Brasil, Rio de Janeiro, Petrópolis-Teresópolis: travessia Serra dos Órgãos

Photo ofBrasil, Rio de Janeiro, Petrópolis-Teresópolis: travessia Serra dos Órgãos Photo ofBrasil, Rio de Janeiro, Petrópolis-Teresópolis: travessia Serra dos Órgãos Photo ofBrasil, Rio de Janeiro, Petrópolis-Teresópolis: travessia Serra dos Órgãos

September 22, 2023
September 2023

near Calembe, Rio de Janeiro (Brazil)

Trilha da portaria do PARNASO em Petrópolis até a portaria do PARNASO em Teresópolis. A trilha foi realizada entre os dias 29 a 31.08.2023, com pernoites em barraca no Castelo do Açu, próximo ao Abrigo, e junto ao Abrigo 4. O primeiro dia de trilha sudindo em direção do Açu, o tempo estava encoberto, a trilha praticamente dentro das nuvens, com pouca visibilidade e a umidade elevadíssima. Partimos as 9h00 da portaria de petrópolis e chegamos no abrido do Açu as 14h30. O abrigo estava trancado sem ninguém e ninguém na trilha ou no camping. No final da tarde o tempo abriu um pouco a lua cheia surgiu no céu. No inicio da noite chegou o guarda parque do ICMBio, e já de noite um grupo de seis pessoas. No dia seguinte muito nublado, as nuvens tomando todo o ambiente, começou a ventar forte, e decidimos seguir mesmo assim, O grupo de 6 pessoas informou que iriam seguir depois. Soubemos que fizeram uma parte mas abortaram e retornaram ao Açu, e só seguiram no próximo dia. Mais uma vez só eu e minha esposa sozinhos na trilha, enfrentando fortes rajadas de vento de través nos pontos mais expostos, e um chuvisco que persistia. Depois do morro da Luva o clima começou a dar uma tregua, e já na descida para o Elevador o tempo começou a abrir e passamos finalmente a enxergar a beleza da Serra dos Órgãos. Fizemos o Elevador sem problemas, mas os trechos de descida em rocha por aderências estavam todos molhados, determinando alguns cuidados (eu levei alguns cordeletes e iatas que ajudaram minha esposa a transpor alguns pontos mais críticos. como p.ex. o Mergulho. As condições climáticas ruíns no inicio do dia determinaram mais cautela, e chegamos ao Cavalinho já com o sol se pondo. A transposição do Cavalinho foi difícil para minha esposa, e passamos um certo apuro ali. Seguimos adiante, já acionando as headlamps, passos pela encruzilhada que leva à pedra do Sino já a noite, e cheganmos ao Abrigo 4 pelas 19h00. Nã havia ninguém e o Abrig 4 estaca trancado. Notadamente o segundo dia da trilha, com clima ruím, foi um grande desafio. No dia seguinte o tempo estava maravilhoso e descemos até a ebtrada de Teresópolis em 4h30.