Activity

ASCENSÃO AO PIQUINHO (#1CUME 2351M) - MONTANHA DO PICO (PICO ISLAND)

Download

Trail photos

Photo ofASCENSÃO AO PIQUINHO (#1CUME 2351M) - MONTANHA DO PICO (PICO ISLAND) Photo ofASCENSÃO AO PIQUINHO (#1CUME 2351M) - MONTANHA DO PICO (PICO ISLAND) Photo ofASCENSÃO AO PIQUINHO (#1CUME 2351M) - MONTANHA DO PICO (PICO ISLAND)

Author

Trail stats

Distance
4.97 mi
Elevation gain
3,599 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
3,599 ft
Max elevation
7,640 ft
TrailRank 
87 5
Min elevation
4,004 ft
Trail type
Loop
Time
6 hours 43 minutes
Coordinates
3964
Uploaded
June 2, 2022
Recorded
May 2022
  • Rating

  •   5 3 Reviews

near Prainha do Galeão, Açores (Portugal)

Viewed 1538 times, downloaded 130 times

Trail photos

Photo ofASCENSÃO AO PIQUINHO (#1CUME 2351M) - MONTANHA DO PICO (PICO ISLAND) Photo ofASCENSÃO AO PIQUINHO (#1CUME 2351M) - MONTANHA DO PICO (PICO ISLAND) Photo ofASCENSÃO AO PIQUINHO (#1CUME 2351M) - MONTANHA DO PICO (PICO ISLAND)

Itinerary description

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure





ASCENSÃO AO PIQUINHO - MONTANHA DO PICO (IDA E VOLTA)

A Montanha do Pico está localizada na Ilha do Pico sendo o ponto mais alto de Portugal e o terceiro maior do Atlântico, com 2351 metros de altitude. O vulcão do Pico impõe-se na ilha com os seus 2351 metros de altura, sendo sem dúvida, a principal atração do Pico e também um dos lugares mais interessantes do arquipélago. Declarado reserva natural em 1972, este impressionante vulcão, com o seu cume sempre coberto de neve no inverno, possui declives iguais e íngremes cobertos por florestas fechadas até 1500 metros. Do final das florestas e até aos 2000 metros, os arbustos dominam e, em seguida, a lava preta sem vegetação segue até ao topo. Esta colossal montanha termina numa cratera de cerca de 700 metros de perímetro e profundidade de apenas 30 metros, coroada na sua encosta noroeste por um cone vulcânico de 70 metros de altura chamado Piquinho com fumarolas na sua base que confirmam que o vulcão ainda está ativo.

O seu trilho consiste na subida até ao Piquinho (Pico Pequeno ou Topo da Montanha), com início e fim na Casa da Montanha, a cerca de 1200 m de altitude. Tem cerca de 3,8kms e um desnível de 1150m. A subida à Montanha do Pico, culminando no Piquinho não é muito difícil, com boas condições físicas e alguma perseverança pode ser recompensada pelas vistas magníficas que podem ser desfrutadas do Atlântico e das ilhas vizinhas... se tivermos sorte de subir quando não houver nuvens!


Montanha do Pico

Inicialmente, deverá ter como ponto de paragem obrigatória a Casa da Montanha. É neste local que irá obter todas as informações e o apoio necessário para a subida, além do registo exigido pelo Regulamento de Acesso à Reserva Natural da Montanha do Pico. No final da descida também é obrigatório passar na Casa da Montanha para informar do término do seu percurso.

Ser-lhe-á entregue um equipamento de rastreio (GPS), que deve ser devolvido no final da atividade na Casa da Montanha ou, fora dos períodos de funcionamento desta, no quartel dos Bombeiros Voluntários da Madalena, sito na Rua do Colégio (ER1-2), 9950-362 Madalena (292 628 300 | bvmadalenapico@sapo.pt). A não devolução ou danificação do GPS constitui obrigação de indemnização pelo prejuízo causado, pelos respetivos utilizadores, até ao valor do equipamento. No momento da disponibilização deste equipamento poderá optar pelo pagamento de uma taxa de exclusão de responsabilidade em caso de danificação.

As subidas à Furna Abrigo, Cratera e Piquinho, assim como a pernoita na Cratera, estão sujeitas ao pagamento obrigatório de uma taxa, pode consultar preços, disponibilidade e efetuar reserva em https://montanhapico.azores.gov.pt/Subida/

Ao longo da subida o terreno é variado (terra, rocha, gravilha e lama). Embora haja vegetação rasteira na Montanha, esta nunca se encontra no percurso, pelo que sempre que estiver a pisar vegetação, é porque já não se encontra no trilho. Deve tentar fazer o percurso inverso até encontrar o trilho novamente. Ao longo do percurso existem 47 marcos em madeira. O último marco está localizado dentro da cratera e indica o trilho para o Piquinho. As condições climatéricas na Montanha são extremas e alteram-se muito rapidamente. A temperatura é, regra geral, 10ºC mais baixa no topo do que ao nível do mar. No caso de ser um dia muito quente não encontrará qualquer sombra durante todo o dia. Do equipamento geral e básico devem constar camisolas e casaco, impermeável, botas ou sapatilhas de caminhada/ montanha, pelo menos 1,5L de água e comida energética.

A ascensão à Montanha do Pico não é técnica mas é fisicamente exigente, não há troços planos, é sempre com declives acentuados para cima e depois para baixo. O tempo aproximado, tanto para subir quanto para descer, é de 3 a 4 horas, já que o percurso possui, em média, 7500 metros.


