BH a Nova Lima - Desviando da Mineradora
near Vila Paraíso, Minas Gerais (Brazil)
Viewed 17588 times, downloaded 354 times
Trail photos
Itinerary description
O ponto alto da Travessia é o visual desde o Pico Belo Horizonte. É possível avistar praticamente toda a Capital, cidades vizinhas e acidentes geográficos importantes como a Serra da Piedade à leste; Serra do Curral à sudoeste-nordeste; o Vale da Mata do Jambreiro ao sul/sudeste; além de pontos mais distantes como Pedra Grande de Igarapé; Três Irmãos em Brumadinho; Serra do Rola Moça e Pico do Itabirito, dentre outros. Também é interessante observar a vegetação local, típica de áreas de transição; alternando trechos abertos com outros sombreados; com plantas de cerrado e de mata atlântica.
Esta Travessia possui trechos em asfalto tanto no seu início quanto ao seu final. A tradição manda iniciar nas imediações do Hospital da Baleia em Belo Horizonte e encerrar na Praça do Mineiro em Nova Lima. Porém fica a critério do caminhante escolher o ponto a iniciar a caminhada; seja no Cemitério da Saudade ou no Hospital da Baleia; ou ainda o ponto a encerrar a caminhada; que pode ser ao início do asfalto ou outro ponto qualquer em Nova Lima. Se excluir os trechos de asfalto, bem como eventual passagem pela Mata da Baleia; a Travessia BH a Nova Lima possui aproximadamente 10 km, predominando trilhas; porém com algumas curtas ligações por estradinhas.
Há água pelo trajeto, mas somente no trecho após o Pico Belo Horizonte, na descida para Nova Lima. Porém recomendamos sempre purificá-la; ou mesmo evitar ingestão, em especial aquela do primeiro ponto após a descida do Pico Belo Horizonte (Rala Bunda), bem próxima à estradinha. Ocorre que parte da região foi área de mineração até alguns anos atrás. Exceção seria a água do riacho já na parte final da travessia, quando há um encontro de afluentes do Jambreiro. Há ainda uma cascatinha artificial em meio à matinha periférica do Jambreiro, já na descida para Nova Lima que permite um refresco rápido.
Dado aos aclives, declives e trilhas sujas por grande parte da rota, esta Travessia torna-se excelente opção de treinamento para outras aventuras mais longas.
Importante:
Há uma opção estendida para esta Travessia. É a variante com passagem pela Mata da Baleia, com início nas imediações do Cemitério da Saudade e interceptando esta Rota Tradicional poucos metros acima do Hospital da Baleia - Caixa d'água da Copasa. Esta variante aumenta o trajeto em torno de 3 km.
► Se possível procure realizar a Travessia abastecido com água; ou então use purificador. Para os casos de emergência, caso chegar ao Morro das Antenas e estiver sem água procure o Posto da Polícia Militar no lado oposto das antenas. Porém não faça dessa possibilidade um costume.
► O desvio da mineradora apresentado neste relato/rota é interessante porque evita alguma eventual indisposição com os guardas da mineradora aos pés do Morro das Antenas, fato que temos tido notícias ultimamente.
► Esta travessia predomina trilhas, porém há trechos curtos com estradinhas. As trilhas estão sujas com vegetação beira trilha; por isso ao realizá-la utilize calças compridas e camisas com mangas longas.
► Após a descida do Pico Belo Horizonte ao adentrar na capoeira há uma cavidade de enxurrada junto à trilha que pode confundir. Foi o que aconteceu conosco. Porém, retornamos ao ponto em que a trilha deixa a cavidade e sai pela direita; marcando a saída correta.
► Carta Topográfica IBGE: Belo Horizonte
Leia no Blog Chico Trekking o relato dessa pernada, pois isto pode ajudá-lo a compreender o tracklog.
