Atins - Santo Amaro do Maranhão

4 days 4 hours 29 minutes
August 22, 2018
August 2018

near Atins, Maranhão (Brazil)

Atins - Santo Amaro. Descobrindo o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, aprendendo a mexer no wikiloc e conhecendo os locais. Foi se secional.

Dia 1
Chegamos 12h ao aeroporto de São Luís e no local achamos uma van que nos levaria a Barreirinhas. Carros também fazem esse transfer se estiverem agendados. Pagamos r$ 70 nessa van que parou mais duas vezes rapidamente pegando moradores pra levar pra região e seguimos a Barreirinhas. Aproximadamente 3:30 de viagem. Vale ressaltar que ficamos numa pousada simples mas com preço justo, limpa e com cama boa. Pousada do Jatobá. No booking tem.

Dia 2
Saímos de Barreirinhas de barco rumo a Canto do Atins, às 11h. O ideal é sair mais cedo. Os barcos saem 8:30 do pequeno porto. As agências cobram 80 mas diretamente a gente negociou 60 por pessoa até Atins. Demos sorte ao pegar o último. Fomos de passeio pelo Rio Preguiça, com uma rápida parada pra ver os macacos, depois passamos pelo pequeno povoado de Mandacaru onde tem o Farol Preguiça. Atravessamos pro outro lado do rio onde almoçamos na praia do Caburé.
E finalizamos o passeio de Barco em Atins onde iniciamos nossa primeira parte do trekking. Foram 7,1 Km até o restaurante//redário do Sr. Antônio em Canto do Atins onde passamos o restante da tarde e dormimos.

Dia 3
Acordamos as 2 da manhã, arrumamos as mochila, tomamos café e saímos às 3:05 rumo a Baixa a Grande. Lá ficamos na Dona Odete, mas talvez se fosse hoje gostaríamos de ter tentado outra moradora, menos pelas acomodações que foram boas e mais pela comida e limpeza do local. R$ 35 a dormida em redes e r$ 35 a alimentação. Sem dúvida esse foi o dia mais desafiador pra gente. Primeiro por que era a maior distância, segundo por que tudo era novidade, o terreno, a caminhada noturna sem trilha marcada e, até o uso desse aplicativo. Vale aqui um adendo. Nos baseamos em alguma trilhas já feitas que baixei anteriormente, mas como sempre é dito por todos, as dunas se movem. Segundo adendo, somos fotógrafos. E gostamos de parar mais que a maioria dos caminhantes. Obviamente que isso também ocasiona em andar mais e, achamos isso um prazer. Mas pode ter gente que não se identifica. Terceiro e último adendo eu não dei stop quando cheguei nos destinos por insegurança mesmo, hoje no último dia vejo que foi besteira, mas no começo não me pareceu. Portanto é possível ver um emaranhado de trilhas próximas aos nosso pontos chaves.

Dia 4
Baixa Grande a Queimada dos Britos. Saímos de Baixa Grande as 6:05 e chegamos em Queimada as 12:05. Paramos pra fotografar e pra tomar banho na lagoa do Piador. A maior lagoa desse trajeto. Muitos grupos estão o tempo todo no horizonte durante esse trajeto. Se perder parece improvável. Em Queimada comemos o melhor almoço da trilha feito pela Dona Joana. Por lá pernoitamos.

Dia

PictographPhoto Altitude -7 ft
Photo ofChegada a casa do Sr. Antônio as 16h. Aqui o “pouso” custa r$ 35. Photo ofChegada a casa do Sr. Antônio as 16h. Aqui o “pouso” custa r$ 35.

Chegada a casa do Sr. Antônio as 16h. Aqui o “pouso” custa r$ 35.

PictographLake Altitude 49 ft
Photo ofVargem. Lugar interessante pra ver que não tem só dunas nos Lençóis. Photo ofVargem. Lugar interessante pra ver que não tem só dunas nos Lençóis. Photo ofVargem. Lugar interessante pra ver que não tem só dunas nos Lençóis.

Vargem. Lugar interessante pra ver que não tem só dunas nos Lençóis.

PictographPhoto Altitude -30 ft

PictographPhoto Altitude -16 ft

Saímos de Baixa Grande as 7:07 da manhã rumo a Queimada dos Britos. Depois de uma boa noite de sono.

Morrão das Queimadas

• Photo of Valéria Carvalho
    Valéria Carvalho May 21, 2021

Boa tarde!
    Vc fez em 5 dias?
    Vi que na descrição não coube por conta dos caracteres.