Activity

Cabo da Roca - Praia da Adraga - Praia da Ursa - Cabo da Roca

Download

Trail photos

Photo ofCabo da Roca - Praia da Adraga - Praia da Ursa - Cabo da Roca Photo ofCabo da Roca - Praia da Adraga - Praia da Ursa - Cabo da Roca Photo ofCabo da Roca - Praia da Adraga - Praia da Ursa - Cabo da Roca

Author

Trail stats

Distance
6.54 mi
Elevation gain
1,467 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,467 ft
Max elevation
697 ft
TrailRank 
36
Min elevation
14 ft
Trail type
Loop
Moving time
2 hours 6 minutes
Time
4 hours 31 minutes
Coordinates
1735
Uploaded
June 11, 2022
Recorded
June 2022
Share

near Cabo da Roca, Lisboa (Portugal)

Viewed 247 times, downloaded 9 times

Trail photos

Photo ofCabo da Roca - Praia da Adraga - Praia da Ursa - Cabo da Roca Photo ofCabo da Roca - Praia da Adraga - Praia da Ursa - Cabo da Roca Photo ofCabo da Roca - Praia da Adraga - Praia da Ursa - Cabo da Roca

Itinerary description

Cabo da Roca, o ponto continental terrestre mais a ocidente!!!
Este Trekking circular tem como pontos de maior interesse o próprio Cabo da Roca, a Praia da Adraga, o Fojo da Adraga e a Praia da Ursa.

PRAIA DA ADRAGA
Agreste, selvagem e de um azul intenso...
Simplesmente bela!
Praia com um vasto areal de fácil acesso, com águas puras e revoltosas e que prima de uma beleza paisagística fenomenal. Em 2003 foi considerada uma das melhores praias europeias.
Praia que combina a paisagem de montanha com a paisagem de praia, tendo no seu lado Sul a Pedra de Alvidar ou Pedra do Juízo, local onde segundo a tradição, era sítio iniciático para os jovens mancebos provarem a sua valentia, descendo-a e subindo-a com risco da própria vida...

FOJO DA ADRAGA (ou Poço da Adraga)
É um poço que existe na arriba, não muito longe da praia com cerca de 80 metros até à sua base.
Fala-se que os Romanos acreditavam que no fundo do buraco habitava um Tritão, sendo inclusive enviada uma embaixada ao Imperador Tibério (Ano 14 e 34 D.C.) para relatar o fenómeno.

PRAIA DA URSA
Esconde-se por trás de falésias que levantam o Cabo da Roca a uma altura média acima dos 100 metros, praia de difícil acesso, mas que vale todo o esforço para a alcançar.
Podemos comparar a praia da Ursa como um daqueles refúgios inauditos ou uma pérola natural que queremos guardar só para nós.
No seu lado norte erguem-se a Ursa (Rochedo que dá nome à praia) e a Noiva, duas enormes rochas monumentais que deslumbram o visitante.
Reza a lenda que neste local, vivia uma ursa com as suas crias, e que os Deuses, quando o degelo tomou lugar, lhe ordenaram a ela e a todos os outros animais que abandonassem as zonas de costa, ordem que a ursa não respeitou, motivando a fúria dos Deuses que petrificaram a ursa e as suas crias, obrigando-as a permanecer naquele local até aos dias de hoje, representados por um enorme rochedo, acompanhado de alguns mais pequenos que pontuam à sua volta.

TRILHO
A sua 1ª parte em direção à praia da Adraga é feito por estradão de terra batida, caminho fácil e pouco acidentado, acessível à maioria das pessoas.
A sua 2ª parte, já no caminho de regresso, em grande parte também em caminhos bem demarcados, onde os principais perigos são a falésia, que tem em média um desnível vertical na ordem dos 100 metros, e os buracos, motivo pelo qual se deve ter muita atenção ao percurso.
Por último, existe o acesso à praia da Ursa, o qual se for pelo trilho marcado no mapa (mais próximo da falésia) é bastante acidentado e perigoso, não acessível a toda a gente, podendo classificar esta parte como "Só para experientes", no entanto tem alternativa mais afastada da falésia e facilmente visível.

Comments

    You can or this trail