Buraco do Padre e Fenda da Freira - Ponta Grossa/PR

Photo ofBuraco do Padre e Fenda da Freira - Ponta Grossa/PR Photo ofBuraco do Padre e Fenda da Freira - Ponta Grossa/PR Photo ofBuraco do Padre e Fenda da Freira - Ponta Grossa/PR

December 12, 2022
December 2022

near Passo dos Pupos, Paraná (Brazil)

O Buraco do Padre fica localizado em Ponta Grossa/PR e é uma furna, tipo de caverna, que é fruto da erosão subterrânea que pela ação da infiltração da água com o tempo causou o desabamento do teto formando o famoso buraco formado por camadas de arenitos com aproximadamente 38m de altura. O Rio Quebra-pedra que desagua no Buraco do Padre ao longo do tempo penetrou pelas fissuras de rocha existentes no parque e literalmente quebrou a pedra até encontrar seu caminho e desaguar na Furna do Buraco do Padre formando uma cachoeira com 33m de altura. Ele apresenta vários trechos em que fui subterranamente, como o trajeto que faz desde o sumidouro na Toca do Morcego junto ao Poço Encantado até ressurgir na cachoeira do Buraco do Padre. No Buraco é possível ver uma enormidade de pássaros voando (e o cheiro das fezes deles sinceramente é bem forte no local), são os Andorinhões-de-coleira-falha, a ave símbolo do Parque que possui os pés atrofiados, não conseguindo repousar no solo, por isso é comum vê-los agarrados nos paredões úmidos à beira das cachoeiras e cavernas.

Já a Fenda da Freira é uma falha natural esculpida pela ação natural do tempo existente no mesmo parque do Buraco do Padre. As suas paredes são cobertas de musgos e líquens e a temperatura lá se mantém estável em 18ºC o ano inteiro.

São lugares lindos e vale a pena a visitação! Lembrando que a visita tem que ser agendada e que o ingresso para entrar no Parque é pago.

Início da Trilha principal dentro do parque, tudo muito bem sinalizado. As trilhas são fáceis de fazer, envolvem pouca altimetria, sem mistério.

As trilhas do parque tem diversos pontos de bifurcação e reencontro, neste. Na perspectiva de quem chega no parque, a direita você vai sentido fenda da freira e Mirante do buraco do padre, a esquerda você segue para parte de baixo do buraco do padre

Placa informativa de direção

PictographFlora Altitude 2,979 ft

Liquen vermelho nas árvores indica Boa qualidade do ar

Pedra do Favo

A pedra do favo é um bloco de arenito de 15 m de altura que se destaca no relevo do parque

À esquerda mirante do buraco, à direita fenda da freira

Plato dos Jesuitas

Local onde os jesuítas exerciam práticas religiosas antigamente. É inspiração para o nome da furna principal do parque, o buraco do padre. Dizem os monitores do local que a fenda da freira recebeu esse nome simplesmente para combinar com o nome da furna principal

Poço Encantado e Toca do Morcego

Após o rio quebra-pedra desaguar no Poço Encantado, ele segue poucos metros até adentrar na Toca do Morcego, onde percorre subterraneamente uns 40 m até chegar na furna do Buraco do Padre aonde forma linda cachoeira Poço Encantado, as águas dessa queda entram na toca do morcego e saem no buraco do padre

Neste ponto já é possível observar os mirantes do buraco do padre

Topo da furna Do buraco do padre

À esquerda fenda da freira

PictographInformation point Altitude 3,084 ft

Entrada da fenda da freira

Aqui neste ponto ao descer as escadas já é possível sentir a diferença gritante de temperatura, parece que você entrou em uma sala com ar-condicionado bem gelado.

À direita buraco do padre

No caminho para o buraco do padre encontramos várias passarela de madeira que facilitam acesso ao local, fazendo com que os visitantes se mantenham neste caminho

PictographInformation point Altitude 2,910 ft

Informação sobre o pássaro que é símbolo do parque

PictographInformation point Altitude 2,890 ft

Informação sobre o líquen que só existe onde há qualidade do ar atmosférico

PictographInformation point Altitude 2,904 ft

Informação sobre o rio que forma a cachoeira da furna do buraco do padre

PictographInformation point Altitude 2,881 ft

Informação sobre a formação geológica da furna do buraco do padre