Ascensão ao Monte Roraima/RR - Marcelo

Photo ofAscensão ao Monte Roraima/RR - Marcelo Photo ofAscensão ao Monte Roraima/RR - Marcelo Photo ofAscensão ao Monte Roraima/RR - Marcelo

5 days 14 minutes
October 3, 2022
September 2022

near Chirimatá, Estado Bolívar (Bolivarian Republic of Venezuela)

Tirei férias de 10 dias então resolvi conhecer umas das montanhas mais famosas do Brasil: o Monte Roraima.

Subir esta montanha era um sonho antigo. Tinha tentado por 2x e não consegui (por questões politicas [fecharam a fronteira] e financeiras [bateram na traseira do meu carro]). Apenas nesta terceira tentativa que consegui.
Com a pandemia, ou melhor, após ela, os valores para subir o Monte Roraima subiram bastante! A ideia era fazer em 7 ou 8 dias, mas vi que daria para conhecer todos os pontos que eu queria em apenas 6 dias. Sairia muito mais barato, porém um pouco mais corrido. Tem que dar a sorte de o tempo ajudar também. Resolvi arriscar e deu tudo certo.
Então, se não faz questão de conhecer a Proa (que é bom ter corda para chegar nela) e o Lago Gladys (que é poluído), e não se importar de andar ~20km em um dia, da para fazer tudo em 6 dias.

Link do Vídeo:

Algumas coisas que deve saber antes de ir:
* Se fala rorÁÁÁÁÁima, e não rorãinma. Rsrs.
* Fuso horário é uma hora a menos em relação ao horário de brasília.
* Boa Vista e o Monte Roraima ficam acima da linha do Equador. Nesta linha, estão localizados os maiores desertos do mundo (Saara, Uyuni, Atacama, etc.), ou seja, é BEM quente e venta muito pouco. A noite em Boa Vista não é fria, apenas no Monte que é (mas nada abaixo de zero).
* O acesso natural e mais fácil para se chegar ao topo da montanha é indo pela Venezuela.
* Embora não tenham nos solicitado em momento algum, é bom ter o certificado internacional da vacina contra a febre amarela e do COVID.
* Só carimbam o passaporte se for para lugares mais distantes na Venezuela. Uma pena. Não recebi carimbo, mesmo levando o passaporte.
* Leve bastante protetor solar, chapéu, um bom repelente de mosquito e uma pomada para aliviar a coceira das picadas de mosquito.
* Leve uma capa de chuva/poncho porque, independente da época que for, você vai pegar chuva. Nem que seja um pouco... e você vai curtir!
* É obrigatório a contratação de um guia local. Como também envolve carros 4x4 para poder chegar até a portaria do parque, é bom contratar uma agência especializada. As Venezuelanas são mais baratas que as Brasileiras.
* A alimentação fornecida pelas agências venezuelanas é ótima e farta. Água não será um problema. Nem precisa purificar com clorin ou algo do tipo.

==x==

O cronograma da aventura de subir o Monte Roraima em 6 dias foi:

Dia 01 - 21/09/22 - RJ x RR.
Saída do Rio de Janeiro pegando um avião até Brasília e depois outro avião até a cidade de Boa Vista. Peguei um Uber até o Hostel Roraima. Recomendo usar o app "Indrive" em vez do "Uber". Uber tem poucas opções e sai mais caro. Fiquei no Hostel Roraima

Dia 02 e 03 - 22 e 23/09/22 - Passeio por Boa Vista.
Dia de passeio na capital! Conheci o portal do milênio, complexo Ayrton Senna, Selvinha Amazônica, a UFRR, o bar da familia boa vista, a orla tauman, o mirante da Edleusa, o monumento aos pioneiros, o monumento aos garimpeiros, a catedral e o marco cívico.

Dia 04 - 24/09/22 - Monte Roraima - Boa Vista (BR) x Paraitepuy (VE).
Ponto de encontro no aeroporto as 4 da manhã, onde pegamos uma van até a fronteira, em Pacaraima. Uma viagem em estrada asfaltada, mas terrivelmente ruim. Já na fronteira, encontramos o 4x4 da empresa "Roraima Destiny", que nos levou até o centro de Santa Helena de Uiarém para os preparativos iniciais. Estrada boa. De lá, pegamos a estrada de chão (bem ruinzinha e só com 4x4) até a aldeia indígena Paraitepuy. Após as orientações iniciais e um lanche bem reforçado, começamos a andar até o acampamento Rio Tek.

