Cabeça Loriga VG do Souto

July 27, 2018
July 2018

near Cabeça, Guarda (Portugal)

Percurso ao longo do PR2 SEI "Rota da ribeira de Loriga" entre Cabeça e Loriga com visita ao Poço da Broca de Serapitel e Marmitas do Gigante. Antes da descida para as Marmitas foi feita uma incursão exploratória mas sem interesse relevante, a não ser que se consiga aceder aos prados inferiores que ladeiam a ribeira e se prossiga até às Marmitas.
Na Loriga visitou-se a bonita praia fluvial e efetuou-se o percurso pela margem esquerda da Ribeira da Nave até à grandiosa cascata. O trilho está invadido por silvas e no maciço rochoso a orientação deve ser feita por algumas mariolas existentes no local.
O regresso, inicialmente ao longo do PR4 SEI "Rota da Eira", é feito com passagem pelo VG do Souto. Abandonar o PR4 e subir a encosta, em grande parte à sombra, em direção ao asfalto que liga Loriga a Alvoco da Serra. Sair em direção à Estação de Telecomunicações e após passar pelo Miradouro junto ao VG do Souto descer para Cabeça. As máquinas abriram o estradão e na parte final obstruíram o trilho mas ele está lá.