Photo ofBrasil, Minas Gerais, Alto Caparaó: Serra do Caparaó, Tronqueira, Terreirão, Pico da Bandeira, Pico do Calçado, Pico do Cristal Photo ofBrasil, Minas Gerais, Alto Caparaó: Serra do Caparaó, Tronqueira, Terreirão, Pico da Bandeira, Pico do Calçado, Pico do Cristal Photo ofBrasil, Minas Gerais, Alto Caparaó: Serra do Caparaó, Tronqueira, Terreirão, Pico da Bandeira, Pico do Calçado, Pico do Cristal

September 25, 2023
September 2023

near Caparaó Velho, Minas Gerais (Brazil)

Trilha iniciada em 01.09.2023 e finalizada em 02.07.2023. Trilha circular a partir de Tronqueira, onde chegamos de carro. A trilha foi iniciada ~15h00, e chegamos ao Terreirão as ~ 17h00, onde pernoitamos. Saimos às 3h00 para o pico da Bandeira, com chegada ao mesmo às 5h00, onde aguardamos o nascer do sol, por volta das 6h00. Pelas 6h25 saimos para o Pico do Calçado, onde chegamos ~6h40; depois seguimos para o pico do Cristal, onde chegamos ~ 8h30, que exigiu um pouco mais da minha esposa...uma escalaminhada. Depois descemos e seguimos até o entroncamento no sopé do pico do Cristal que segue uma outra trilha, não oficial pelo que consta, que passa por duas das nascentes do rio Caparaó, e depois encontra a trilha oficial. Estava frio no cume do pico da Bandeira durante a madrugada, mas não tão intenso. Todo o trecho entre o pico da Bandeira, pico do Calçado e o pico do Cristal, e até a retomada da trilha oficial, estávamos sózinhos, e a trilha não oficial deste trecho estava demarcada de forma satisfatória com totens. Os dias que lá estivemos estavam espetaculares. Alguns destaques pela trilha:
- Um pé de Araucária que foi plantado, entre Tronqueira e Terreirão (acredito que vi um outro)
- Pico da Bandeira, nascer do sol espetacular
- Pico do Calçado tranquilo
- Pico do Cristal lindo, um pouco exigente para quem não está acostumado com escalaminhadas um pouco mais expostas.

Esta trilha fizemos seguindo a trilha realizada pelo sr. Hélio Jr, que fez uma ótima descrição; procure no Wikiloc por "PN Caparaó: Circuito Pico da Bandeira, Calçado e Cristal". Obrigado. Depois eu marquei esta trilha no Google Earth e transferi para o Wikiloc.