Dia 05 - 25/09/22 - Monte Roraima - Acampamento Rio Tek x Acampamento Base.
Neste dia tem que atravessar 2 rios. A dica é usar apenas meias como calçado. Isso mesmo, só meias nos pés! Nem sapatilhas aquáticas são tão eficientes quanto. Isso porque as pedras nos rios são MUITO escorregadias. Usando apenas meias, não escorrega absolutamente nada. É uma ótima dica dada pelos guias.

Dia 06 - 26/09/22 - Monte Roraima - Acampamento Base x Acampamento no Hotel Principal.
Dia de chegar no topo do Monte Roraima! Passamos pela escultura natural da America Latina esculpida na parede, uma pequena cachoeira, o primeiro contato com o monte, el mirador, o passo das lágrimas, e finalmente o topo. Acampamos no "Hotel Principal". Se o tempo estivesse aberto, ainda daria para ir no La ventana e na Jacazzi. Como não estava muito aberto, fomos só no cume do Maverick, que é o ponto mais alto do Monte Roraima e depois descansamos.

Dia 07 - 27/09/22 - Monte Roraima - Conhecendo o tepui Roraima.
Neste dia o grupo teve 2 opções: ficar descansando por ali e aproveitar a Jacuzzi e o mirante La Ventana; ou passar 8h andando indo até o mirante Abismo, Valle dos Cristais, Tríplice Fronteira e El Fosso só com mochilinha de ataque. Só eu que escolhi essa opção de andar por 8h. Resto do grupo preferiu ficar por ali curtindo.

Dia 08 - 28/09/22 - Monte Roraima - Atrativos iniciais do Roraima e a Descida.
Neste dia começaria a nossa descida. Como andamos bem no dia anterior, o guia Elio e eu resolvemos ir até o mirante La Ventana e a Jacuzzy. O restante do pessoal resolveu ver o nascer do sol no cume do Maverick. Depois disso, começamos a nossa descida até o acampamento Rio Ték. Pro nosso grupo, foi o dia mais cansativo de todos.

Dia 09 - 29/09/22 - Monte Roraima - O caminho final.
Dia de despedida do monte. Saímos do acampamento Rio Tek e voltamos até o ponto de controle. Revista rigorosa para saber se não estávamos levando nenhum cristal. De lá, fomos até San Franscisco de Yuruaní para almoçar e comprar lembrancinhas indígenas. Depois, estrada até a fronteira para nos despedimos dos guias. Em sequência, mais uma van até o centro de Boa Vista em uma estrada terrivelmente ruim. Estradas asfaltadas da Venezuela são melhores que a do Brasil.

Dia 10 - 30/09/22 - Boa Vista x Rio de Janeiro
Dia de ficar um pouco mais de bobeira em Boa Vista e depois voltar pra casa.

Mais informações e dicas:

Vista clássica do monte

24/set/2022 16:09:06

24/set/2022 17:17:06

24/set/2022 17:46:42 - ótimo pra tomar banho. Não é gelado.

PictographCampsite Altitude 3,622 ft
Photo ofAcampamento Rio Ték - Fim do 1 dia e local de pernoite no penúltimo dia Photo ofAcampamento Rio Ték - Fim do 1 dia e local de pernoite no penúltimo dia Photo ofAcampamento Rio Ték - Fim do 1 dia e local de pernoite no penúltimo dia

Acampamento Rio Ték - Fim do 1 dia e local de pernoite no penúltimo dia

24/set/2022 18:13:16

Atravessar o Tio Ték

25/set/2022 08:37:35 - só de meias para não escorregar

Local do povoado Tekunô

25/set/2022 08:59:55

PictographReligious site Altitude 3,747 ft

Igreja Maria de Los Andes

25/set/2022 09:06:44 - caminho saindo da igreja e indo para a trilha, de frente para os tepui, da uma foto bem legal.

25/set/2022 09:19:12

25/set/2022 09:22:32 - só de meias para não escorregar

25/set/2022 10:01:55 - essa parte eu achei muito bonita. Da uma foto bem legal.

