Borrageiro

1928
November 25, 2013
November 2013

near Ermida, Braga (Portugal)

Borrageiro

A

A

• Photo of FranciscoJFC
    FranciscoJFC Dec 2, 2013

Decalcamos o actual percurso do que foi feito em 2/Jun/2013 pelos autores “João Vieira” e “Truka”.

A classificação deveria ser moderada /alta, se fizermos a média das classificações do grupo ( de 2 elementos) , tendo um classificado de moderado, enquanto o outro, mais sensível no que toca aos joelhinhos, a classificou de difícil . Nada de transcendente existe no percurso. O certo é que sobe bastante, com a correspondente descida, que normalmente é mais desgastante.

Mas a grande dificuldade que sentimos , relacionou-se com a necessidade de fazer o percurso com luz do dia. Começamos cerca das 11h da manhã, e a pressão de a luz do dia desaparecer pouco depois da 5 horas da tarde, obrigou-nos a fazer a descida do Borragueiro com muita preocupação, fruto de três factores ; a presença das “rolling tones “, conforme aviso de João Vieira ; a já referida pressão do tempo, para chegarmos à ponte do Arado ainda com luz do dia ; e as dificuldades naturais a que os joelhos ficam sujeitos durante as descidas mais abruptas . Felizmente correu tudo bem , e chegamos mesmo no limite . Em resumo, no fim do Outono/Inverno este trilho deve de ser feito saindo muito cedo do local de partida , para evitarmos que a sua conclusão seja feita já de noite .

Mas todas as dificuldades foram compensadas pela memória visual de paisagens magníficas . Este percurso mostra toda a imponência da serra do Gerês .