Activity

Araçatuba x Monte Crista - Tijucas do Sul/PR x Garuva/SC

Download

Trail photos

Photo ofAraçatuba x Monte Crista - Tijucas do Sul/PR x Garuva/SC Photo ofAraçatuba x Monte Crista - Tijucas do Sul/PR x Garuva/SC Photo ofAraçatuba x Monte Crista - Tijucas do Sul/PR x Garuva/SC

Author

Trail stats

Distance
32.26 mi
Elevation gain
7,592 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
10,482 ft
Max elevation
5,498 ft
TrailRank 
96 5
Min elevation
-5 ft
Trail type
One Way
Moving time
12 hours 47 minutes
Time
2 days 8 hours 36 minutes
Coordinates
8340
Uploaded
June 10, 2023
Recorded
June 2023
  • Rating

  •   5 2 Reviews

near Sítio José Pedro Borges, Paraná (Brazil)

Viewed 506 times, downloaded 27 times

Trail photos

Photo ofAraçatuba x Monte Crista - Tijucas do Sul/PR x Garuva/SC Photo ofAraçatuba x Monte Crista - Tijucas do Sul/PR x Garuva/SC Photo ofAraçatuba x Monte Crista - Tijucas do Sul/PR x Garuva/SC

Itinerary description

Araçatuba x Monte Crista - Tijucas do Sul/PR x Garuva/SC

DESCRIÇÃO:
Irei separar a descrição da travessia em 4 Setores:
1° Araçatuba x Morro da Baleia - 9km;
2° Estrada de Pinheiros do Inferno - 14,9km;
3° Campos do Quiriri - 16,3km;
4° Monte Crista (A partir da Pedra do Picolé) - 11,8km;

1° Setor - Araçatuba x Morro da Baleia:
Percurso muito gostoso de fazer, subida para o Araçatuba, toda com vista, chegando ao cume, uma das melhores vistas da travessia, podendo ver todo percurso que irá fazer, além da vista para o Parque Nacional Guarnicana e suas montanhas, Baias, Morro dos Perdidos, do percurso que se da a travessia e o imponente Pedra Branca do Araraquara (sempre bonito de todos os ângulos).

É uma subida continua até o cume do Araçatuba, tem ponto de água somente a uns 800m de caminha, partindo do Parque do Araçá, então vale apena já subir carregado de água. Após o cume, segue-se pela crista em direção ao Morro da Baleira, onde o trecho mais penoso é a partir do Waypoint que descrevo como gruta e por mais uns 600m, baixando e subindo um vale que da acesso ao Morro da Baleia, por esse percurso que fizemos, não encontramos ponto de água (não procuramos tbm, por já estar abastecido o suficiente), mas possivelmente tem nesse vale algum ponto para buscar água. Após a passagem pelo Morro da Baleia, segue-se a trilha (seguindo o tracklog, não tem erro), que por sinal, estava demarcada com fitas brancas e vermelhas, até a chegada aos Campos do Quiriri, auxiliando e muito na navegação. Chegaremos ao que denominei "Estrada de Pinheiros do Inferno" conhecida como "Inferno Verde".

2° Setor - Estrada de Pinheiros do Inferno:
Após os 9km de trilha bonita e com vista, chegamos no "Inferno Verde", uma estrada de caminhão/tratores que faz a colheita na plantação de pinus, e logo de cara a 1° travessia de rio, nossa primeira fonte de água que pegamos.

Aqui nesse setor, terá varias bifurcações e algumas fugindo da estrada e subindo uma trilha, principalmente no 11,3km desse tracklog, no waypoint descrito como "Bifurcação + Rio 3" recomendo repor água nesse ponto, partir dai tem um ganho considerável de aclive, e o próximo ponto de água bebível é somente na descida dessa montanha no quilometro 19,3km desse tracklog (local onde tínhamos planejado acampar). Como a Aline queria acampar pegando o por do sol, resolvemos sair um pouco do percurso e acampar em um morro próximo, onde tivemos o privilégio de desfrutar do por do sol, tendo vista para os Campos do Quiriri e para o Araçatuba.

No dia seguinte seguimos o nosso trekking, por sorte mudamos de ideia e não fomos acampar onde tínhamos planejado, estava um grupo de mais de 20 pessoas acampando com guia, o irônico, que de todos que encontramos durante o percurso fazendo essa mesma travessia, esse era o único grupo com guia e também o único grupo que víamos deixar sujeira para trás, inclusive deixei registrado uma foto marcado nesse mesmo tracklog, imagens de um banheiro a céu aberto, com muito papel higiênico jogado, próximo de curso d´água. Os mesmos parecia ser recente, deduzimos que era do grupo acampado ali.

Vale lembrar que para essa travessia o "SHITUBE" é uso "OBRIGATÓRIO", inclusive, como praticamos a filosofia de mínimo impacto ambiental, tudo que levamos conosco, trazemos de volta, desde casca de banana a papel higiênico usado e a própria fezes.

