Arouca: Circular Trilho do Ouro Negro-Trilho do Carteiro

Photo ofArouca: Circular Trilho do  Ouro Negro-Trilho do Carteiro Photo ofArouca: Circular Trilho do  Ouro Negro-Trilho do Carteiro Photo ofArouca: Circular Trilho do  Ouro Negro-Trilho do Carteiro

14 mi
2022
June 10, 2012
June 2012

near Moldes, Aveiro (Portugal)

Início e final em Fuste.

Este trilho percorre na íntegra o PR9 Trilho do Ouro Negro e o PR6 Caminho do Carteiro, 1,5 da GR28 ( saída da aldeia de Tebilhão) e na parte final antes de chegar a Fuste, percorre 2 km do PR3 Caminhos do Sol Nascente.
Informação mais detalhada dos trilhos que mencionei, no site da Câmara Municipal de Arouca, no link "turismo"; "percursos pedestres".

Iniciamos em Fuste e percorremos o PR8 até à aldeia de Rio de Frades, nesta aldeia entramos no PR6 até à aldeia de Tebilhão. Neste troço do nosso trilho fizemos um desvio para visitar o túnel das minas de Rio de Frades, ( convém levar lanterna devido aos buracos), este desvio não pertence ao trilho e fica localizado à esquerda, a +- 400 metros da aldeia. No final do túnel aparece-nos o rio de Frades e à direita uma cascata. Aqui ainda tentamos descobrir um caminho que fizesse ligação ao nosso trilho, mas como não foi possível voltamos pelo mesmo caminho....
Na aldeia de Tebilhão entramos na GR28,apenas para percorrer 1,5 km, depois esta segue à esquerda e nós seguimos pela estrada na direcção da aldeia de Candal (sempre que foi possível abandonamos a estrada e atalhamos pelo monte em corta mato). Depois da aldeia de Candal tentamos evitar a estrada e atalhamos pelo monte acima com o objectivo de apanhar um estradão que fica localizado atrás das eólicas, mas a altura do mato fez-nos voltar à estrada.
Nos últimos 2kms do trilho, saímos do asfalto e cortamos à direita para um estradão pertencente ao PR6 que nos levou até Fuste.
É um trilho que vale a pena pois a paisagem é magnífica, apesar dos 24,3 Km!!!

Percurso realizado: Fuste- Rio de Frades - Túnel das Minas de Rio de Frades – Cabreiros –Tebilhão – Candal – Fuste