Photo ofArga de Cima - Gândara - Marco Geodésico do Cabeço do Meio-dia e Ponte das Traves (entre cascatas e caminhos antigos) Photo ofArga de Cima - Gândara - Marco Geodésico do Cabeço do Meio-dia e Ponte das Traves (entre cascatas e caminhos antigos) Photo ofArga de Cima - Gândara - Marco Geodésico do Cabeço do Meio-dia e Ponte das Traves (entre cascatas e caminhos antigos)

January 21, 2023
January 2023

near Arga de Cima, Viana do Castelo (Portugal)

Arga de Cima - Gândara - Ponte das Traves

Entre cascatas e caminhos antigos da Arga De Cima.

Este trilho tem início junto à pequena capela de culto a St.º Antão, na povoação mais alta da Serra d’Arga – Arga de Cima.

Percurso muito bonito, com partes descampadas e outras áreas florestais, passando por diversos ribeiros com água muito cristalina e límpida e cascatas, moinhos e pequenas casas muito antigas todas em pedra e que me parecem abandonadas.

De salientar a lindíssima Ponte das Traves e o seu moinho.

Foram avistados cavalos selvagens, cabras e algumas zonas de apicultura com imensas colmeias.

Parte do trilho é preenchido por caminhos com muros em pedra que está coberta de musgo e que com a luz do sol dá um efeito lindíssimo.

O percurso é de dificuldade moderado, com algumas partes mais técnicas e com alguns single tracks com alguma vegetação e pedras lisas e grandes com as quais se deve ter cuidado por escorregarem muito se estiverem molhadas.

A única exceção e de dificuldade mais elevada, é uma ascensão ingrime que nos levará ao Marco Geodésico Cabeço do Meio-Dia, que ostenta 550 metros de altitude e de onde podemos apreciar uma fantástica vista panorâmica e de cortar a respiração da Serra d’Arga.

Finalizando no regresso a casa com um belo repasto no café Caçana na Montaria.