Activity

Azurem- Gonça - S. Torcato - Azurem

Download

Trail photos

Photo ofAzurem- Gonça - S. Torcato - Azurem Photo ofAzurem- Gonça - S. Torcato - Azurem Photo ofAzurem- Gonça - S. Torcato - Azurem

Author

Trail stats

Distance
10.38 mi
Elevation gain
1,056 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,056 ft
Max elevation
1,408 ft
TrailRank 
49 5
Min elevation
584 ft
Trail type
Loop
Moving time
3 hours 29 minutes
Time
4 hours 15 minutes
Coordinates
2931
Uploaded
May 16, 2024
Recorded
May 2024
  • Rating

  •   5 1 review
Share

near Azurém, Braga (Portugal)

Viewed 280 times, downloaded 4 times

Trail photos

Photo ofAzurem- Gonça - S. Torcato - Azurem Photo ofAzurem- Gonça - S. Torcato - Azurem Photo ofAzurem- Gonça - S. Torcato - Azurem

Itinerary description

o Santuário de São Torcato.
No centro da localidade, ergue-se um imponente templo de granito, que se impõe pela sua solenidade e grandeza.
A Basílica de São Torcato, foi construída a partir de um projeto desenhado em 1868 pelo arquiteto alemão Bohnfledt, ao qual, posteriormente, procedeu-se a algumas alterações, por parte do arquiteto português, Marques da Silva.

Inaugurada em 1946, sem estar concluída, é uma obra de arte invulgar com uma técnica de construção em granito, de grande rigor e perfeição. Este facto, criou região, uma vasta tradição na arte da cantaria.
Por executar ficaram a Capela-mor, as capelas laterais e a cúpula do Transepto.
Em 1982 retomaram-se os trabalhos, com as primeiras pedras trabalhadas pela Escola de Cantaria.
Posteriormente concluiu-se a Capela-mor e o Zimbório, de acordo com o projeto inicial de pedra lavrada.

Características da Basílica

É uma construção de notável recorte artístico, que impressiona pela delicadeza e perfeição do ornato, esculpido em granito fino, de cor cinzenta, originário das pedreiras da região.
A Basílica localiza-se sobre um patamar de cota superior ao terreiro circundante, por onde se sobe por uma escadaria ampla, de muros brancos e parapeitos de pedra, com bicas de água ao centro e em tanques laterais.
O templo apresenta uma estética híbrida, em simbiose de estilos, de inspiração gótica, românica e renascentista ou clássica.
A fachada apresenta duas esbeltas torres que crescem em agulha e um pórtico de estilo indefinido.
O interior, em forma de cruz latina, de braços alongados, é de uma só nave, coberta por uma abóboda ligeiramente abatida.
A frontaria do templo apresenta-se nua, a contrastar com os ornatos interiores dos capitéis e colunas coríntias, em que assentam o teto da nave, zimbório e abóbada de fecho.
As torres, de talhe esbelto, erguem-se dos dois lados do corpo central do Santuário, apresentando a fachada, na parte superior, um estreito varandim em arcaria, ao qual se tem acesso pelas escadas da torre.
A esta, sobrepõe-se um nicho, com a estátua de São Torcato, encimada com uma cruz.

Apenas uma das torres é sineira, a esquerda, encontrando-se o interior despido, o interior da torre lateral direita.
O carrilhão da Basílica de São Torcato compreende 14 notas musicais, uma tonalidade musical de características ímpares e tradições próprias, tendo moldado gerações de sineiros ao longo de mais de um século.
Os sinos foram fundidos e instalados em 1877, pela empresa Manuel da Silva e filhos, de Lisboa.

Do alto da torre vislumbra-se uma vasta região, em especial todo o Vale de São Torcato e parte de Guimarães, especialmente a encosta da Penha.

