Armacão de Pêra Senhora da Rocha (circular)

Photo ofArmacão de Pêra Senhora da Rocha (circular) Photo ofArmacão de Pêra Senhora da Rocha (circular) Photo ofArmacão de Pêra Senhora da Rocha (circular)

July 14, 2017
July 2017

near Armação de Pêra, Faro (Portugal)

Sendo um percurso circular pode-se iniciar em qualquer dos locais do percurso.
Que grande surpresa este trilho ao longo das muitas praias desta zona, tal a beleza aconselho à realização deste trilho.
Como sou adepto de percursos circulares, sempre que possível faço questão de encontrar uma alternativa circular nos meus percursos, assim, optei por iniciar junto à estrada perto da CGD em Armação de Pêra, segui esta estrada até à rotunda onde apanhamos a Ciclovia do Algarve, neste local esta via faz parte da estrada, seguimos esta via em direção à Praia Senhora da Rocha, primeiro por estrada ligeiramente a subir e após chegar ao cruzamento do Intermarché de Alporcinhos viramos à esquerda, agora a via é a descer até à Senhora da Rocha.
Chegado a este local demos um volta pela capela existente em cima da falésia, após circular a capela segui em direção à praia, tornamos a subir e quando chegamos junto ao Pestana Viking optamos por virar à direita a contornar este empeedimento turístico através do trilho nas faléias que nos leva até ao cimo da praia da "Ponta da Adega Este", local fantástico mas que é preciso ter algum cuidado face ao trilho apertado e com diversas buracos e precipícios para as praias. Aqui chegados e como não é possível circular na totalidade o empreendimento derivado à arribas tivemos que voltar para trás.
Apanhamos o caminho em alcatrão para rapidamente sairmos à direita para visitar a Praia da Cova Redonda, também sem saída, foi ir visitar e voltar a esta estrada, seguíamos agora pela estrada para sair à direita em direção ao Resort Vila Vita Park, no fundo deste Resort apanhamos o trilho junto às falésias, virar à esquerda descida à fabulosa Praia dos Tremoços, com o seu acesso aberto na encosta, passagem pela Praia dos Beijinhos, sempre por trilhos no cimo das falésias com as praias e o mar ao fundo chegamos à Praia do Vale do Olival e desta até à Praia de Armação de Pêra, descemos às areias desta praia e subimos mais à frente para o paredão existente ao longo da costa, até sairmos junto à igreja local e daqui até ao inicio do percurso.
Percurso para passear em tempo de férias, é um percurso simples e fácil, mas não aconselhado a pessoas com dificuldade de mobilidade.
Derivado às muitas falésias e ao trilho apertado requer alguma concentração em certos locais, uma queda nestas falésias é sempre perigoso.
Aconselho sempre ao uso de chapéu e garrafa de água obrigatória, uma vez que este percurso tem bastante exposição solar, como de resto se compreende sendo um percurso de praia.

Vvb

Vv

• Photo of Fernando Babo
    Fernando Babo Sep 5, 2022

Paisagens muito boas,eu ja conhecia parte do trilho,mas foi uma boa ajuda para explorar melhor,tal como um túnel escavado à mão que se atravessa da praia d N.S.da Rocha para a praia Nova. Aconselho a quem tiver a possibilidade de fazer o percurso, que vai gostar. Abraço. Boas caminhadas.

• Photo of CarlosPinto
    CarlosPinto Sep 5, 2022

Obrigado pelo comentário, continuação de boas caminhadas