Cabeceiras de Basto: Praia Fluvial do Oural-Lavada da Víbora-Porto D'Olho

Photo ofCabeceiras de Basto: Praia Fluvial do Oural-Lavada da Víbora-Porto D'Olho Photo ofCabeceiras de Basto: Praia Fluvial do Oural-Lavada da Víbora-Porto D'Olho Photo ofCabeceiras de Basto: Praia Fluvial do Oural-Lavada da Víbora-Porto D'Olho

March 27, 2022
March 2022

near Fondevila, Braga (Portugal)

Trilho não sinalizado com início e fim na Praia Fluvial do Oural. Apesar das notícias veiculadas na Internet que tinha sido inaugurado um trilho na Levada da Víbora, este não se encontra sinalizado, com as marcas tradicionais, apenas tem dois placards informativos na Paria Fluvial do Oural e no Miradouro Porto D'Olho. Seguir a Levada da Víbora, não necessita de marcação, basta seguir a dita levada, quanto ao restante percurso não se aplica. Cruzei-me com várias pessoas que não sabiam muito bem que trilho estavam a fazer, tinham vindo com a confiança que o trilho estaria marcado!
Iniciamos pela levada, simplesmente fabulosa, quer pelo seu envolvimento, quer pela obra realizada.
Depois da levada subimos ao miradouro Porto D'Olho, a não perder , voltamos à levada e tomamos o estradão que segue à direita em direção ao Parque de Merendas da Víbora, onde almoçamos. Neste ponto muitos caminheiros optaram por seguir pela estrada, nós seguimos pelo trilho do GPS, a melhor opção, porque é uma zona de bosque, com coníferas, pinheiro bravo, carvalhos, entre outros.
Sem dúvida um trilho a não perder, fácil, bonito e fresco, Pode ser realizado em família e em pleno verão, pois tem muitas sombras.

Quanto ao trilho, levei o do João Marques Fernandes (https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/levada-da-vibora-serra-da-cabreira-44822646) e acrescentei a ida ao miradouro Porto D'Olho.