Waypoints

PictographWaterfall Altitude 581 ft
Photo ofChute d'eau

Chute d'eau

PictographMonument Altitude 581 ft
Photo ofMonument

Monument

PictographReligious site Altitude 794 ft
Photo ofSite religieux

Site religieux

PictographWaypoint Altitude 863 ft
Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographReligious site Altitude 837 ft
Photo ofS. Pedro de Gominhães

S. Pedro de Gominhães

S. Pedro Fins de Gominhães, freguesia do concelho e comarca de Guimarães, distrito e diocese de Braga. Dista 6 km da sede do concelho. É uma freguesia tipicamente rural situada no outro extremo do concelho, mais propriamente no noroeste concelhio, na área rural de S. Torcato. As suas origens são anteriores ao séc. XV. O seu orago é São Pedro Fins. Esta documentação esteve na posse da igreja paroquial até à criação do Registo Civil, em 20 Abril 1911, data em que as igrejas são obrigadas a entregar os livros de registo paroquial (baptismos, casamentos e óbitos) nas Conservatórias do Registo Civil. Em 27 de Junho de 1931, segundo o decreto nº 19.952 de criação do Arquivo Municipal de Guimarães, toda a documentação das conservatórias passa para a custódia desse Arquivo. A primeira incorporação da Conservatória do Registo Civil de Guimarães efectuou-se no ano de 1962. Em 1964, por determinação da Inspecção Superior das Bibliotecas e Arquivos (ofício circular n.º P 50/1 – 874, de 23 de Julho de 1964) foram transferidos os livros paroquiais que estavam na posse da Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Braga. A partir desta data efectuaram-se sucessivas incorporações da Conservatória do Registo Civil de Guimarães. Em relação aos instrumentos de descrição estiveram em uso os verbetes antigos e, a partir de 1989, começou a utilizar-se o Inventário do Fundo Paroquial, que foi sofrendo sucessivas alterações, mantendo-se, ainda, em uso. Em 1994 foi publicado o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, no âmbito do Património Cultural Móvel.

PictographReligious site Altitude 801 ft
Photo ofIgreja de Gominhães

Igreja de Gominhães

PictographTree Altitude 1,319 ft
Photo ofArbre

Arbre

PictographMonument Altitude 1,306 ft
Photo ofPedra do Acordo

Pedra do Acordo

Considerado como o mais importante legado histórico dos nossos antepassados, a Pedra do Acordo representa as principais tradições e costumes dos antigos habitantes de Gonça. Segundo os testemunhos orais dos mais antigos, que foram passando sucessivamente de pais para filhos, a Pedra do Acordo era uma importante instituição de sabedoria popular, uma espécie de tribunal popular cujos anciães eram chamados a resolver todo o tipo de conflito ou desavenças entre os habitantes. Reunidos em redor da Pedra do Acordo, os anciães da comunidade aplicavam as penas consideradas mais justas e mais adequadas à resolução amigável das principais questões, geralmente relacionadas com a prática da agricultura. Pedra do Acordo Pedra do Acordo Uma outra versão, menos conhecida e menos provável, reclama que a Pedra do Acordo serviria para a recuperação das pessoas "desacordadas". Colocada á porta da Igreja, a Pedra do Acordo serviria para amparar algumas pessoas que se achavam mal, daí a Pedra do Acordo com o significado toponímico relacionado ao verbo acordar. Recuperada recentemente, com um enorme esforço demonstrado pela preservação do nosso património histórico, a Pedra do Acordo encontra-se depositada no edifício da Sede da Junta de Freguesia.

PictographReligious site Altitude 1,302 ft
Photo ofSite religieux

Site religieux

PictographProvisioning Altitude 1,296 ft
Photo ofApprovisionnement

Approvisionnement

PictographWaypoint Altitude 1,161 ft
Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographReligious site Altitude 807 ft
Photo ofSantuário de São Torcato

Santuário de São Torcato

PictographBridge Altitude 607 ft
Photo ofPonte Romana de S. Lourenço

Ponte Romana de S. Lourenço

Comments  (1)

  • Photo of @Ribeiro
    @Ribeiro Aug 6, 2024

     

    👍👍👍👍👍

You can or this trail