeias de Parada e Outeiro e a albufeira de Paradela, para depois descer à Portela de Entre Caminhos, onde se retoma o percurso de início, à direita.

Embora o relato vá longo, uma nota de relevo e um "bem-haja" enorme a quem sinalizou o percurso com mariolas. Apesar de não ser um trilho "oficial", esta vasta extensão de montanha selvagem encontra-se perfeitamente mariolada. Os trilhos são, por vezes, difíceis de reconhecer e o recurso às mariolas é de enorme ajuda. Muito obrigado!
*****
Gostaste deste trilho?
Esperamos que sim! Dá-nos a tua avaliação.
Ao interagires com as nossas publicações, ajudas a que esta mensagem chegue a mais amantes dos trilhos.
Podes também “aplaudir” e “seguir” o “Mochila e uma Cabana”. Isso faz com que possamos também apreciar os trilhos por onde tens andado.
Saudações!

Esta é a vista do início do percurso.

Rio 'aéreo'

Ponte para passagem de águas.

Portela de Entre Caminhos

Em baixo - Poço da Dola.

Antes de chegar ao Poço da Dola.

PictographLake Altitude 3,029 ft

Poço da Dola

Um conjunto espetacular de cascatas e poças, que culmina no Poço da Dola.

Queda d'água

Quedas de água e piocas, a montante do Poço da Dola.

PictographLake Altitude 3,112 ft

Lago

A montante do Poço da Dola, a ribeira de Biduiças é pródiga em beleza natural.

PictographTree Altitude 3,098 ft

Pequeno bosque

As margens do curso de água emolduradas com um pequeno bosque.

A história geológica desta montanha teve episódios de muita violência.

PictographWilderness hut Altitude 3,434 ft

Refúgio de Biduiças

Vale de Biduiças, no seu esplendor.

As cores da Primavera pintam a encosta.

O contraste das cores, na encosta sul do Pico da Nevosa.

PictographWilderness hut Altitude 4,143 ft

No curral de Biduiças.

Abrigo rudimentar

Abrigo sob o penedo e aspeto da encosta.

Pico

Carlos e Jorge, com o Pico da Nevosa ao fundo.

Pico da Nevosa, o segundo mais alto de Portugal continental. A vista em redor é deveras magnífica.

PictographLake Altitude 4,806 ft

Vista do Pico da Nevosa.

Vista do vale, com o curral de Biduiças ao fundo. Aspetos da lagoa, em Minas dos Carris.

PictographRuins Altitude 4,720 ft

Aldeia fantasma

Aldeia das Minas dos Carris, "habitada" por pachorrentos bovinos.

PictographRuins Altitude 4,712 ft

Ruínas

Aspetos da aldeia abandonada das Minas dos Carris.

PictographCave Altitude 4,628 ft

Antiga mina de volfrâmio

Mina de onde se extraiu o volfrâmio.

PictographRuins Altitude 4,540 ft

Ruínas

Infraestruturas afetas à exploração do volfrâmio. Escadaria para o precipício, com Lamalonga ao fundo.

PictographWilderness hut Altitude 4,021 ft

Abrigo de montanha gratuito

O vale de Lamalonga e a sua cabana.

PictographFauna Altitude 3,831 ft

Garranos, antes do miradouro de Abelheira.

Com a albufeira da barragem de Paradela à vista.

• Photo of jemsgomes
    jemsgomes May 19, 2023

Excelente trilha, paisagens deslumbrantes marcado com muitas mariolas, mas sendo necessário o apoio de GPS. Classifiquei a trilha como difícil pois requer alguma condição física devido a existir muita pedra solta e descidas íngremes (Minas dos carris) .

• Photo of BrunoBragaNNE
    BrunoBragaNNE May 26, 2023

Ora muito bem, aí está um belo trilho!! E que tal torna-lo mais "circular" e começar no cruzamento de Sirvozelo,ir pela margem até á Portela de entre-caminhos,depois seguia o seu trilho normal até chegar ao seu local de partida. Aí descer a Cela Cavalos,passar na Capela sta Luzia em direção a Sirvozelo de novo.. Vai acrescentar uns 5-6 kms mas tornaria ainda mais mágico. Pena os dias só terem 24h ☺️.. parabéns pela trilha!! Abraço e boas caminhadas

Mochila e uma Cabana May 26, 2023

Obrigado, Bruno, pela sugestão.
    Uma interessante alternativa. Boas caminhadas!

• Photo of STrilhos
    STrilhos Jul 23, 2023

Excelente descrição do trilho. Já andei pela Biduiça.
    Fico com vontade de efetuar o trilho.
    Obrigado pela partilha

Mochila e uma Cabana Jul 24, 2023

Obrigado, STrilhos. Não ficará desiludido! Bons trilhos!

• Photo of Hélio Videira
    Hélio Videira Jul 24, 2023

Obrigado pela partilha deste trilho. Fizemos uma grande parte deste percurso no sábado, 22 de julho de 2023, em vez de descermos ao poço Dola, seguimos para o curral da Biduiça, de resto é muito semelhante. É um percurso duro mas muito bonito que nos permite contactar com o Gerês selvagem. Tem vários pontos de interesse, paisagísticos, humanos, vimos várias vezes as cabras...
    A parte mais dura é a subida do curral das Negras até ao pico da Nevosa. Em algumas zonas o mato está alto mas permite a passagem.

Mochila e uma Cabana Jul 24, 2023

Obrigado, Hélio. Fantástico!
    Bons trilhos!

• Photo of Joao Mirante
    Joao Mirante Oct 14, 2023

Fantástico, brutal! Este trilho é uma imersão na natureza, no "desconhecido", num mundo longe da civilização.
    Deixamos o carro (já de si num local remoto), começamos a andar e sentimos que estamos cada vez mais longe de tudo.
    O trilho tem paisagens brutais, subidas e descidas duras, é preciso coragem e resistência, e tem uma cascata muito bonita. Mas para mim tem 2 ex-libris, a subida à Nevosa, o 2º ponto mais alto de Portugal continental, que é muito diferente do mais alto, dado que aqui não chegam carros, sendo um local muito remoto. O segundo ex-libris são as minas, que têm um ar místico, porventura algo assustador, como se estivéssemos num filme zombie. A não perder!
    Se tens pernas para este desafio, pega na mochila e nuns amigos e parte!

Mochila e uma Cabana Oct 14, 2023

Obrigado, João. A sua descrição é perfeita! Encerra o que se vê e o que se sente ao percorrer estas paisagens. A observação sobre a diferença entre o pico da Nevosa e o tal "mais alto" é a mais pura das verdades! A Nevosa não é para qyem tem carro; é para quem tem pernas e coragem!
    Um abraço.

• Photo of Joao Mirante
    Joao Mirante Oct 14, 2023

Também agradeço, porque se não fosse a sua partilha não teria conhecido esta zona fantástica e algo desconhecida do Gerês!
    A descrição que faz do percurso é muito boa também, dando nome aos locais, o que é bom para aprendermos onde andamos.
    A Nevosa poucos conhecem, mas quem conhece nunca mais esquece ;)