Photo ofBranda das Bosgalinhas-Travessia da Peneda-Fojo do Lobo do Cabreiro-Fojo do Lobo de Sistelo-Alto do Meandro Photo ofBranda das Bosgalinhas-Travessia da Peneda-Fojo do Lobo do Cabreiro-Fojo do Lobo de Sistelo-Alto do Meandro Photo ofBranda das Bosgalinhas-Travessia da Peneda-Fojo do Lobo do Cabreiro-Fojo do Lobo de Sistelo-Alto do Meandro

May 10, 2021
May 2021

near Gavieira, Viana do Castelo (Portugal)

Seguimos o trilho do Truka, pelo menos parcialmente, pois começamos na Branda das Busgalinhas e não cumprimos o anel que contem os Fojos. A parte que não seguimos foi a que constitui a travessia do Rio do Ramiscal porque após várias tentativas se mostrou impossível, mesmo rastejando, tal a densidade e porte do mato. Houve que voltar atrás ainda assim seguindo a meia encosta ao lado do rio na tentativa de ver algum "furo" no denso mato que ladeia as suas margens. Esperança perdida por alturas dumas grandes pedras e voltar ao estradão. Depois, para alcançar agora em primeiro lugar o fojo do Cabreiro, houve que vencer muito mato rasteiro, pois os pequenos trilhos estavam por ele tomados. No entanto valeu a pena pois a maior parte dos dois muros estava em bom estado assim como o poço. A única parte que está destruída são os últimos 20 m da ponta que fica do lado do fojo de Sistelo. Já o fojo do Sistelo está com o poço "tomado" pelo mato e algo destruído.
Este trilho é mais uma prova da beleza destes autênticos monumentos e a resiliência destas gentes na sua prática da Transumância retirando da Natureza o essencial e em perfeito equilíbrio.Notável fazer obras como os fojos que implica movimentar uma grande quantidade de pedra sem muitos meios à época.