Activity

ARADO - CORGA GIESTEIRA - BORRAGEIRO -TEIXEIRA (CIRCULAR)

Download

Trail photos

Photo ofARADO - CORGA GIESTEIRA - BORRAGEIRO -TEIXEIRA (CIRCULAR) Photo ofARADO - CORGA GIESTEIRA - BORRAGEIRO -TEIXEIRA (CIRCULAR) Photo ofARADO - CORGA GIESTEIRA - BORRAGEIRO -TEIXEIRA (CIRCULAR)

Author

Trail stats

Distance
9.35 mi
Elevation gain
2,657 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
2,657 ft
Max elevation
4,712 ft
TrailRank 
49 5
Min elevation
2,344 ft
Trail type
Loop
Time
7 hours 23 minutes
Coordinates
2127
Uploaded
November 26, 2017
Recorded
May 2015
  • Rating

  •   5 1 review
Be the first to clap
2 comments
Share

near Ermida, Braga (Portugal)

Viewed 45 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofARADO - CORGA GIESTEIRA - BORRAGEIRO -TEIXEIRA (CIRCULAR) Photo ofARADO - CORGA GIESTEIRA - BORRAGEIRO -TEIXEIRA (CIRCULAR) Photo ofARADO - CORGA GIESTEIRA - BORRAGEIRO -TEIXEIRA (CIRCULAR)

Itinerary description

Publicamos um trilho não marcado efetuado em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) foi criado em 1971 e integra a Rede Nacional de Áreas Protegidas, gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). Abrange os concelhos de Arcos de Valdevez, Montalegre, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Melgaço, totalizando uma área de 70 290 ha, dos quais, 45 577 ha são terrenos baldios, isto é, pertencentes às comunidades locais dedicados principalmente à exploração pastorícia, mas também outras potencialidades económicas. O P.N.P.G. é a única área protegida nacional que possui a categoria de Parque Nacional, o nível mais elevado de classificação das áreas protegidas.

O trilho é efetuado na freguesia de Vilar da Veiga, Concelho de Terras de Bouro e desenvolve-se na área de proteção parcial tipo um, proteção parcial tipo dois e área de ambiente rural do Parque Nacional.
Trata-se de um trilho com vários pontos de interesse, mas o principal argumento são as excecionais paisagem que o trilho nos proporciona. Decorre no interior da Serra, onde para além das cabanas e alguns muros de retenção de gado e claro, das abundantes mariolas, não encontramos outros sinais de intervenção humana.
Trata-se de um trilho com grande exposição solar no qual atravessamos poucas manchas verdes. Atravessamos inúmeros linhas de água; mesmo a chegar perto do Alto do Borrageiro encontramos linhas de água. Quanto mais alta a linha de água, e em zonas escarpadas, menor a probabilidade da agua estar contaminada com excrementos de animais, mas em zonas mais baixas, com prados acima da linha de água, esta não deve ser usada para consumo.

Descrição do trilho:
O nosso trilho teve início um pouco antes da ponte do arado e progredimos pelo Estadão de terra batida que se dirige para a zona do Fafião.
Este estradão termina adiante num largo, no qual viramos a esquerda, entrando num caminho de pé posto. Do nosso lado esquerdo vemos o colo por onde iremos passar. Passamos pela Cabana da Couriscada e pouco depois chegamos a um breve planalto. À frente e à nossa direita vemos o cume da Arrocela.
Mais à frente e à nossa esquerda vemos a Corga da Giesteira e adiante aparece a Cabana da Arrocela. Continuamos a subir. Segue-se, provavelmente a paisagem mais deslumbrante do nosso trilho com o escarpado vale do Rio Conho e os imponentes penedos envolventes. Entramos no Vale Superior do Rio Conho e admiramos a bela Roca Negra ao fundo, sobre a esquerda. Passamos um Ribeiro (Rio Conho) e continuamos para Norte pelo centro do Vale. Depois da Cabana do Cando, o trilho está pior marcado.
Ao atingir o planalto o caminho torna-se menos definido e com poucas mariolas
Contornamos a Roca Negra pela esquerda e o trilho deixa de ser evidente, mas adiante reencontramos novamente trilho bem marcado e mariolado.
O próximo destino será o Borrageiro, onde atingimos o ponto mais alto do Maciço Sul do Gerês com os seus 1430 metros. O panorama é soberbo a 360°.
A partir do Borrageiro o caminho está sempre bem marcado, pisado e mariolado.
Ao Km 9,6 atingimos o Vale da Teixeira e logo depois, passamos pela Cabana do Cambalhão
O Vale da Teixeira tem permite dois acessos ao Prado do vidoeiro, PR3 e consequentemente à vila do Geres:
Um tem origem ao Km 10,9, onde vemos o trilho do outro lado do rio; temos que fazer um pequeno corte-mato para o alcançar.
O outro tem inicio mesmo em frente à Cabana da Teixeira, onde vemos umas mariolas do outro lado do rio.
Depois de passar a Cabana da Teixeira, ainda passamos por 2 ou 3 belas lagoas de água cristalinas do Rio Arado.
Adiante, vamos nos afastando aos poucos do rio, subimos um pouco até chegar um colo, que apresenta belas vistas, quer a norte, quer a sul, e depois temos novo trilho que desce até a ponte do Arado e assim concluímos este excelente trajeto circular, que recomendamos devido às excelentes paisagens proporcionadas.

Comments  (2)

  • Photo of Tetititu
    Tetititu May 7, 2024

    Belo percurso na envolvente do Parque Nacional da Peneda Gerês. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos May 7, 2024

    Muito obrigado Tetititu pelo comentário e avaliação do trilho. Um abraço forte

You can or this trail