Bico Menor e Urucada - Serra dos 3 Bicos (circuito saindo do Sana)

Photo ofBico Menor e Urucada - Serra dos 3 Bicos (circuito saindo do Sana) Photo ofBico Menor e Urucada - Serra dos 3 Bicos (circuito saindo do Sana) Photo ofBico Menor e Urucada - Serra dos 3 Bicos (circuito saindo do Sana)

Experts only
October 4, 2023
September 2023

near Sana, Rio de Janeiro (Brazil)

Eu, Kelvin e Pablo, saímos do Sana as 06:30 h, pegamos a trilha do pico da Urucada até a bifurcação marcada no tracklog, de lá seguimos pela trilha aberta pelo Kelvin que da acesso ao Bico Menor da Serra dos 3 Bicos, desse ponto a trilha desce em direção a uma grota que vai costeando a Urucada. Chegamos na base do Bico Menor por volta de 11:30 h, desse ponto nos despedimos (Kelvin já havia estado no Bico Menor por duas vezes e também colocado o livro de cume). Kelvin seguiu em direção ao colo que liga a Urucada ao Bico Menor, abrindo uma trilha de acesso a base do paredão da Urucada. Eu e Pablo, subimos sem dificuldades pelo costão em direção ao cume do Bico Menor, chegamos lá por volta de 12 horas, livro assinado, descemos e fomos em direção ao encontro de Kelvin. Seguimos a nova trilha e marcações, nos encontramos já próximos do paredão rochoso que visto por fotos e imagens de satélite, nos apresentava somente duas linhas de vegetação, onde poderíamos deslumbrar o acesso, mas só chegando lá para ter certeza.

Chegamos em um desses prováveis acessos, a base é uma parede vertical, os cinco primeiros metros não são nada promissores para uma escalada de vegetação, uma fenda em oposição seria uma opção para tentar chegar a uns arbustos mais acima, mas, o temor de uma queda nos faz desistir dessa possibilidade. Tentamos um pouco mais para a direita, cavucamos um bloco em busca de uma agarra, também não tivemos exito.

Já prestes a desistir dessa empreitada, buscamos o apoio de uma árvore, o que nos possibilitou ganhar alguns metros e finalmente chegar a um arbusto firme e vencer esse primeiro lance vertical. Até sairmos desse trecho de paredão, fixamos três cordas, nos três piores trechos.

Chegando novamente em terreno firme, tocamos os metros finais até o cume da Urucada, chegamos lá por volta de 15:30 h, onde eu e Kelvin assinamos o livro pela segunda vez e Pablo pela primeira. Somos o terceiro grupo a assinar o livro da Urucada desde a colocação pelo CEB em 2017.

As 16:25 h, iniciamos a descida da Urucada, a trilha nesse ponto praticamente desapareceu, mas um pouco mais abaixo, assim que o terreno se torna menos acentuado, a trilha volta a ganhar forma. Chegamos no Sana por volta das 19:30 h, perfazendo um total de 13:00 h de atividades.

Parabéns ao Kelvin pela abertura da trilha até o Bico Menor e também pela sua sugestão de ligação entre essas duas montanhas, com certeza um grande feito no montanhismo Macaense, e ao Pablo pela excelente companhia e as vibrações sempre positivas.

Obrigado Deus, que venham as próximas!

BIFU

AG1

URU

• Photo of Henrique Frater
    Henrique Frater Oct 13, 2023

Parabéns à equipe que idealizou e realizou esse traçado. O terreno é sempre íngreme, dificultando a caminhada! Sem dúvidas um grande feito! Parabéns novamente! Caminhada belíssima ligando dois cumes próximos, porém com grande desnível. Obrigado por compartilhar o traçado!

• Photo of André Luiz Costa
    André Luiz Costa Oct 14, 2023

Parabéns Henrique! Ficamos felizes por terem completado o trajeto. Espero que outras pessoas também se animem. Abs!