Bolívia #04 - Torotoro - Marcelo

7 hours
August 28, 2023
February 2023

near Torotoro, Potosí (Bolivia)

Depois de tomar o meu café da manhã na cidade de Cochabamba, peguei uma van até a rua/calle grande. Lá, comprei o meu ticket e fiquei esperando a van encher para pegarmos a estrada até a cidade de Torotoro. A estrada de Cochabamba até Torotoro, antes, levava cerca de cinco horas. Depois que eles pavimentaram, a viagem dura umas três horas apenas. Vale a pena. A estrada é bem bonita e passa por vários vilarejos onde você consegue ver a vida dos bolivianos longe dos grandes centros. Após algumas horas, cheguei em Torotoro, a cidade dos dinossauros. Se não me engano, o nome da cidade significa Lama-lama. Como os dinossauros que passaram ali, era um terreno muito lamacento, acabou que com o tempo o chão foi se sedimentando e assim ficaram as pegadas de dinossauros mais incríveis do mundo. Mas enfim, ao chegar na cidade de Torotoro, fui andar pelas redondezas para achar algum lugar para almoçar. Acabei comendo um lugar que também é um hostel e tinha um teto bem diferente: cheio de estalactite. Muito legal. Após encher o barrigão, fui para o meu hostel fazer o check in. Feito isto, fui andar a toa pela cidade mais uma vez. Conheci a prefeitura, a pracinha, o ginásio esportivo, etc. A cidade vive esse clima (turístico) dos dinossauros. Ali também é um lugar onde você consegue ver o antigo e o novo se encontrando. Tanto pelas pessoas, como pela sua arquitetura. Alguns moradores não falam nem o espanhol (só falam o quechua) e isso foi uma experiência bem interessante. Depois de conhecer um pouco da cidade, fui até a entrada do Parque Nacional Torotoro. Lá você tem que comprar o ingresso que é valido por quatro dias. A contratação de um guia também é obrigatório. Como eu não tinha muito tempo no meu planejamento, e só pretendia passar uma noite ali na cidade, resolvi fazer apenas a trilha Vergel. É a trilha principal da cidade, onde você passa por diversas pegadas de dinossauros, o mirante do cânions e, no fim, vai até a cachoeira Vergel. É bem legal e eu recomendo!
Acabou que foi eu e mais um casal fazer a trilha. Passamos por diversos pontos de interesse citados acima. O mirante é incrível!
Depois de fazer toda a trilha e se banhar na cachoeira, voltamos para cidade participamos de uma pena festa local, onde provei os pratos típicos "singani" e "pique macho". Muito bons por sinal. Recomendo. Depois da festa e da janta, voltamos para o hostel para descansar. Dia seguinte eu iria pegar a estrada até La Paz.

O projeto:
Fica registrado aqui o meu mochilão onde o propósito era conhecer algumas cidades da Bolívia e finalizar no Chile. A ideia seria sair de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, cruzar a fronteira da Bolívia, chegando em Puerto Quijarro. Já dentro da Bolívia, a ideia era seguir para Santa Cruz de la Sierra, Cochabamba, Torotoro, La Paz, Isla del Sol, Sucre, Potosí e, para finalizar, mas não menos importante, descer até a cidade de Uyuni para cruzar o maior deserto de sal do mundo: o deserto de Uyuni. Atravessando este, a viagem terminaria no deserto do Atacama em San Pedro de Atacama, já no Chile. Como o projeto desta viagem surgiu do sonho de conhecer os desertos do Uyuni e do Atacama, chamei este projeto de "Los Desiertos".

20/02/2023 - Corumbá (MS/BRA) e Puerto Quijaro (BOL)
21/02/2023 - Santa Cruz de la Sierra
06/03/2023 - Deslocamento de Potosí x Uyuni
07/03/2023 - Salar de Uyuni - Dia 1
08/03/2023 - Salar de Uyuni - Dia 2
09/03/2023 - Salar de Uyuni - Dia 3 - Chegada no Deserto do Atacama (CHL) e um Passeio por San Pedro do Atacama
10/03/2023 - Deserto do Atacama - Valle de la Luna
11/03/2023 - Deserto do Atacama - Pukara de Quitor e Catarpe
12/03/2023 - Deserto do Atacama - Piedras Rojas e Lagunas Altiplanicas
13/03/2023 - Deserto do Atacama - Ruta dos Salares
14/03/2023 - Volta pra casa

PictographBus stop Altitude 9,029 ft

PictographOvernight Altitude 8,930 ft

PictographProvisioning Altitude 8,953 ft

Almoço (dentro de um Hostel bem legal)

quando cheguei, maioria dos restaurantes todos fechados. Esse hostel salvou e ainda tinha um teto bem maneiro.

PictographPicnic Altitude 8,999 ft

Praça da cidade

PictographDoor Altitude 9,088 ft

100 bolivianos que são válidos por 4 dias

PictographPayment required Altitude 9,081 ft

Os guias cobram um valor pelo passeio. Quanto mais gente tiver no seu grupo (pode no máximo 6 pessoas), mais barato fica para cada um.