Branca de Neve - Pq Estadual Três Picos (PETP) - Teresópolis/RJ

Photo ofBranca de Neve - Pq Estadual Três Picos (PETP) - Teresópolis/RJ Photo ofBranca de Neve - Pq Estadual Três Picos (PETP) - Teresópolis/RJ Photo ofBranca de Neve - Pq Estadual Três Picos (PETP) - Teresópolis/RJ

September 16, 2014
September 2014

near Frades, Estado do Rio de Janeiro (Brazil)

Trilha moderada. O início se dá na fazenda Itatyba, onde o acesso é permitido para as trilhas. O carro pode ser deixado perto do portão da fazenda (espaço para uns 4 carros), mas não sabíamos e deixamos o carro perto da fazenda Canaã (marcado no tracklog). A primeira casa da fazenda é da Dona Rose, onde já podemos deixar um lanche ou almoço marcado para a volta, com preços bem justos. Seguindo a estradinha após a casa da dona Rose até o final, chegamos numa outra casa onde tem um cachorro (só é grande e late bastante, mas foi tranquilo, hehe) e uma fonte de água potável; a trilha está à esquerda, passando por um portãozinho de madeira. Os primeiros 45min de trilha são em pasto e depois em uma floresta de eucaliptos, com o caminho bem marcado. Chegando no topo dos eucaliptos a trilha na mata começa, com uma subida relativamente íngreme mas tranquila, sem bifurcações. A trilha chega num mirante, um bom ponto de descanso. Depois deste mirante chegamos no início da última subida, bem íngreme e diretamente na rocha. Tomar bastante cuidado e seguir as setas marcadas na pedra. Em hipótese alguma suba com risco de chuva. Se o grupo for inexperiente aconselho terminar no mirante, já tem uma vista muito boa. O topo marcado no tracklog não é o cume verdadeiro, ainda faltava uns 50 metros de subida bem íngreme que optamos por não fazer. Visual recompensador de várias montanhas do Três Picos, do cume verdadeiro provavelmente também temos uma visão completa do Vale dos Deuses.

Não existem muitos pontos de água, e os que eu vi não pareciam muito confiáveis.