Link abaixo
Waypoints
Ponto aproximado da chegada da Mata da Baleia vindo do leste
Chegada da Mata da Baleia vindo do leste
Rego d'água ao lado da trilha
Rego ao lado da Trilha
Hospital da Baleia
Hospital da Baleia
Riacho H2O
Riacho H2O
Estradinha após atalho de fuga da mineradora
Estradinha após atalho de fuga da mineradora
Bifurcação - Siga reto
Bifurca$$o - Siga reto
Trecho amplo entre capoeira
Trecho amplo entre capoeira
Praça do Mineiro - Ônibus na rua à esquerda
Pra$a do Mineiro - FIM - $nibus BH na esquina
ATENCAO: Entre à direita para trilha correta
ATENCAO: Entre a direita para trilha correta
Direita Descendo - Atalho fuga da Mineradora
Direita Descendo - Atalho fuga da Mineradora
H2O
H2O
H2O
H2O
Seguir pela Esquerda
Seguir pela Esquerda
H2O - Fim descida Rala Bunda - Estradinha poucos metros ao lado - Tomá-la à direita
H2O - Fim descida Rala Bunda - Estradinha poucos metros ao lado - Tomá-la à direita
Linha de Alta Tensão
Linha Alta Tens$o
Polícia Militar
Pol$cia Militar
Subida forte para Morro das Antenas - Presença de filitos
Subida forte para Morro das Antenas - Presença de filitos
Início da Trilha logo após Hospital da Baleia
Início da Trilha logo após Hospital da Baleia
Cemiterio da Saudade
Cemiterio da Saudade
Início asfalto em Nova Lima
Início asfalto em Nova Lima
Cruzar Estradinha - seguir reto pela trilha do outro lado
Cruzar Estradinha - seguir reto pela trilha do outro lado
Rota saída para contorno Mata da Baleia
Rota saída para contorno Mata da Baleia
Comments (53)
You can add a comment or review this trail
Olá, rrsfc!
Recebi sua mensagem por eu estar compartilhado nesse Track! sobre a sua pergunta, se queres fazer toda a travessia de Bike, não será possível por passar dentro de mata fechada e lugares bem difíceis de transpor com Bike, mas nada impossível de querer fazer.
Durante a travessia há pequenos trechos que dá pra fazer de Bike, mas só pequenos trechos, impossibilitando completar toda ela.
Faça essa travessia a pé para conhecer o percurso, caso goste muito muita aventura, experimente ir de Bike.
Abs!
Ei rrsfc,
Tudo bem contigo?
Como o Robson escreveu, essa pequena travessia tem alguns pontos mais complicados, como a descida e subida do atalho; o ataque final ao Morro das Antenas e outros próximos à Cascatinha que podem dificultar o uso de bike. Porém, na região é comum várias rotas com antigas estradinhas e/ou trilhas mais abertas em que podem oferecer boas aventuras.
Seja de bike ou à pé, recomendo conhecer a região.
Grande abraço, obrigado pela visita!
Oi Chico, só alegria?
Qual é a bandeirinha da cascatinha? Riacho, H2O ou rego d'água ao lado da trilha?
Abração! Saudade d'ocê!
Ei Raquel,
Bom te ver por aqui; saudades também.
A 'Bandeirinha' da Cascatinha é: Cascatinha ehehe... Está bem antes dos waypoints citados por você. Verifique no km 8,2 ok? Lá está a cascatinha!
Abração pra Ti, tudo de bom e belo em 2017!!!
kkkkkkkkk O zoom que eu dei aparecia apenas uma bandeirinha dizendo H2O...as que eu citei estão por volta do km 10,5. Valeu Chico! Foi com essa travessia que eu iniciei minha vida de caminhante em 1986. Bons tempos viu!
Belas caminhadas em 2017 pra você! A gente se vê por aí! Abração!!!
Fala Raquel,
Tem razão, essa rota foi a primeira de muita gente. Qdo me mudei pra BH também fiz, uns 20 anos atrás eheheh... Hj tá bem diferente com aquela mineradora; mas não perdeu seu charme: a vista é sensacional. Abraços pra vc, nos vemos nas trilhas.