25/set/2022 10:26:53

25/set/2022 12:29:39

PictographFlora Altitude 5,961 ft

Flores e vegetação mudando

25/set/2022 13:54:27

25/set/2022 14:24:25 - Riacho pra banho e coleta de água (bem gelado e raso)

PictographCampsite Altitude 6,175 ft
Photo ofAcampamento base - Fim do 2 dia e local de almoço no penúltimo dia Photo ofAcampamento base - Fim do 2 dia e local de almoço no penúltimo dia Photo ofAcampamento base - Fim do 2 dia e local de almoço no penúltimo dia

Acampamento base - Fim do 2 dia e local de almoço no penúltimo dia

25/set/2022 14:38:26

26/set/2022 11:27:50

Photo ofVista para America Latina (ou Brasil) na rocha Photo ofVista para America Latina (ou Brasil) na rocha Photo ofVista para America Latina (ou Brasil) na rocha

Vista para America Latina (ou Brasil) na rocha

26/set/2022 08:44:46

26/set/2022 09:33:12

Primeiro contato com o Paredão

26/set/2022 10:04:23

Mirador (tudo nublado)

26/set/2022 10:24:54

PictographRisk Altitude 8,002 ft

26/set/2022 11:03:35 - ande com cautela por aqui.

26/set/2022 12:14:54 - Chegamos!!!!

PictographCampsite Altitude 8,783 ft

Camping no 'Hotel Principal'

26/set/2022 12:54:52

Maverick

26/set/2022 16:55:34 - (ponto mais alto do monte roraima)

PictographLake Altitude 8,819 ft

27/set/2022 07:37:45

Camelo

27/set/2022 08:02:06

27/set/2022 08:22:38

27/set/2022 08:29:56

Rocha (creio que essa parte se chame anfiteatro)

27/set/2022 08:34:12

27/set/2022 08:45:19 - fiquei de boca aberta com esse lugar

Mirante Abismo

27/set/2022 09:02:40 - fique admirado com este lugar. Realmente incrível. Vista para a Guiana.

PictographCave Altitude 8,688 ft

27/set/2022 10:03:47

Plaza de Roraima

27/set/2022 10:15:40 - esse lugar é muito show

PictographLake Altitude 8,747 ft
Photo ofLago gigante e ponto onde tomei banho Photo ofLago gigante e ponto onde tomei banho Photo ofLago gigante e ponto onde tomei banho

Lago gigante e ponto onde tomei banho

27/set/2022 10:47:31

Vale dos Cristais

27/set/2022 11:08:07

27/set/2022 11:14:19

Tríplice Fronteira

27/set/2022 11:25:17

PictographThermal waters Altitude 8,802 ft

El Fosso

27/set/2022 11:59:34 - é possível ir até lá embaixo contornando a rocha mas não me animei de ir não. Estava feliz ali. Fizemos um almoço por ali mesmo.

27/set/2022 12:25:36

28/set/2022 07:10:45

PictographLake Altitude 8,707 ft

Jacuzzi

28/set/2022 07:25:08 - a água mais gelada de todas!!!

28/set/2022 08:53:59 - estava um pouco nublado

29/set/2022 11:18:52

PictographProvisioning Altitude 2,776 ft
Photo ofAlmoço no último dia em São Francisco Photo ofAlmoço no último dia em São Francisco Photo ofAlmoço no último dia em São Francisco

Almoço no último dia em São Francisco

29/set/2022 13:53:09 - almoço e compras de lembrancinhas indigenas

• Photo of Will Galbiate
    Will Galbiate Oct 15, 2022

Show, ano que vem vou fazer essa trip

mar_celoferreira Oct 15, 2022

Faz sim will. Nao vai se arrepender. Onlugar é inesquecível. Se puder (estiver com mais tempo e grana), faça em mais de 6 dias. Assim consegue fazer os atrativos com mais calma.

• Photo of patafondo
    patafondo Feb 8, 2023

Excelente fotos

mar_celoferreira Feb 8, 2023

Hehe, obrigado. Tô aprendendo. Um dia pego jeito. Mas o cenário ajuda. Muito bonito por lá.

• Photo of Juan Gabriel Primo 1
    Juan Gabriel Primo 1 Jun 16, 2023

Caso quiser ir só até o Camp Trek e ficar em Paraitepuy, sería possível? Ou nao deixam você ir mais para além dai sem guia?

mar_celoferreira Jun 16, 2023

Oi Juan. Creio que não seria possível. Logo no início do trekking tem uma portaria e, pelo q eu sei, só entra com um guia. Ali é um parque nacional mas tb é um território indígena, logo, creio eu, q seja uma ordem dali. Não arriscaria ir até lá sem guia. Uns bons anos atrás, até poderia ir, mas depois de algumas desordens (e ate roubo dos cristais) resolveram aprimorar a fiscalização e ordens.

• Photo of Juan Gabriel Primo 1
    Juan Gabriel Primo 1 Jun 16, 2023

Obrigado pela informação. O que é bom saber é que as agencias cobram 650 dólares peña subida com todo incluso e também você pode ali mesmo pedie guia por uns 300 dólares, mas tendo vc que levar sua comida e tenda.