Assureira - Geres

5 hours one minute
November 16, 2013
November 2013

near Assureira, Braga (Portugal)

Gerês - Assureira - Pedra Bela - Teixeira - Arado - Pedra Bela - Gerês

• Photo of FranciscoJFC
    FranciscoJFC Nov 23, 2013

O percurso que fizemos tem por base o trilho gravado pelo grupo de aventura “100 atalhos” com a designação Parque Nacional Peneda-Gerês (Pedra Bela - Teixeira - Arado - Pedra Bela) .
    Como os 11 Km nos pareciam pouco para rentabilizar a deslocação, decidimos estacionar nas Caldas do Gerês, rumar à Assureira ( daí a nossa designação de “Assureira-Gerês” ) pela estrada N308 ( cerca de 1,5 Km ) e começar o percurso subindo até à Pedra Bela ( cerca de 3,3 Km com 500 m de desnível ) partindo do ponto 41º42’59,42’’ N 8º09’53,42 O . Este percurso foi feito em grande parte em trilho, parte em corta mato de fácil execução, embora este último á posteriori nos parecesse evitável . Esta parte do percurso até ao cruzamento da Pedra Bela não ficou registada no GPS , mas serviu bem para aquecer …

A partir do cruzamento que fica a 0,5 KM da Pedra Bela, começamos então a seguir o trilho gravado , relativamente ao qual só podemos dizer que é espetacular, tanto no que respeita à paisagem, como à variedade de pisos nos quais circulamos . Bufa-se um bocado a subir, tem-se algum cuidado ao descer, e passam-se algumas horas agradáveis a fazer o exercício mais natural que existe para o corpo humano .

Chegados ao fim do trilho, tínhamos que regressar ao carro, Como já só havia 1 h de luz, decidimos não inventar e descer pela estrada ( 7 Km ) . Mas a determinada altura surge-nos do lado esquerdo a indicação de um percurso marcado, que parecia ir mais direto às Caldas , o que se veio a confirmar . Arriscamos e encurtamos com esta opção cerca de 3 Km, embora este percurso tenha sido feito devagar , pois era bastante inclinado em determinados pontos, e tinha areia que ameaçava escorregadelas .Nesta altura as dobradiças começaram a pedir tréguas …
    Chegados às Caldas , entramos numa lojinha para beber um cafezito, comprar o pão e o presunto lá do sítio ( isto sim , tudo registado no GPS ) , e regressar a casa com o corpo e a alma satisfeitos . O pior vai ser amanhã, quando nos pusermos a pé do sofá … lá vamos precisar daqueles intermináveis segundos para arrancarmos do “encadeiramento” . Mas não são os atletas de alta competição que precisam de 48 h para se recomporem ? …