ATLAS INVERNAL: IMLIL - REFUGE DU TOUBKAL LES MOUFLONS

Photo ofATLAS INVERNAL: IMLIL - REFUGE DU TOUBKAL LES MOUFLONS Photo ofATLAS INVERNAL: IMLIL - REFUGE DU TOUBKAL LES MOUFLONS Photo ofATLAS INVERNAL: IMLIL - REFUGE DU TOUBKAL LES MOUFLONS

March 1, 2019
February 2019

near Imelil, Marrakesh-Safi (Morocco)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

IMLIL - REFUGE DU TOUBKAL LES MOUFLONS
A cordilheira do Atlas é uma cadeia de montanhas no noroeste da África que se estende por 2 400 km através de Marrocos, Argélia e Tunísia. A montanha mais alta é o Jbel Toubkal, com 4 167 m, localizado no sul de Marrocos. As montanhas do Atlas separam as terras costeiras do mar Mediterrâneo e do oceano Atlântico do deserto do Saara.

O Alto Atlas é uma subcordilheira que forma parte do Atlas marroquino. Conta com as maiores altitudes de todo o Norte de África, com a máxima cota no monte Jbel Toubkal (4167m). O propósito desta expedição foi conhecer parte desta cordilheira e fazer a ascensão a quatro cumes acima dos quatro mil, não só ao seu cume mais emblemático o Toubkal (4167m), mas também ao Timzguida (4089m), Ras Ouanoukrim (4083m) e Akioud (4030m).

DESCRIÇÃO DA TRILHA
Primeiro dia da Expedição Invernal Alto Atlas. Trekking de aproximação que nos leva de Imlil até ao Refúgio do Toubkal Les Mouflons, campo base desta expedição, onde ficamos quatro dias para fazer a ascensão a quatro cumes acima dos quatro mil.

Começamos a nossa aventura nas montanhas de Marrocos, no coração do Atlas, especificamente na aldeia de Imlil, localizada a cerca de 1740 metros acima do nível do mar. O acesso ao refugio é feito por um caminho que é impossível perder-se, primeiro porque é muito claro e segundo porque é um percurso muito frequentado, além de passar por pequenas aldeias e muitos lugares onde se pode abastecer e recuperar as forças.

É uma subida íngreme, ao longo de todo o caminho e sem grandes declives. Deve-se ter especial atenção à passagem das mulas carregadas, tanto as que sobem como as que descem, porque não se afastam do caminho, temos de ser nós a dar passagem e algumas delas são bem rápidas. Nós optamos por não recorrer às mulas para o transporte das mochilas, por isso carregamos cerca de 10 a 12 quilos até ao refugio.

Em Village Armad existe atualmente um Posto de Policia, apesar de não o desejarmos, fomos “obrigados” a contratar um guia local para continuar o percurso. Afirmam que desde janeiro de 2019 só podem fazer atividades no Parque Nacional do Toubkal quem estiver acompanhado por um guia local. Não queríamos guia, apesar da muita insistência da nossa parte mantinha-se o impasse, não nos deixavam passar, por isso, acabamos por contratar um guia local…

Desde Village Armad seguimos o nosso guia Abdo Bazdi que nos foi dando algumas informações ao longo do percurso. Depois de percorrer cerca de 11 quilómetros, com 1539 metros de acumulado positivo e olhando para trás é possível ver o impressionante vale entre imponentes montanhas, onde o Refugio do Toubkal Les Mouflons está localizado a cerca de 3205 metros de altitude. Este é um refugio de condições básicas para a alta montanha e deve seu nome a um tipo de mouflon que foi introduzido no Atlas.

FICHA TÉCNICA
Dia: 22 de fevereiro 2019
Percurso: Imlil – Village Aroumd – Side Chamharouch – Dedemart – Refuge du Toubkal Les Mouflons
Distancia: 11,4 km
Acumulado negativo: 138m

TODAS AS TRILHAS DA EXPEDIÇÃO INVERNAL ALTO ATLAS
IMLIL - REFUGE DU TOUBKAL LES MOUFLONS
TIMZGUIDA (4089M) E RAS OUANOUKRIM (4083M)
JBEL TOUBKAL (4167m) POR VIA NORMAL
JBEL TOUBKAL (4167m) CIRCULAR POR IKHIBI NORTE
AKIOUD (4030m) POR VIA NORMAL
REFUGE DU TOUBKAL LES MOUFLONS - IMLIL

Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.