I have followed this trail View more
Information
Easy to follow
Scenery
Moderate
Log bastante informativo e acurado. A descrição e a postagem completa no blog ajudaram muito. Ficar atento apenas na parte do desvio da Mineradora, por volta do km 3. Nessa parte a trilha mais batida é a que passa pelo terreno da mineradora. Outra parte que é bom ficar atento é após o Pico de Belo Horizonte, no inicio da descida para Nova Lima onde os muitos trilhos de motocross e também a estrada para a Cava da Mina podem causar confusão. Nessa parte é importante ficar atento para não perder o ponto de entrada.
Excelentes observações Igor!
Muito grato pelo feedback e por enriquecer as informações!
Abraços
Olá, gostaria de saber sobre a segurança do local, sempre ouço falar que a região mais próxima ao hospital da baleia costuma ser perigosa, tem risco de assaltos, isso procede?
Danilo,
A subida pela Baleia é mais segura que aquela vinda mais à leste. Não tenho tido notícias de algum problema recente por ali. Se desejar, nesse próximo sábado, dia 16 estarei ali nessa rota. Se quiser se juntar envie um e-mail para chicotrekking@gmail.com. Fico no aguardo, abs
Estava querendo ir esse sábado mesmo, obrigado
Essa cascatinha é onde vcs podem se banhar e onde dá pra tomar água? https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/bh-a-nova-lima-desviando-da-mineradora-12802406#wp-12802407/photo-7880949
Sim, esse é um dos pontos de água perene na rota. Mas nesse período de seca se reduz muito. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/bh-a-nova-lima-desviando-da-mineradora-12802406#wp-12802407/photo-7880949
De todo modo já ajuda, pelo menos já sei onde encher minha garrafinha, vlw! https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/bh-a-nova-lima-desviando-da-mineradora-12802406#wp-12802407/photo-7880949
Isto mesmo!
Nessa época da seca é bom começar com uns 2 litros d'água. No meio reabastece nesse ponto e no mesmo curso, logo mais à frente! https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/bh-a-nova-lima-desviando-da-mineradora-12802406#wp-12802407/photo-7880949
Fui lá hoje só até uma parte da trilha pra conhecer e voltei, achei o lugar até um pouco perigoso por conta da altitude, tem lugares que a trilha tem bastante pedras soltas e logo ao lado dela um penhasco grande, qualquer desequilíbrio ali pode ser bem perigoso, imagino que deva ter outros pontos perigosos tbm (fui só um pequeno trecho, até um pouco antes do pico das torres)! Mas a vista é sim maravilhosa!!
Bacana Danilo,
Estivemos por lá tb, por pouco não nos encontramos. Começamos às 7h30 e encerramos às 14h00. Se tivesse nos contatado como sugeri acima certamente poderíamos tê-lo auxiliado em algo. Esses pontos que se referiu requerem atenção e é isto que nos mantém na trilha. Praticar trekking requer atenção constante aonde pisa, aonde se coloca a mão; aonde se senta para descansar etc... À medida que vamos praticando adquirimos maior confiança. Portanto, continue a caminhar, é uma atividade prazerosa! Precisando de algo estamos aí... Abraços
Ah sim, por pouco mesmo, hehe!! Estava reparando que sua trilha vcs não seguiram o caminho mais conhecido no início. Um pouco pra cima da caixa d'água vcs parecem ter pego um caminho alternativo à direita (numa bifurcação) ao invés de seguir a esquerda num caminho mais íngreme onde os outros trilheiros parecem usar mais! Vcs fizeram isso pra passar longe da mineradora? Esse desvio tem alguma outra vantagem? Sai lá em cima no pico BH do mesmo jeito? Eu já tenho alguma vivência nisso de tempos que passava fazendo no interior, aqui em BH foi a primeira vez, é mto bom sim!! Abs
Ei Danilo,
Esse desvio é justamente para fugir da mineradora; que atualmente está em plena atividade e com funda cava; evitando também possíveis indisposições. Esta é a vantagem. E após beirar Mangabeiras levará ao Pico BH.
Fiz essa trilha em Julho de 2017 em um domingo passando pelo hospital e sinceramente, não havia reparado em um portao no caminho, no complexo do hospital. Ontem fizemos essa trilha e nos deparamos com esse portão fechado e nisso, passamos pela esquerda numa abertura rente à ele e ao cercado. Ficamos com receio em pedir a chave ao vigia e o mesmo não permitir nossa entrada, correndo o risco de voltarmos para trás.
