Activity

Barragem Queimadela PR11 Percurso das pedrinhas

Download

Trail photos

Photo ofBarragem Queimadela PR11 Percurso das pedrinhas Photo ofBarragem Queimadela PR11 Percurso das pedrinhas Photo ofBarragem Queimadela PR11 Percurso das pedrinhas

Author

Trail stats

Distance
4.27 mi
Elevation gain
659 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
659 ft
Max elevation
1,674 ft
TrailRank 
32
Min elevation
1,264 ft
Trail type
Loop
Moving time
one hour 33 minutes
Time
2 hours one minute
Coordinates
1188
Uploaded
February 19, 2022
Recorded
February 2022
Be the first to clap
Share

near Sinfães, Braga (Portugal)

Viewed 135 times, downloaded 8 times

Trail photos

Photo ofBarragem Queimadela PR11 Percurso das pedrinhas Photo ofBarragem Queimadela PR11 Percurso das pedrinhas Photo ofBarragem Queimadela PR11 Percurso das pedrinhas

Itinerary description

Percurso ideal para abrir o apetite e ir almoçar ao restaurante do Pontido.
Trajecto muito bonito, começando por contornar parte da albufeira de Queimadela, seguindo por caminhos de mata e rurais. Chegados à Igreja de Queimadela, começa o regresso inicialmente num pequeno trajecto a ser feito numa estrada de pedra muito ingreme, no final da qual costuma estar um burro muito simpático, com duas ovelhas como companheiras, sempre à espera de qualquer coisa para comer, um miminho na cabeça como alternativa.
Volta-se a subir um pouco, e passa-se à frente de uma casa onde há diversos cães , devidamente resguardados, onde pontifica um serra da estrela resmungão. Segue-se por caminho agora junto ao curso de águas que nasce no alto de Morgair, o rio Vizela, até chegarmos à estrada, junto a uma ponte. Vira-se à direita e segue-se na berma da estrada até se encontrar à esquerda a rua de Pontido, na qual devemos seguir por alguns metros, estando depois atentos a uma viragem à direita - ver a cruz de proibição num poste de electricidade- que vai ter ao lugar de Repulo. Neste pequeno aglomerado de casas rurais, com a sua eira e espigueiros da comunidade, pareceu-nos que apenas uma casa estava habitada. Passamos por uma velhinha com uma tez muito branca e os olhos avermelhados, que ia em direcção a um carrinho de mão cheio de erva cortada de fresco para os animais.
Tomamos de seguida o caminho em direcção a Pontido, local onde as casas abandonadas foram recuperadas para turismo rural, com um restaurante que tem fama de boa comida. O local é paradisíaco, com o ruído constante das quedas de água. Interessante a manutenção de um Pisão- local que aproveitava a força da água para movimentar um " martelo" que batia nos tecidos de lã para provocar a feltragem . A feltragem consiste em, com a ajuda do batimento e da utilização de água quente, transformar tecidos abertos em tecidos mais estreitos mas mais compactos, como o agora muito na moda Borel-. De seguida, acompanhamos o rio até este descarregar na albufeira de Queimadela. Aqui chegados, podemos contornar a albufeira tanto pelo lado direito, pelos novos passadiços de madeira, como pelo lado esquerdo. Por este último, em lugar de seguir pelos passadiços, sugiro que sigam pela levada seca paralela e contígua, e que alimentava o moinho que se encontra mais à frente. No Outono é muito agradável pontapear as folhas que ali se acumulam. Por fim chegamos ao parque de merendas e diversões da albufeira, bem como ao final do percurso.

Comments

    You can or this trail