BRG: Trilho dos Miradouros

Experts only
October 18, 2020
October 2020

near Guisande, Braga (Portugal)

Este trilho faz parte dos caminhos pedestres de Braga, listado nas trilhas do perfil com o mesmo nome.

É um trilho que, numa opinião pessoal, vale mais pelo seu desafio físico do que propriamente pelos seus pontos de interesse. Maioritariamente florestal, tem na subida ao Alto de Penedice o seu ponto mais difícil. Como alto ponto de interesse tem o Miradouro e Capela de Nossa Senhora de Fátima em Figueiredo.

Tomei a opção de fazer o trilho no sentido contrário ao proposto pelos Caminhos Pedrestes de Braga, com o objetivo de fazer a subida ao Alto de Penedice ainda com poucos quilómetros nas pernas. É uma subida de elevada dificuldade e penso ser a melhor opção.

A avaliação colocada de "só para experientes" tem em conta a minha experiência. Pela condição física de cada um pode descer para "muito difícil".

Alguns pontos a reter (à data da caminhada):

- Na subida ao Alto da Penedice há partes do caminho de difícil passagem. A vegetação sobrepõe-se ao caminho e obriga a fazer essas partes com cuidado. Diria que o ideal será levar calças para a caminhada, tendo em conta estas parte, por apresentar vegetação espinhosa que pode aleijar.

- Há três enganos neste caminho que serão alertados nos waypoints anteriores a esses enganos. O primeiro é alertado nos pontos de interesse em que se falhou o caminho correcto. O segundo falha a passagem no Pedestal do Sagrado Coração de Maria, pouco depois de Guisande, e o terceiro é na floresta em que se andou cerca de 50 metros num sentido contrário.

- Depois do Miradouro de Nossa Senhora de Fátima o trilho manda-nos à Igreja de Figueiredo. Descemos até à Igreja mas, depois, temos que voltar quase novamente ao miradouro para seguir o trilho. Caso pretenda saltar a ida à Igreja de Figueiredo (a descida à Igreja implica depois subir quase até o miradouro outra vez, subida essa de dificuldade alta, em estrada) pode fazê-lo e continuar o trilho pouco abaixo do miradouro.

Calçado aconselhado: botas de caminhada

Botas: Bestard Trotter II
Meias: Lurbel B-Max

PictographReligious site Altitude 830 ft

NOTA: Aqui o caminho tornou-se de difícil acesso. Recomendo voltar atrás e, no principio da subida, tem um caminho que segue pela esquerda que deduzo será o correcto.

PictographMonument Altitude 640 ft

PictographRisk Altitude 666 ft

PictographReligious site Altitude 758 ft

Igreja Paroquial de Escudeiros

Devido às contigências à data, e como estava a decorrer missa, optou-se por não ir mesmo à porta da Igreja Paroquial de Escudeiros.

PictographRisk Altitude 755 ft

Esta subida é feita sempre na berma da estrada nacional, pelo que se aconselha os cuidados devidos

PictographRisk Altitude 846 ft

À data, o caminho encontrava-se assim, de difícil passagem.

PictographRisk Altitude 889 ft

PictographRuins Altitude 994 ft

Alto de Penedice

Pequena queda de água (ver nota)

NOTA: após esta pequena queda de água haverá novo engano. Consultar o mapa do trilho e descer à direita em vez de ir em frente, na parte em que se veja que se voltou atrás.

PictographRisk Altitude 774 ft

Esta parte do percurso é feita sempre em estrada nacional, pelo que se aconselha os cuidados devidos

Durante algum tempo, o trilho é partilhado com o Caminho de Santiago

PictographReligious site Altitude 791 ft

PictographPicnic Altitude 1,027 ft

PictographReligious site Altitude 1,027 ft
Photo ofMiradouro e Capela de Nossa Senhora de Fátima (Figueiredo) Photo ofMiradouro e Capela de Nossa Senhora de Fátima (Figueiredo) Photo ofMiradouro e Capela de Nossa Senhora de Fátima (Figueiredo)

Miradouro e Capela de Nossa Senhora de Fátima (Figueiredo)

Para mim, o ponto com mais interesse do trilho