Azeitão - Portinho da Arrábida via alto do Formosinho

Photo ofAzeitão - Portinho da Arrábida via alto do Formosinho Photo ofAzeitão - Portinho da Arrábida via alto do Formosinho Photo ofAzeitão - Portinho da Arrábida via alto do Formosinho

Very difficult
February 5, 2020
February 2020

near Portinho da Arrábida, Distrito de Setúbal (Portugal)

Este percurso é dos mais difíceis e perigosos que fiz até à data. Para situar os possíveis interessados na experiência, vão subir quase a pique e descer quase na mesma proporção, a minha subida ao alto do Formosinho é pela vertente mais difícil e inclinada e uma vez iniciada a subida depois da última rampa de cascalho, eu não recomendo a ninguém voltar para trás pois o piso é solto e quase toda a subida e um passo em falso pode ter consequências graves.
Acho importante introduzir a minha rota desta maneira, para que estejam devidamente mentalizados para os cerca de 200mts de subida dura que têm pela frente até ao marco geodésico.( Existe uma alternativa mais acessivel à minha subida que começa na última rampa em cascalho, o trilho está à direita, eu nunca o fiz mas pelo que li é a rota mais fácil).

Recomendo também, mesmo de verão que levem vestuário protector e calçado adequado, pois a vegetação são arbustos quase que cobre os trilhos, e em muitas das zonas estamos completamente emersos nela, e não tenham pressa, recomendo cerca 6h para completar a volta, pois são poucas as zonas onde se caminha relaxadamente.

Só mais uma nota, existem muitos trilhos que se fazem de laterna ou com pouca luz, este certamente que não é um deles e onde facilmente nos podemos perder e onde fazemos a rota quase toda sem nos cruzarmos com uma única pessoa que seja, por isso muito cuidado, e desde que estejam preparados é uma bela experiência.

• Photo of Djisas
    Djisas Sep 26, 2021

Cortei caminho mais ao menos a meio e ainda assim a dificuldade é muito elevada, mas o desafio, vale a pena...