Photo ofBrasil . Chapada Diamantina: Lençóis - C. Sossego - C. Fumaça (baixo e cima) - Capão - Cachoeirão (cima) - Pati - Andaraí Photo ofBrasil . Chapada Diamantina: Lençóis - C. Sossego - C. Fumaça (baixo e cima) - Capão - Cachoeirão (cima) - Pati - Andaraí Photo ofBrasil . Chapada Diamantina: Lençóis - C. Sossego - C. Fumaça (baixo e cima) - Capão - Cachoeirão (cima) - Pati - Andaraí

Very difficult
8 days 4 hours 25 minutes
January 30, 2018
July 2017

near Lençóis, Bahia (Brazil)

9 dias de trilhas na Chapada Diamantina começando em Lençóis, passando pela parte de baixo da Cachoeira da Fumaça, pelo Vale do Capão, Vale do Pati e acabando em Andaraí.

- 2 pessoas com autonomia total
- Mochilas com cerca de 15kg
- Navegação com Maps.Me

1º dia: Lençóis - Cachoeira do Sossego - Lençóis.
Dificuldade moderada, uma parte da trilha é feita sobre as rochas no leito do rio. Com mochilas pequenas e leves apenas com água e comida.

2º dia: Lençóis - Camping junto à Cachoeira Capivara.
Difícil pois envolve alguma escalaminhada na descida para a cachoeira Palmital. Na subida junto à cachoeira Capivara a trilha está muito estreita e tem um buraco por onde tinha caído um turista francês pouco tempo antes, tendo de ser retirado de helicóptero. É perigoso acampar junto da água pois é frequente o nível subir em poucos minutos, há uma boa base a poucos metros se continuarmos a subir a trilha.

3º dia: Cachoeira Capivara - Poço da Fumaça - Camping junto à Gruta do Macaco.
Difícil pois uma parte da trilha é feita sobre as rochas no leito do rio. Deixámos as mochilas junto à gruta do macaco e fizemos uma ida e volta ao poço da cachoeira da fumaça. Aqui a trilha está muito pouco batida sendo por vezes difícil de encontrar e ao chegar perto do poço o vale fica muito estreito e o GPS perde sinal. Neste trecho há bastantes rochas escorregadias e vimos uma cobra coral bem no meio da trilha. Foi nesta zona que foi encontrado o cadáver de um turista espanhol que desapareceu na Chapada. Na gruta do macaco há 2 lugares para camping, um de cada lado do rio.

4º dia: Gruta do Macaco - Vale do Capão (Caetê-Açu)
Muito difícil para quem tem mochilas cargueiras pois a primeira parte (Serra do Macaco) é uma escalaminhada muito desprotegida sobre o precipício. Ao escalar para uma rocha mais alta fiquei olhos com olhos com uma serpente, este trecho exige boa preparação física e os sentidos bem alerta. Quando termina a subida a trilha fica fácil até ao Vale do Capão.

5º dia: Caetê-Açu - Cachoeira do Rio Preto - Rio Rodas - Caetê-Açu
Trilha fácil feita com mochilas pequenas apenas com água e comida. Aproveitámos este dia e este bonito lugar para descansar, dar uns mergulhos e recarregar baterias para os próximos dias.

6º dia: Caetê-Açu - Camping no "Rancho"
Trilha fácil, bem marcada e bonita. A casa do "Rancho" fica junto a um ribeiro com bastante água.

7º dia: "Rancho" - Cachoeirão (por cima) - Vale do Pati (Casa do Sr. Agnaldo e do Sr. Miguel)
Trilha fácil a moderada e bem marcada com vistas deslumbrantes. Aqui já se encontram muitos grupos de turistas caminhando.
Antes de descer para o Vale do Pati fizemos uma ida e volta à parte de cima do Cachoeirão com mochilas mais pequenas (escondemos as grandes junto à trilha).

8º dia: Casa do Sr. Agnaldo e do Sr. Miguel - Morro do Castelo - Casa da Dona Linda
Na parte da manhã subimos ao mirante do Morro do Castelo que fica mesmo em frente à casa onde dormimos, esta trilha é difícil por ser uma subida íngreme constante e o terreno estar muito escorregadio.
Após a descida fizémos uma trilha fácil a moderada ao longo do vale do Pati até à casa da Dona Linda que fica quase em frente à entrada para o vale do Cachoeirão.

9º dia: Vale do Pati (casa da Dona Linda) - Andaraí
Trilha difícil na parte da subida do Império mas com vistas deslumbrantes sobre os 2 vales (Pati e Cachoeirão). A descida até Andaraí é mais fácil mas a última parte tem muitas pedras redondas soltas.

Este percurso é uma prova de superação, exige boa condição física, experiência neste tipo de terreno (principalmente entre Lençóis e o Vale do Capão) e bom sentido de orientação. Devido à quantidade e variedade de perigos envolvidos e à inexistência de redes de comunicação, não aconselho fazer em grupos de menos de 3 pessoas.

Início da trilha

Rodoviária de Andaraí

• Photo of Mestre dos Magos'
    Mestre dos Magos' Dec 22, 2018

Gostaria de ver possibilidades de entrar em contato para maiores informações sobre esse percurso. Me chamo mauro César e tenho data prevista para faze-lo no período de carnaval.

• Photo of Alex Keller • Viagem • Moto • Trilha
    Alex Keller • Viagem • Moto • Trilha Jul 31, 2019

Top irmão, mandou bem.

• Photo of iago.amor
    iago.amor Nov 7, 2019

Porra, jogou duro! Curti os relatos, bem informativos

podetalko Nov 7, 2019

Obrigado!!

• Photo of vitor.bremenkamp
    vitor.bremenkamp Nov 29, 2019

Primeiramente parabéns pela trilha. Muito bem explicado os percursos!
    Poderia tirar uma dúvida minha, estou pra fazer a trilha do vale do capão até lençóis, fazendo a fumaça por cima e por baixo, gostaria de saber a escalaminhada da descida é muito íngreme “parte de cima para baixo”, e se seria ideal a utilização de equipamentos de segurança?

podetalko Nov 29, 2019

Olá Vítor. Obrigado pela avaliação.
    Sim, é íngreme, tem degraus muito altos.
    Creio que ninguém usa equipamento de escalada mas acho importante usar, pelo menos, um capacete pois acho fácil acontecer uma queda, principalmente se a rocha estiver molhada.
    Abraços!

• Photo of demetriusrj
    demetriusrj Jan 14, 2020

Treking Hard Core. Parabéns.

• Photo of Mairon Fabris
    Mairon Fabris Jul 22, 2021

Parabéns!!!
    Você fez com guia?

podetalko Jul 23, 2021

Fiz sem guia.

• Photo of Natalia Fukuji
    Natalia Fukuji Aug 19, 2021

Olá! Gostaria de saber se no Vale do Pati vc ficou na casa dos locais ou acampou selvagem?

podetalko Aug 19, 2021

Olá Natália. Fiquei na casa dos locais a que me refiro na descrição dos oitavo e nono dias.

• Anderson Almeida da Silva Jan 20, 2022

Amigo, fizemos essa trilha, mas não subimos a cachoeira da fumaça pela gruta do macaco e sim, através da fenda, próxima ao poço da cachoeira da fumaça. Nunca havia feito uma escalaminhada tão tensa e demorada.

podetalko Jan 20, 2022

😱 todos nós diziam que essa subida é bem perigosa! Parabéns!