Beselga de Cima

December 23, 2019
December 2019

near Ponte, Santarém (Portugal)

Local: Beselga de Cima (Concelho de Tomar)
Nível de dificuldade: Moderado
Extensão: 19km
Tipo de percurso: Circular e não sinalizado
Inicio/Fim do percurso: Aldeia Beselga de Cima

Melhor altura para ir: Qualquer altura do ano, mas ter atenção em alturas de chuva, o trilho tem travessias pelo rio e nas alturas das monções pode calhar com água (é uma zona muito calcária, para o rio ter água é necessário chover dias seguidos)

Este é um daqueles trilhos que vale muito a pena fazer, já não é a primeira vez que venho a esta zona, já tinha vindo inícios deste ano mas não estava com água e fiz uma parte igual do trilho mas depois segui para os lados dos Moinhos da Pena.

Começando pela aldeia de Beselga de cima seguimos então para o primeiro ponto de interesse a Cascata da Azulada (atenção só em épocas de muita chuva é que tem água) depois continuamos pelo trilho da cascata sempre junto à ribeira da Beselga até chegar ao cruzamento com o trilho da fórnea e ai subimos por esse trilho (em época de chuva é mais fácil subir esse trilho que a descer devido ao barro que é escorregadio e as pedras que vamos apanhando pelo caminho) nesse mesmo trilho tem uma parte muito gira do qual vamos atravessar por uma "gruta".

No fim desse trilho vamos então virar para a esquerda aproveitando uma parte do caminho Nascente (percurso que liga a cidade de Tomar ao Santuário de Fátima) e por outros trilhos tais como o do Vale Santo e o da Resistência. Depois vamos começar a descer até chegarmos ao canhão cársico e apreciar esta linda formação cársica. Seguimos o caminho de volta pelo trilho do superfresco.

Maior parte dos trilhos que indiquei, principalmente o da cascata, superfresco etc são trilhos com uma vegetação lindíssima e cheios de musgo do qual nos faz apaixonar de imediato.
Este percurso foi feito com a Green Trekker para o reconhecimento da zona e devemos também referenciar a equipa de BTT Superfresco que tem feito manutenção de muitos destes trilhos e é graças a eles que temos estes caminhos lindos.

• Evelyne Paap Jan 1, 2022

The start of this trail is going through private property. The owner says you can walk through their land but please show respect for the property and it's beautiful nature. It's ok to go by foot. Don't pass with bikes or motorcycles. Pedestrians are kindly requested to leave the place the way they found it.