Baião: em volta do rio Ovil (entre Chavães e Aldeia)

Photo ofBaião: em volta do rio Ovil (entre Chavães e Aldeia) Photo ofBaião: em volta do rio Ovil (entre Chavães e Aldeia) Photo ofBaião: em volta do rio Ovil (entre Chavães e Aldeia)

January 9, 2024
January 2024

near Chavãis, Porto (Portugal)

1. No concelho de Baião, entre as serras da Aboboreira e do Castelo, a natureza brinda-nos com um vale deslumbrante – o vale do rio Ovil.
A grande biodiversidade, os imponentes bosques de carvalhos e castanheiros dos quais se destaca o carvalhal da Reixela, as águas puras e cristalinas do rio Ovil e dos ribeiros que o alimentam, as aldeias típicas (Loivos do Monte, Boscras, Aldeia, Queimada, São João de Ovil, Chavães, Outoreca, Campêlo, Santa Leocádia, Ancêde e Ribadouro, entre outras), inseridas em perfeita harmonia nas encostas do vale, fazem da bacia do rio Ovil um local de eleição para a generalidade dos amantes da natureza.
2. Revisitar a parte superior deste belíssimo vale (entre /Outoreca/Chavães e Loivos/Aldeia) foi o motivo que nos levou a desenhar e a realizar o presente percurso, paisagístico, circular e não marcado.
3. Descrição
Por razões logísticas, começamos e terminamos em Chavães. De Chavães, seguimos por caminho rural até São João de Ovil. Daqui, subimos até ao estradão que, a meia encosta, divide a serra das Aboboreira em duas partes com características distintas: a parte mais elevada coberta por vegetação rasteira (giestas, urzes e carquejas) e a parte mais baixa onde os povoados e os campos agrícolas alternam com frondosos bosques de carvalhos e castanheiros. Seguimos por este lindo e panorâmico estradão até à aldeia de Queimada (cerca de 5 km), local escolhido para passarmos da margem direita para a margem esquerda do rio Ovil. A transição de Queimada (mais precisamente da capela de São Tiago) para as proximidades da aldeia de Aldeia foi feita por um trilho nem sempre bem definido, mas com 3 pontões sobre outros tantos ribeiros a facilitar a passagem (ribeiros que dão origem ao rio Ovil). Ultrapassada com relativa facilidade a dificuldade prevista de transição de margem, entramos no fabuloso carvalhal da Reixela que se estende, com poucas clareiras, até à aldeia de Matos. O trilho que atravessa o carvalhal é simplesmente mágico/idílico – do melhor que já calcorreamos. De Matos, dirigimo-nos, por trilho (talvez o mais desinteressante do percurso – 1,5 km), à aldeia de Outoreca. À entrada de Outoreca, duas opções: seguir em frente até à zona de Lazer de Medim por caminho já conhecido (https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/baiao-bacia-superior-do-rio-ovil-carvalhal-da-reixela-e-pico-do-castelo-122354612) ou virar à esquerda seguindo um caminho/trilho aberto entre carvalhais e lameiros até ao rio Ovil. O desconhecido atrai-nos. Por isso, a opção foi quase consensual. Viramos à esquerda e descemos deliciados por entre carvalhos e lameiros até … até às proximidades do rio. Aqui, um estábulo, uma cancela a impedir o gado de sair e entrar livremente nos lameiros, um rio a transbordar e, sorte a nossa, uma simpática senhora que nos abriu a cancela e nos aconselhou um pequeno desvio para passarmos o rio num pontão de madeira (robusto, mas de aspeto degradado) sem termos que nos despir da cinta para baixo. Atravessado o rio, foi só “rolar” por um lindo caminho rural ladeado por campos agrícolas até ao ponto de início do percurso em Chavães.
4. Em síntese, trata-se de um percurso, paisagístico com troços espetaculares (carvalhal da Reixela, estradão ao longo da encosta da margem direita do rio Ovil, zonas de passagem do rio Ovil). Um percurso que proporciona, diríamos, um autêntico banho de floresta. Lindo! Mesmo no inverno.

5. Alertas:
O percurso:
• Não está marcado (encontram-se, aqui e ali, algumas marcações de outro ou outros percursos, pelo que recomendamos a utilização do GPS.
• Sendo relativamente extenso, é também relativamente fácil de realizar. Os caminhos e a generalidade dos trilhos não levantam problemas acrescidos a pessoas habituadas a caminhar.
• Passa por duas propriedades privadas: i) entre P1 e P2 (uma grande e recente plantação de castanheiros com belíssimas vistas panorâmicas sobre todo o vale - por isso a atravessamos); e de P3 a P4 (lameiro de acesso ao pontão de madeira). Querendo evitá-las, as alternativas estão referenciadas por bandeirolas.
“Circulem por onde quiserem e puderem. Aqui, primeiro entra-se e só depois é que se pede autorização”. Foi-nos dito em Outoreca.
• Na aldeia de Boscras há uma tasca (a Tasca do Bozo) com petiscos e ambiente divinais. Foi onde encerramos a caminhada.

OUTROS PERCURSOS PRÓXIMOS:

P3 (Outoreca)

Cancela (lameiro)

PictographBridge Altitude 1,552 ft

P4 (Moinho/pontão de madeira)

PictographPark Altitude 1,569 ft

Parque de lazer de Medim

PictographCar park Altitude 1,982 ft

Boscras (Tasca do Bozo)

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Jan 9, 2024

Excelente, João! Fiquei mesmo curioso em percorrer este trilho, o que na primeira oportunidade farei. Obrigado pela partilha, com boa e útil descrição. Grande abraço e, assim o espero, até breve!!

João Marques Fernandes Feb 4, 2024

Confirmado! O percurso é fantástico e o carvalhal de Reixela é simplesmente bonito. Não tinha tido ainda oportunidade de percorrer o vale do rio Ovil e em boa hora o fiz. Só mais uma nota: a Tasca do Bozo é mesmo 5 *****!!! Excelente, grande abraço, João!