Photo ofCachoeira Machado II, C. Dos Ciganos, Cascavel I, Davi I E II, C. Dos Félix e Machado I – Bueno Brandão/ MG Photo ofCachoeira Machado II, C. Dos Ciganos, Cascavel I, Davi I E II, C. Dos Félix e Machado I – Bueno Brandão/ MG Photo ofCachoeira Machado II, C. Dos Ciganos, Cascavel I, Davi I E II, C. Dos Félix e Machado I – Bueno Brandão/ MG

March 7, 2023
March 2023

near Machados, Minas Gerais (Brazil)

De volta a Bueno Brandão, essa simpática cidade do sul de Minas!

O intuito dessa segunda vinda foi fazer um roteiro incluindo algumas das 33 cachoeiras catalogadas que compõem o Circuito das Águas. Tarefa nada fácil, ainda mais tendo apenas 1 dia para rodar isso tudo, mas a missão foi cumprida com êxito e alegria!

O trajeto que fizemos contemplou a Cachoeira Machado II, Cachoeira Dos Ciganos, Cascavel I, Davi I e II, a Cachoeira Dos Félix e encerramos com a Machado I. Exatamente nesta ordem, partindo cedo de São Paulo e vindo pela cidade de Socorro. Entre a Machado II e a dos Ciganos, passamos em frente ao Castelinho Bispo De Sá – construção famosinha de Bueno que é um lugar para eventos e festas, portanto, não aberto ao público.

CACHOEIRA DO MACHADO II
O acesso para a base da Cachoeira passa por dentro de uma propriedade particular aonde é cobrado uma taxa de R$ 10,00 reais para visitação. A Cachoeira Machado II possui 90 metros de altura e dá para avistá-la da estrada. Sua vazão de água não é tão significativa, em especial no período de estiagem, no entanto, com essa temporada de chuvas constantes, ela teve um aumento bem significativo de volume e estava muito bonita, compensando assim a nossa ida até ela.

CACHOEIRA DOS CIGANOS
Sem estrutura, área particular, não cobrada entrada. No site exigem guia, no entanto, tentamos ir por conta própria. Seu acesso não está sinalizado, paramos o carro na estrada de terra e adentramos uma plantação saindo numa parte alta e avistamos a cabeceira da cachoeira com seu deck ao longe. Resolvemos que não valia a pena se esforçar para chegar até ela, pois sua vazão de água estava grande e perigosa.

CACHOEIRA DA CASCAVEL I
SEM ESTRUTURA – ACESSO FREE. Uma queda linda de aproximadamente 35m de altura, cujo volume de água é impressionante! É possível entrar debaixo da queda e também curtir sua poço, além de fazer ótimos registros. No entanto, neste dia em especial, com as chuvas dos dias anteriores, ela estava especialmente bruta, portanto, ficamos só de contemplação mesmo! O acesso para a cachoeira se dá através de um pasto numa entradinha super discreta e depois adentra a mata fechada – trilha curta. Recomenda-se ficar atento por onde pisa, a cachoeira tem esse nome e não é à toa, embora a gente não tenha avistado neste dia nenhuma espécie no local.

CACHOEIRAS DAVI I E II
São simpáticas, entraram para o roteiro porque estavam praticamente ao lado da Cascavel I. Trata-se de duas quedas pertencentes ao mesmo riacho com poção pra banho entre elas. A área é particular, mas o acesso não é proibido, basta apenas pular a cerca. Neste dia em especial, também estavam com um nível de água impressionante, são do mesmo rio da Cachoeira Da Cascavel.

CACHOEIRA DOS FÉLIX
Existem duas formas de acesso para essa cachoeira sendo ambas proporcionando estrutura e cobrando pelo valor do acesso. A primeira e mais conhecia é pelo Parque Ecológico Cachoeira Dos Félix cujo proprietário é o Rafa, no endereço - Estrada Municipal Campo Místico. O valor da entrada é R$ 15,00 reais e o visitante faz uma trilha curta de pneus ecológicos para se chegar até a base da cachoeira. É importante ressaltar que eles não abrem ás segundas-feiras.
A segunda maneira (a escolhida de hoje) é adentrando a Pousada Som Das Águas, aonde nos foi cobrado uma taxa no valor de R$ 10,00 reais. E ao contrário da opção anterior, a ida até a Cachoeira é seguindo um caminho bem estruturado iniciando na cabeceira da queda e descendo paralelo por degraus de pedras e corrimão, até a base. O trajeto é bem mais curto e permite avistar a queda por um ângulo diferente.
Uma vez na base, depara-se com uma cachoeira magnífica de aproximadamente 40 m de altura. O lugar ainda contempla 4 piscinas naturais que variam de grau de profundidade podendo ser visitando independente da propriedade escolhida para acesso. Neste dia em especial a vazão de água estava incrível, mas ainda sim, permitindo que pudéssemos nos banhar em suas águas!
Já o acesso para as piscinas naturais é chamado por lá de Trilha Nível 2, pois não está tão estruturado como a primeira parte, e o caminho é percorrido descendo margeando o rio, com travessias de riacho e trechos de mata mais fechada. Tem umas quedinhas bonitinhas pelo caminho.
Caso inclua a Cachoeira Dos Félix no seu roteiro, reserve ao menos meio período do seu dia para conseguir curtir bem o lugar, principalmente se a intenção for visitar as piscinas também, além da queda principal.

CACHOEIRA MACHADO I
Com infraestrutura, portanto, cobram taxa de visitação saindo R$15,00 por pessoa. Nós a contemplamos do estacionamento, pois ao contrário da Machado II, em relação a tamanho e volume de água, a Machado I com seus 18 metros de altura e naturalmente já tendo considerável vazão, com as chuvas dos dias passados, ficou ainda mais cheia, não compensando, portanto, pagar o valor de entrada porque não íamos conseguir curtir/se banhar em sua queda. Vale uma segunda visita.

OBSERVAÇÃO - Todas as trilhas são fáceis, porém, propositalmente não são sinalizadas, então mesmo que você esteja se guiando por um mapa da região, vai encontrar dificuldade de encontrar o acesso para alguma das quedas. O Google Maps também pode erroneamente te mandar seguir por estradinhas acidentadas te obrigando a adentrar propriedades particulares, isso aconteceu conosco, e felizmente as pessoas destes lugares nos redirecionaram corretamente.
Atentar-se também aos períodos de chuva, as estradas podem ficar intransitáveis.

Vista Da Cachoeira Machado II

Açude / Casinha Amarela

Cabeceira Da Queda Machado II

Entrada Oficial C. Machado II

Cachoeira Machado II

Castelo Bispo De Sá

Exclusivo para eventos, não tem nada de interessante em seu interior