Augusto de Lima: Cachoeira dos Borges

32 minutes
September 30, 2020
September 2020

near Fábrica Santa Bárbara, Minas Gerais (Brazil)

Trajeto desde a estrada de terra até a cachoeira dos Borges.

COMO CHEGAR:
A Cachoeira dos Borges fica bem próximo ao povoado de Teixeira, no município de Augusto de Lima. O acesso é feito pela estrada de terra que liga Teixeira ao arraial de Curimataí. Desde Augusto de Lima são 32km, sendo que os últimos 7km são por estradas de terra.

Saindo de Augusto de Lima, pegue a BR-135 sentido Montes Claros. Após 15km pela rodovia, atente-se para o trevo de acesso ao vilarejo de Santa Bárbara, à direita. Siga na rodovia de ligação à Santa Barbara por mais 10km e entre à esquerda na estrada de terra que leva ao povoado de Teixeira. Após a passagem pelo povoado há uma baixada, onde há uma ponte de concreto na estrada de terra, a marcação tem início algumas dezenas de metros após a ponte, à direita.

Para mais informações, utilize a ferramenta "Driving directions to start point", disponível na versão web do Wikiloc.

A TRILHA:
A partir da estrada de terra que liga Teixeira a Curimataí, a caminhada tem início percorrendo uma estradinha em condições precárias. A estradinha avança pelo cerrado até o ponto que se transforma em uma trilha bem consolidada. A trilha segue margeando um morrote e, após contorná-lo, é preciso deixar o caminho mais consolidado para tomar um outro mais sujo, que segue descendo margeando a mata.

A trilha no interior da mata possui várias opções, a maior parte das alternativas chegam ao mesmo destino, no entanto há alguma bifurcações que levam a outros pontos. A trilha está suja em alguns pontos, com árvores, troncos e galhos caídos, mas que não impedem o avanço. Mais a frente, já próximo da cachoeira, há uma bifurcação onde é preciso tomar a esquerda. A trilha sobe mais um pouco e começa a descer em direção à cachoeira dos Borges.

A cachoeira não é nada mais que uma corredeira e a água desemboca num grande poço de águas escuras, ladeado pelos paredões da Serra de Minas e pelos capões de mata que acompanham o córrego Borges.

OBSERVAÇÕES:
- Trilha de baixa dificuldade técnica, no entanto o trecho dentro da matinha está bem sujo, com árvores, troncos e galhos caídos, exigindo pequenos desvios e alguma limpeza. Se souber manejar, aconselho o uso de facão para ir limpando a trilha. Devido à curta distância e ao fato da trilha possuir um relevo suave em quase toda sua totalidade, a visita é aconselhável a qualquer tipo de pessoa;

- A cachoeira não está inserida em nenhuma unidade de conservação, sendo o acesso feito por propriedade particular. NÃO FAÇA FOGUEIRAS. NÃO DEIXE LIXO NO LOCAL. Contribua para que o acesso à cachoeira continue permitido.

- Não há qualquer tipo de infraestrutura ao longo da trilha, tampouco há água perene de qualidade no trajeto, à exceção do Córrego Borges. Leve água e lanche.

- Não há sinal de telefone no local.

- Boa parte da trilha é sombreada, principalmente o trecho final, no interior da matinha.

- Se for possível, entre com o veículo pela estradinha onde se inicia a marcação desse tracklog, para não deixá-lo na beira da estradinha, que é um pouco estreita.

Teixeira (Augusto de Lima)

Direita - trilha na mata

Esquerda

Cachoeira dos Borges

Acesso cachoeira

• Photo of MarceloMoaz
    MarceloMoaz Nov 11, 2020

subindo o rio tem mais três cachoeiras!!

• Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Nov 11, 2020

opa, bão saber! cheguei a ir um pouco pra cima da queda, até onde o rio faz uma curva. não parecia ter nada nas redondezas daí voltei. mas sei que tem uma trilha que sobe a serra por ali, talvez uma boa opção de ida ou retorno dessa exploração