Ascensão ao Piquinho


DESCRTIÇÃO DO TRILHO

Iniciamos a atividade no Parking da Montanha do Pico, onde estacionamos o carro. Seguimos para a Casa da Montanha (1200m) onde fizemos o registo exigido pelo Regulamento de Acesso à Reserva Natural da Montanha do Pico e recebemos todas as informações e o apoio necessário para a subida. Aqui, foi entregue um equipamento de rastreio (GPS), que deve ser devolvido no final da atividade na Casa da Montanha onde também é obrigatório informar do término do seu percurso.

Iniciamos a ascensão subindo um lance de escada que nos leva à trilha PR4PIC que está marcada com postes numerados de 1 a 47 e que percorre a encosta oeste do vulcão Pico. Entre os postes 1 e 2 da Montanha do Pico as marcas são muito espaçadas e o declive é pouco acentuado. O caminho bem definido leva-nos ao Algar da Furna Abrigo, próximo do poste número 2.


Algar da Furna Abrigo

Agora, e até ao poste 16 (1762m), a subida começa a ficar mais acentuada, embora os postes estejam mais próximos, antevê-se o que virá mais para o final. No poste 6, vira-se à esquerda, seguimos agora para leste e ao chegar ao poste 16 encontramos uma Grande Mariola.

A partir daqui, poste 16 (1762m) e até ao 37 (2176m) é quando custa mais subir a Montanha do Pico devido ao acentuado declive, por vezes é necessário usar as mãos para auxiliar na progressão. No poste 35 (2163m) encontramos uma bifurcação, optamos por seguir pelo lado esquerdo, deixando a outra opção para a descida.

Desde aqui, poste 37, e até ao poste 46, o terreno é menos incluindo e a progressão mais fácil. Este poste 46 marca a entrada na Cratera da Montanha do Pico. É aqui que, se se optar por pernoitar, se deve montar a tenda.

Atravessamos a cratera e o poste 47 marca o local onde se começa a subir para o Piquinho, o ponto mais alto da Montanha do Pico. Daqui para a frente a inclinação é ainda maior e o terreno é de pedra solta. A subida final ao Piquinho, sem ser técnica exige o uso das mãos para auxiliar na subida, nomeadamente na parte final onde a progressão se faz por uma espécie de “canal” estreito que antecede o cume. Ultrapassada esta última adversidade, chegamos ao Piquinho (2351m), com o seu marco geodésico que marca o ponto mais alto de Portugal.


Panorâmica do Piquinho (2351m)

Aproveitamos o sol no cume para fazer a pausa de almoço, embora o dia não estivesse na perfeição, pois as nuvens impediam de usufruir das magnificas vistas… onde o oceano atlântico agiganta-se lá no fundo dos 2351 metros da montanha com as ilhas do grupo central dos Açores a pintalga-lo, assim avista-se logo ali a ilha do Faial, mais além, a ilha Terceira, a ilha de São Jorge e a ilha Graciosa.

O regresso foi no sentido inverso, à exceção da bifurcação já referida, agora no poste 45 descemos pela nossa esquerda até ao poste 35, onde intersetamos de novo o itinerário realizado na ascensão.


FICHA TÉCNICA
Realização: 24 maio de 2022
Percurso: Casa da Montanha - Algar da Furna Abrigo - Cratera da Montanha do Pico - Piquinho (2351m) (Regresso no sentido inverso)
Distancia: 8,0 km
Duração: 6h43min
Tempo em movimento: 2h46min
Tempo parado: 3h57min
Movimento médio: 2,88km/h
Acumulado positivo: 1133m
Acumulado negativo: 1133m







Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 4,003 ft
Photo ofPARKING Photo ofPARKING Photo ofPARKING

PARKING

PictographWaypoint Altitude 4,045 ft
Photo ofCASA DA MONTANHA Photo ofCASA DA MONTANHA Photo ofCASA DA MONTANHA

CASA DA MONTANHA

PictographWaypoint Altitude 4,573 ft
Photo ofALGAR DA FURNA ABRIGO Photo ofALGAR DA FURNA ABRIGO Photo ofALGAR DA FURNA ABRIGO

ALGAR DA FURNA ABRIGO

PictographWaypoint Altitude 5,549 ft
Photo ofGRANDE MARIOLA Photo ofGRANDE MARIOLA Photo ofGRANDE MARIOLA

GRANDE MARIOLA

PictographWaypoint Altitude 7,365 ft
Photo ofPANORÂMICA DO PIQUINHO Photo ofPANORÂMICA DO PIQUINHO Photo ofPANORÂMICA DO PIQUINHO

PANORÂMICA DO PIQUINHO

PictographWaypoint Altitude 7,344 ft
Photo ofCRATERA DA MONTANHA DO PICO Photo ofCRATERA DA MONTANHA DO PICO Photo ofCRATERA DA MONTANHA DO PICO

CRATERA DA MONTANHA DO PICO

PictographWaypoint Altitude 7,713 ft
Photo ofPIQUINHO (2351M) Photo ofPIQUINHO (2351M) Photo ofPIQUINHO (2351M)

PIQUINHO (2351M)

Comments  (5)

  • Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Jun 6, 2022

    Obrigado pela partilha. Vai ficar nos meus favoritos!

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Jun 6, 2022

    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

  • Fernanda Pacheco 1 Aug 24, 2022

    I have followed this trail  View more

    A subida à Montanha do Pico, culminando no Piquinho não é muito difícil, com boas condições físicas e alguma perseverança pode ser recompensada pelas vistas magníficas que podem ser desfrutadas do Atlântico e das ilhas vizinhas... se tivermos sorte de subir quando não houver nuvens!

  • Photo of TGer
    TGer Jan 5, 2023

    I have followed this trail  verified  View more

    Great tour!

  • JCardoso66 Feb 14, 2024

    Obrigado pela informação. Vamos até à ilha do Pico de 27 a 31 de Maio e esperamos apanhar bom tempo na subida ao Piquinho.

You can or this trail