Photo ofBrasil, Minas Gerais, Tiradentes: Travessia da Serra de São José, subindo pela trilha do Carteiro Photo ofBrasil, Minas Gerais, Tiradentes: Travessia da Serra de São José, subindo pela trilha do Carteiro Photo ofBrasil, Minas Gerais, Tiradentes: Travessia da Serra de São José, subindo pela trilha do Carteiro

September 25, 2023
September 2023

near Tiradentes, Minas Gerais (Brazil)

Trilha circular a partir da Pousada da Trilha, em Tiradentes-MG. A trilha foi realizada dia 11.09.2023, pela manhã, com duração de 4h30, contando as paradas, inclusive na Cachoeira do Mangue. A Serra de São José mede aproximadamente 13 km por 1 km de largura, e se destaca na paisagem de Tiradentes; percorremos nesta aventura ao menos 1/3 da extensão da Serra. A pouco mais de 200 m da Pousada a trilha se inicia (há indicação), subindo levemente pelo cerrado, e a medida que se aproxima da serra de São José, entramos numa mata de galeria; logo a seguir a trilha empina, saímos da mata e seguimos para o topo da Serra, por uma trilha pavimentada pelos escravos. Esse trecho da trilha é conhecido como a Trilha do Carteiro, uma vez que no alto da Serra, há uma encruzilhada que nos leva ao túmulo do Carteiro, o qual teria sido assassinado numa emboscada, quando levava informações aos inconfidentes. Retornando até a encruzilhada, seguimos ao longo da Serra de São José em boa parte de sua extensão, passando por alguns mirantes com vista espetacular de Tiradentes e região. Atravessamos testemunhos quartizíticos, parte da trilha é branca, forrada de cristais de quartzo. Uma trilha simples, linda, que contempla quase sempre a paisagem de Tiradentes. Quase ao final da serra começa a descida e derivamos para a esquerda para nos refrescarmos nos poços da corredeira / cachoeirinhas do Mangue. Nessa época do ano, foi o único lugar da trilha com água. Daí seguimos descendo por trilha até a malha viária urbana de Tiradentes. Até esse ponto foram 10,1 km na natureza; os 3 quilómetros restantes até a pousada é pelas lindas vielas de Tiradentes. A trilha nos surpreendeu pela beleza, paz, surreal. Não encontramos ninguém na travessia da Serra.