Cabril, Lagoas do Marinho, Minas dos Carris, Lamalonga e Levada de Xertelo

Photo ofCabril, Lagoas do Marinho, Minas dos Carris, Lamalonga e Levada de Xertelo Photo ofCabril, Lagoas do Marinho, Minas dos Carris, Lamalonga e Levada de Xertelo Photo ofCabril, Lagoas do Marinho, Minas dos Carris, Lamalonga e Levada de Xertelo

September 1, 2017
August 2017

near Cabril, Vila Real (Portugal)

Saída pelas 7,30h da Vila de Cabril, passando por São Ane, em direção à Serra. Subida durinha, mas fantástica. Depois, vem o planalto das Lagoas do Marinho e sua casa de abrigo. Em seguida, a longa subida, junto à Ribeira de Cabril. Entretanto, a subida acentua-se por um penedo até ao acesso do caminho que vem da Portela do Homem. Daí foi uns instante até às Minas do Carris. Fez-se uma paragem para almoçar e descansar junto à Lagoa dos Carris, já com 15,5km feitos.
Depois do merecido descanso, começou a descida pelas ruínas do Complexo das Minas até ao fantástico vale da Lamalonga. Deixando o vale, subimos até encontrar uma paisagem fantástica, onde se via Pitões da Júnias, São João da Fraga, Cornos da Fonte Fria e Pico da Nevosa, bem como alguns vales fantásticos. Continua a descida, ainda tentámos ir pela Corga do Sobroso, onde se via algumas lagoas, mas a descida seria arriscada depois de mais de 23Km nas pernas. Descemos até ao Ribeiro e refrescámo-na presa que recolhe a água para a Aldeia de Xertelo. Aproveitando a Levada seguimos até Xertelo. Mas ainda faltavam 5km até Cabril, onde nos esperava uma rojoada para o jantar.
Caminhada durinha, mas fantástica.