Havia esse portão a ultima vez que vcs fizeram? Tenho receio em dar problema, caso necessitamos em fazer essa caminhada novamente, porque passar pela mata acho perigoso...
Olá! Tive nesta trilha hoje, sozinho, com chuva e neblina, muito top, me diverti muito. Requer cuidado no atalho para o pico belo horizonte em 2 trechos, perigo real... Mas com calma e foco a recompensa vale a pena. Caso vcs combinem com a galera umas trilhas me interesso. Valeu.
Errata: requer cuidado no desvio da mineradora.
I have followed this trail verified View more
Information
Easy to follow
Scenery
Moderate
Realizada em 17/02/2018.
Físico: a subida do Pico BH é íngreme mas não se assuste. É curta.
Navegação: A trilha possui muitos cruzamentos e diversos não são bem definidos. É bom ficar de olho no GPS. (o primeiro é o "atalho para não passar pelo portão da Vale" - fica fora de vista no sentido da trilha)
Visual: um visual bem diversificado com cidade, mina, lago e montanhas!
Estado: Não pegamos trilha fechada em nenhum trecho. Alguns pontos com
erosão e após o Pico BH a trilha fica bem degradada por conta da utilização do pessoal de motocross.
Tracklog muito bem detalhado como sempre.
Valeu Chico!
O Dino,
Obrigado pelo feedback.
Essa trilha vem mudando muito nos últimos anos... Imagina você que anos atrás passávamos por onde hoje é aquela cava aos pés do Pico BH; e nos trechos adiante motos não circulavam... Fiquei desapontado a última vez que passei, a trilha tá toda destruída!
Um abraço, em breve tmj!
Essa parte da trilha degradada é na parte já mais próxima de Nova Lima? Pelas fotos e algumas outras descrições que já li achei que o trecho naquela região era de mata fechada. E qdo fui até o Pico BH vi alguns motoqueiros sim pelo caminho, infelizmente é uma atividade que causa danos muitas vezes irreparáveis à região.
Ei Danilo,
A parte que era mais preservada e atualmente também degradou-se é o trecho da linha de alta tensão até a quedinha e trecho a seguir, até interceptar a variante. Quando passei a última vez já haviam valas e perda de vegetação, inclusive arbustiva.
Chico, pra início de conversa, meus parabéns pelo mapa, ficou muito top! Quero participar de alguma com você, tenho certeza de que vou aprender muito na sua cia. Outra coisa, fui lá sozinho, debaixo de chuva no dia 4 de fevereiro também, não sei como não encontrei com o amigo Vladimir aí... Hehehe! Se bem que do lado do marco lá no pico BH vi uma espécie de guarda chuva azul jogado no chão, quem sabe não era dele? Kkkkkkk Meu caro Chico, vou te mandar um email pra fazer parte da tropa aí, ok? Abraço!
Outra coisa importante de citar, que esqueci. Graças a sua trilha no app, fiz meu primeiro trekking, ou hiking, como queiram. Gratidão.
I have followed this trail verified View more
Information
Easy to follow
Scenery
Easy
Excelente!
Olá amigos, como voltar de nova lima? tem ônibus?
Ei Gustavo, tudo bem?
"Volta: Linha metropolitana 3832 ou 3831 (Nova Lima a BH), embarcando no ponto próximo à Praça do Mineiro e desembarcando no centro de BH."
Trecho retirado do relato em nosso Blog: http://www.chicotrekking.com.br/2016/04/bh-nova-lima-charmosa-travessia-nos.html
Obrigado pela visita e comentário. Precisando de algo mais é só escrever.
Abraços
Ei Honorato,
Não sei se por bug do Wikiloc mas somente agora recebi alerta e visualizei o seu comentário!
Que bom que deu tudo certo; espero que você tenha feito vários outros trekking desde este último!
Precisando de algo estamos aí.
