Photo ofBrasil, Goias, Alto Paraiso de Goias: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Trilha dos Saltos Photo ofBrasil, Goias, Alto Paraiso de Goias: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Trilha dos Saltos Photo ofBrasil, Goias, Alto Paraiso de Goias: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Trilha dos Saltos

February 17, 2024
February 2024

near São Jorge, Goiás (Brazil)

Trilha realizada no dia 17 de fevereiro de 2024, no interior do Parque Nacional, a trilha amarela, denominada trilha dos saltos. A sede do Parque fica na Vila de São Jorge, município de Alto Paraíso de Goias. Depois de um briefing ministrado pelos guardas do Parque no Centro de Visitantes, iniciamos a trilha às 09h20 pelo no meio do cerrado, boa parte dela, uma antiga trilha, da década de 1960, que passa por uma área de garimpo de cristal de quartzo, com uma série de cavas ao longo da trilha, sendo que o rejeito mineral foi sendo usado para definir a trilha; muita gente vai passar por alí e não vai se dar conta que já foi área de garimpo. A trilha segue até o canyon da cachoeira dos Saltos, com 120 metros, espetacular, na ocasião com muita água. Ali só podemos admirar a beleza a partir de alguns mirantes, não é possível descer até o lago da cachoeira. Pouco adiante a trilha segue margeando o rio Preto, e chegamos no lago da cachoeira do Garimpão, com 80 metros, onde é possível nadar ...e nadamos; o volume de água é enorme. Seguimos adiante e retomamos um trecho da trilha para em seguida, após a subida, derivar em direção às corredeiras. No caminho um belo trecho onde a trilha é percorrida em palafitas de madeira, com mirantes e uma vista incrível das corredeiras do rio Preto, denominado Poço do Carrossel. Mais adiante, chegamos às "corredeiras", um local com algumas prainhas de areia, árvores com alguma sombras, onde nadamos muito e lanchamos, sonho de consumo de qualquer trilheiro que se preze depois de uma boa caminhada: sombra e água fresca. Não dá vontade de ir embora. Mas a trilha segue, por um trecho de palafitas para mais adiante retomar a trilha inicial e finalizar com chave de ouro, uma fina garoa refrescante. Dia perfeito com a companhia de meus dois filhos e esposa, no dia do meu aniversário. O rio Preto dentro do Parque percorre a divisa entre os municípios de Alto Paraiso de Goias e Cavalcante, ambos no estado de Goias.

PictographPark Altitude 3,159 ft

PictographLake Altitude 2,917 ft

Cachoeira dos Saltos

Cachoeira do Garimpão

Poço do Carrossel

Panorama e cachoeirinha

Photo ofPoço do Carrossel e mirante palafita Photo ofPoço do Carrossel e mirante palafita Photo ofPoço do Carrossel e mirante palafita

Poço do Carrossel e mirante palafita

Corredeiras/Banho

Photo ofCorredeiras /banho e trilha palafita Photo ofCorredeiras /banho e trilha palafita Photo ofCorredeiras /banho e trilha palafita