Barraca Jovim

13 minutes
June 9, 2021
June 2021

near Barraca, Porto (Portugal)

Barraca - Jovim
Barraca – Jovim, Gondomar

O trilho é circular e é de fácil realização, pois tem poucos declives, com um perímetro de cerca de 1000 metros, sendo, por isso, destinado a toda a comunidade educativa, desde os de mais tenra idade aos mais idosos.
Poderá ser realizado em passo lento, para aqueles com mobilidade mais reduzida ou de forma mais rápida, para os mais ágeis, ou mesmo em corrida, caso pretendam gastar mais calorias
Ao longo do trilho existem 6 estações, com interesse cultural, ou social, ou ainda florestal. Cada estação corresponderá a um desafio, o qual deverá ser respondido, por quem por lá passa.
O trilho inicia-se no portão principal da Escola Básica de Jovim e Foz do Sousa - Gondomar. Seguindo a Rua do Pinheiro, encontra à sua esquerda a capela do Pinheiro (estação 1), edifício em ruínas. No 1º cruzamento de várias ruas (conte o nº de sinais de trânsito aí visíveis (5)- estação 2), siga pela rua da Portela e tente avistar à sua esquerda, logo na primeira clareira, o monte mais elevado do S. Cosme Gondomar: o Monte Crasto (estação 3). Mais à frente, na mesma rua, à sua esquerda, encontra uma quinta com uma vegetação muito diversificada, desde sobreiros, castanheiros e carvalhos (estação 4). No fim da rua da Portela, tente identificar a Sigla e data de um pequeno edifício - posto de eletricidade (estação 5). Virando na Rua D. Miguel, em direção a sul, encontra à sua direita o pavilhão gimnodesportivo da escola Básica de Jovim e Gondomar. Logo no primeiro portão desse pavilhão e do lado de dentro da parede direita tente identificar um Código de orientação (composto por 4 letras a preto) - estação 6).
Seguindo pela rua D. Miguel, vire para a rua Senhora das Dores, a primeira à direita e o fim do trilho é a entrada da Escola Básica de Jovim e Foz do Sousa.