Abraços, obrigado pelo feedback
Amigo! Boa tarde! Ano passado fui seguir sua trilha! Porém ao inverso! Começamos em Nova Lima para sair no mangabeiras. Na parte que você chamou de “decida rala bunda” fomos atacados por vespas!! Não tem um caminho alternativo para aquele?
Putz... vespas?? Que perigo!!!
Sim! Eu dei sorte, tomei só uma picada! Porém meu amigo tomou umas 5!
Olá Lucas,
Realmente vespas podem ser um grande problema! Ainda bem que foi um pequeno ataque!
No ponto, a opção é fazer um contorno mais longo pela direita (vindo de Nova Lima, continua pela estrada, numa curva/declive suaves. Adiante observará à sua esquerda uma trilha discreta, que em aclive o levará até uma estradinha já bem próximo à Base sul do Pico BH). Na dúvida, consulte o mapa e faça um desenho pra lhe auxiliar, caso volte a percorrer o trecho.
Muito obrigado pelo comentário, bons ventos e boa sorte nos próximos, sem vespas! Abraços
I have followed this trail View more
Information
Easy to follow
Scenery
Moderate
Caminhada bem tranquila, programa pra quem não quer ficar à toa na cidade rs.
Sobre água, agora no período de estiagem, somente na Cascatinha e naquele afluente do Jambreiro já no fim do trajeto. Diante das condições da região, recomendo levar água o suficiente para o dia inteiro.
Alguns pontos realmente estão bem detonados pelas motos, dou destaque para a descida que precede a chegada ao afluente do Jambreiro, que cruzamos pela última vez. Parece um tobogã, o que dificulta a caminhada.
Ótima atualização Hélio. Obrigado pela avaliação. Abraços
Primeira trilha que fiz aos 8 anos de idade ....
Que bom Guilherme... E como foi? Poderia nos contar?
Retornou outras vezes?
Se positivo, quais mudanças você notou na rota?
Abraços, obrigado pelo comentário
Última vez que fui . Já tinha passado trator aí na subida do pico BH.
Ao lado das torres ainda não tinha essa contenções.
Passava pela estrada perto da lagoa.
Da mina ainda estava bem rasa a água .
Tenho muitas fotos aí da região. Depois envio pra vc
Agradecido pela gentileza Guilherme, aguardo.
Abraços
Alguma informaçao nova sobre a trilha nesse periodo de isolamento ?estou explorando o site e gostei dessa opçao gostaria de compartilhar com meus amigos , a pergunta é porque estive dia 16/08 fomos para a trilha da cachoeira da Jangada e fomo impedidos pelos guardas da Vale
I have followed this trail View more
Information
Easy to follow
Scenery
Difficult
Trilha percorrida em Novembro de 2020.
I have followed this trail View more
Information
Easy to follow
Scenery
Difficult
Fiz a trilha no dia 13 de fevereiro de 2021. Não sei quando foi a última pessoa a fazer ela. Mas encontrei trechos de 100 metros com mato e arbustos do altura do peito. Só continuei pq tava com o GPS e fui seguindo. Outros locais, a trilha era visível no solo mas muito mato, galho cruzando a trilha durante muito tempo. Foi um varamato que só. Mas foi excelente!
Ja fiz alguns trajetos comuns com essa trilha antes e em alguns trecho mais proximos a saida de nova lima são bastante fechados de vegetação. Pretendo faze lá novamente, apesar de tudo.
É tranquilo fazer essa trilha sozinho? Qual meio de transporte vocês utilizaram em Nova Lima para retornar a BH? Estou querendo ir no dia 30/12!22.
Obrigado
Olá, boas dicas!
Eu já fiz essa trilha mais de 10 vezes, mas, já faz uns 25 anos desde a última vez que subi o pico de BH.
Como esta o caminho com relação a segurança?
Ola pessoal ! Estou pensando em fazer essa trilha , alguém foi la recentemente ? Como esta o local ?
Junior,
Aguardei pra ver se alguém q tenha ido lá recentemente pudesse comentar.
Como não aconteceu, lhe informo q sim, e segue possível realização. Há algumas modificaçoes no estado da trilha, atualmente muito desgastada pelo uso de motocross, mas isto não impede fazê-la.
Um abraço