Armação de Pêra Ribeira Alcantarilha Lagoa dos Salgados (circular)

Photo ofArmação de Pêra Ribeira Alcantarilha Lagoa dos Salgados (circular) Photo ofArmação de Pêra Ribeira Alcantarilha Lagoa dos Salgados (circular) Photo ofArmação de Pêra Ribeira Alcantarilha Lagoa dos Salgados (circular)

July 14, 2017
July 2017

near Armação de Pêra, Faro (Portugal)

Mais uma alternativa de um percurso junto a Armação de Pêra.
Percurso circular pode-se iniciar em qualquer dos locais do percurso.
Optei por iniciar junto à estrada perto da CGD em Armação de Pêra, segui esta estrada até à rotunda da estrada de ligação à Lota e das Praias, nesta rotunda saímos à direita até à estrada que faz parte da Ciclovia do Algarve, ao chegar a esta estrada, junto ao Parque de Campismo, viramos à esquerda para rapidamente sairmos à direita por caminho em terra no meio de um grande campo agrícola onde se avistam alguns cavalos, após passar o pontão em madeira que atravessa a Ribeira de Alcantarilha viramos à direita e após andar cerca de 700 metros viramos à esquerda em direção à Lagoa dos Salgados, este caminho leva-nos ao cima da Lagoa, agora é só acompanhar esta Lagoa pelo caminho que ladeia a mesma até à Praia Grande de Pêra onde apanhamos os passadiços em madeira em direção à Praia dos Salgados, nestes passadiços existe um observatório de aves construído junto à Lagoa onde ainda se avistam diversas espécies de aves que habitam este local.
Após chegar à Praia dos Salgados e como opto sempre por fazer percursos circulares, segui sempre junto ao mar através da Praia Grande de Pêra até chegar à Fortaleza de Armação e daqui pelas ruas de Armação, onde se pode verificar alguma arte urbana nas paredes, até ao local onde iniciamos o percurso.
Percurso para passear em tempo de férias, é um percurso simples e fácil que pode ser realizado por todos, mas como existem muitos trilhos em terra nos campos agrícolas, aconselho o uso de gps, ter atenção na Praia dos Salgados ao passar as águas da Lagoa pode ter que molhar os pés.
Aconselho sempre ao uso de chapéu e garrafa de água obrigatória, uma vez que este percurso tem bastante exposição solar, como de resto se compreende sendo um percurso de praia.