Cabo da Roca/azóia

May 8, 2015

near Ulgueira, Lisboa (Portugal)

Percurso com interessantes vistas, sobretudo já perto do mar e se for dia de sol. Encontro e início no largo da Igreja, direcção Norte, percorrendo montículos de plantas silvestres até junto da falésia a sul da praia da Adraga. Depois para sul, em direcção ao farol, temos a vista para o Oeste, o majestoso Atlântico a beliscar as pedregosas praias. Do farol, estando a meio caminho, regressamos A vila de Azóia da Roca, onde terminamos este curto percurso. Pode levar um dia inteiro, dependendo das condições atmosféricas e da condição física. Em certas zonas é difícil. Podem optar por encurtar em muitos momentos a volta. Pode ser um percuro para iniciar um dia de BTT na Serra, mas esta volta sempre a fiz a pé. Ao longo de todo o ano. Aconselho como sempre o uso de calçado adequado, já adaptado aos pés, bastões de marcha, protecção da cabeça; depois, de acordo com a estação, uma mochila de transporte sempre com impermeável, água, alguma forma de alimentos que seja do vosso agrado e energética, informação sob forma de literatura, mapas de orientação + bússula. Podem sempre levar GPS, rádios e telefones, para ajudar se as condições agravarem. Pressupõe-se que se integra um grupo e que avisam as autoridades competentes da actividade que se planeia. Depois é só desfrutar. Bons passeios! Não esqueçam as câmaras fotográficas e de filmar. Nota!!!! Ponta mais Ocidental do continente, muito turística. Viegas

Pedra da Ursa, com vias de escalada 'clássica'

Farol da Roca e estrutura de apoio

Miradouro da Roca

Largo da Igreja (partida/chegada)