Photo ofBeselga de Cima: Ribeira de Beselga, Gruta, Trilho Vale Santo, Trilho Resistência, Baloiço do Talegre, Trilho SuperFresco Photo ofBeselga de Cima: Ribeira de Beselga, Gruta, Trilho Vale Santo, Trilho Resistência, Baloiço do Talegre, Trilho SuperFresco Photo ofBeselga de Cima: Ribeira de Beselga, Gruta, Trilho Vale Santo, Trilho Resistência, Baloiço do Talegre, Trilho SuperFresco

June 19, 2021
June 2021

near Fungalvaz, Santarém (Portugal)

O trilho inicia-se em Beselga de Cima, na Estrada da Azulada.
No início da Estrada da Azulada à esquerda, existe uma ponte que é uma folha de metal no chão. Ao atravessar essa ponte consegue-se seguir o trilho nas margens da Ribeira de Beselga, que a travessa em algumas pontes de madeira.

No Inverno a Ribeira tem água e forma uma bonita cascata, designada por Azulada. Quando não chove a Ribeira fica seca, mas no entanto o Trilho é bastante verde e fresco por entre a floresta, com muitos musgos e heras.

Passa-se por uma ponte de madeira já degradada, com a Ribeira do lado esquerdo e uma parede de pedra bem alta do lado direito.

Junto a uma ponte antiga de pedra, que atravessa uma estrada, o trilho muda e começa a subir encontrando o Trilho da Fórnea numa gruta. O trilho passa por dentro da gruta. Continuando a subir pelo monte passa-se uma escada de madeira que ajuda a subir os grandes blocos de pedra ali existentes.

No fim da subida o trilho segue por carreiro estreito de uma pessoa, passando pelo Trilho do Vale Santo.

A indicação dos Trilhos aparece como placa pregada na árvore.

Mais à frente atinge-se o Trilho da Resistência, com vegetação mais aberta. Nesta zona consegue-se avistar ao longe no alto do monte vizinho, o baloiço do Talegre.
Seguindo pelo estradão de terra até atingir o sopé do monte que é preciso subir para atingir o seu ponto mais alto, onde se encontra um marco geodésico e o baloiço do Talegre. Do baloiço tem-se uma panorâmica de 360 graus.
O trilho de acesso ao baloiço é designado por Trilho Tranquilo.

Do baloiço regressa-se pelo mesmo trilho até ao estradão junto à placa de indicação do Trilho da Resistência.

O Trilho segue por zonas com menos arbustos e mais quentes, passando por uns cactos tipo jardim e muros de pedra, até atingir o Trilho do SuperFresco já no regresso à Ribeira de Beselga.

O Trilho é circular, regressa ao inicio da Estrada da Azulada.

Não iniciei o GPS no início do Trilho por isso é preciso acrescentar mais 4Km.