BOBAL (PNSA) - Cascatas do Rio Cabrão

Photo ofBOBAL (PNSA) - Cascatas do Rio Cabrão Photo ofBOBAL (PNSA) - Cascatas do Rio Cabrão Photo ofBOBAL (PNSA) - Cascatas do Rio Cabrão

May 26, 2020
May 2020

•   4.3 1 review

near Bobal, Vila Real (Portugal)

Viewed 1990 times, downloaded 100 times

Regressamos ao Alvão depois de duas décadas de que ficaram as memórias dos bons momentos por aqui passados e, para gozarmos o “nosso” feriado municipal, aproveitamos o fim de semana prolongado para nos libertarmos do confinamento forçado dos últimos meses.
Em boa hora escolhemos para “acampamento base” a pequena aldeia do Bobal , onde ficamos na “Casa da Avó Ana”, excelente alojamento local do simpático anfitrião Manuel Gaspar, a quem agradecemos de novo as dicas para a realização deste pequeno e bonito percurso, que nos transporta pela natureza quase pura, porque a intervenção humana apenas se manifesta mais na várzea onde já se adubam as terras na preparação das sementeiras e é pouco significativa nas cotas mais altas, onde apenas a pastorícia se revela e o gado de raça maronesa anda em liberdade em pequenos grupos, e que nos obriga a manter a distância por precaução, dada a existência de muitas crias recém nascidas.
O trilho não é complicado, embora se classifique de moderado devido a algum desnível , por não ser um percurso sinalizado e termos de desbravar alguns troços com mato, mas este é composto de vegetação baixa e não oferece dificuldade de maior, pelo que se espera que se divirtam tanto quanto nós.
A reter apenas cuidados na transposição do rio na zona onde começa a levada.

PictographDoor Altitude 2,826 ft

Gado de raça Maronesa

Vistas para Sra. da Graça e Monte Farinha

Calçada tradicional

Curral

Vacas Maronesas

Vista para o vale do rio Cabrão

PictographWaterfall Altitude 0 ft

PictographRisk Altitude 0 ft
Photo ofInício da levada. Cuidado ao transpor em dias de muito caudal. Photo ofInício da levada. Cuidado ao transpor em dias de muito caudal.

Início da levada. Cuidado ao transpor em dias de muito caudal.