Borrageiros - PR3 MDB Figas do Ermelo (Alvão) + Almoço em Bobal (2016-04-23)

Photo ofBorrageiros - PR3 MDB Figas do Ermelo (Alvão) + Almoço em Bobal (2016-04-23) Photo ofBorrageiros - PR3 MDB Figas do Ermelo (Alvão) + Almoço em Bobal (2016-04-23) Photo ofBorrageiros - PR3 MDB Figas do Ermelo (Alvão) + Almoço em Bobal (2016-04-23)

April 25, 2016
April 2016

near Vila Chã, Vila Real (Portugal)

PR3 MDB Figas do Ermelo (Alvão) com desvio para Pioledo e Bobal

O PR3 Fisgas do Ermelo é um percurso circular, sinalizado, com 12.4km de extensão, localizado no Parque Natural do Alvão. Foi inaugurado em abril de 2016 (pouco antes da nossa visita) com algum destaque na comunicação social.
Ao planearmos este passeio estabelecemos que para o almoço iríamos provar a gastronomia local. Assim, marcamos um desvio em Varzigueto, saindo do PR3, em direção a Pioledo e Bobal. O repasto decorreu na Tasquinha da Alice (https://www.facebook.com/TasquinhaDAlice/), muito conhecida na região e recomendada pela sua cozinha caseira.

Todo o percurso é muito bonito e interessante, sendo possível apreciar as Fisgas de diferentes perspectivas, qual delas a mais impressionante. A beleza da serra é complementada com a passagem por várias aldeias pitorescas onde tivemos oportunidade de comprovar a conhecida simpatia das gentes.

Iniciamos o percurso junto ao Miradouro das Fisgas de Ermelo, próximo do Fojo. Neste local está identificada uma zona para estacionamento que é muito utilizada por quem vai ver as vistas.
Seguimos para sul, sempre a descer, em direção a Ermelo, com um desvio para visitar as Piocas de Baixo. Este troço apoia-se parcialmente em caminhos que já existiam, mas foram eliminadas algumas zonas já aqui (wikiloc) descritas como perigosas. Do Ermelo para norte, a subida é feita a este do rio Olo e das Fisgas. Vale a pena o esforço, sendo a vista bem mais imponente do que a que se tem no estacionamento. Antes de Varzigueto é possível fazer um pequeno desvio (100m) para as Piocas de Cima, este local está indicado como sendo o melhor local para tomar um banho, que certamente ajudará nos dias mais quentes.
No final do percurso tem-se uma lindíssima vista sobre o complexo montanhoso onde está edificada a capela de Nossa Senhora. da Graça.

Mais informações sobre o PR3 em http://municipio.mondimdebasto.pt/images/stories/02_turismo/percursos/Folheto_PR3_Fisgas_Ermelo_interior.pdf.

Carta militar 1:25000: folhas 87 e 101.

PictographCar park Altitude 1,928 ft

Pioledo

PictographProvisioning Altitude 2,889 ft

Tasquinha d'Alice

Distância percorrida até aqui: 14,2 km (04:59)