Voltando a trilha, paramos para tomar um café da manhã com amigos que fizemos durante a travessia, o trio JJJ (João, Johnatta e Jurandir), encontramos eles na subida do Araçatuba e acabamos virando amigos fazendo parte do percurso juntos. Seguimos para a próxima subida, até que no quilometro 23,9km damos fim a essa trecho e finalmente começamos a caminhada pelos Campos do Quiriri.

3° Setor - Campos do Quiriri:
Aqui a caminhada volta a ser prazerosa, com percurso por trilha e vistas de tirar folego, como tínhamos atrasado a nossa chegada nos Campos do Quiriri, devido a mudança de planos do acampamento no dia anterior, mudamos o percurso que iriamos fazer, após a parada no rio, um excelente ponto para descanso e abastecer água. Essa parada tem a bifurcação que segue para o Marco da Divisa ou põe rumo direto a alguma outra montanha/morro dos Campos do Quiriri.

Como nosso plano era terminar em 3 dias e já conhecemos bem os Campos do Quiriri, fizemos uma rota direta sentido a Pedra do Lagarto, passando por pontos d'água demarcado no Tracklog e parte do percurso da estrada (recomendo ao invés de ir pela mangueira e percurso da estrada, contornar o Morro Quiriri, Subir o Padre Raulino, Pico Bradador e descer pelo Bradador sentido a Pedra do Lagarto).

Durante o percurso nos arrependemos um pouco de ter escolhido esse trajeto ao invés de descer o Pico Bradados, como queríamos aproveitar o por do sol, resolvemos acampar em um mirante, com vista para a Pedra da Tartaruga, Pico Bradador, Ventania, entre outros, aproveitamos tbm o sentido do vento para armar barraca abrigado, o que nos fez ter uma bela noite de sono.

Após o espetacular amanhecer, tomamos nosso café da manhã e voltamos a trilhar, Chegamos em 40min +/- do nosso acampamento até a Pedra do Lagarto, descemos até o rio e paramos para tomar mais um café da manhã. Abastecemos a água e seguimos nosso trekking (aqui encontramos um grupo de 7 pessoas fazendo a travessia de curitiba).

Uma caminhada Belíssima pelos Campos do Quiriri, até chegar a Pedra do Picolé, a partir dai considerei o próximo setor.

4° Setor - Monte Crista (A partir da Pedra do Picolé):

Uma trecho histórico e mágico, percebe-se a transição da vegetação desde o Araçatuba, aos Campos do Quiriri, até a desci do Monte Crista, onde a Mata Atlântica mais densa toma conta. Esse trecho tem bastante pontos para coleta de água, cruza-se varias vezes pelo rio.

Mas, recomendo pegar água na base da subida do cume (não está marcado nesse trecklog) ou no primeiro ponto após a descida do cume, caso ainda não esteja abastecido (marcado nesse tracklog).

Seguimos a descida pela zona de camping da Pedra do Picolé, até a bifurcação que leva a Cachoeira Cabeluda, onde aproveitamos para tomar nosso último café (por isso decidimos acabar a trilha em 3 dias e não em 4 hehehe), e tomar um banho (já que era sábado). Após 1h desfrutando da cachoeira, retornamos a caminhada, fomos ao cume e começamos a descida.

Encerramos a trilha próximo dás 16:45hs.

OBS:
- Os 2 acampamentos, paramos para acampar antes do por do sol, próximo das 17:10hs;
- O tracklog estava com limite de marcações de Waypoint, então fui excluindo pontos, menos importantes e dando prioridade para o essencial;
- Percurso que é possível se perder estava bem fitados;
- No total contamos cerca de 60 pessoas fazendo essa mesma travessia, e apenas 1 grupo de 20 pessoas estava com guia (acreditamos não ser mais obrigatório);
- Passa-se por muitas propriedades privadas, necessita de autorização para acessar e pagar as taxas, querendo o contato, só nos chamar no Instagram @trekkinsano;
- Pegamos uma excelente janela de tempo, vento nada fora do normal dos Campos do Quiriri e sem chuva (como bastante trecho do percurso é exposto ao sol e vento, beba bastante água).
..
ORIENTAÇÃO:
- Mãos livres sempre que possível (Utilizar bastão de caminhada auxilia muito durante essa travessia);
- Levar só o necessário (ir leve);
- Alimente-se bem;
- Hidrate-se bem durante o percurso.
..
Grupo participante: Aline Lopes e Felipe Torres.
..
Viu lixo no chão? Junte-o!
O lixo pode não ser seu, mas o planeta é!
..
E sempre que fizer uma trilha, leve seus resíduos embora! A natureza agradece.
..
Membro Trekkinsano

Waypoints

PictographCar park Altitude 2,689 ft
Photo ofEstacionamento Parque do Araçá

Estacionamento Parque do Araçá

Saída - 08:10hs

PictographFountain Altitude 3,579 ft
Photo ofBica d'água

Bica d'água

PictographWaypoint Altitude 4,101 ft
Photo ofRampa

Rampa

PictographSummit Altitude 5,463 ft
Photo ofCume Araçatuba

Cume Araçatuba

Chegada - 10:10hs

PictographWaypoint Altitude 5,478 ft
Photo ofMirante Photo ofMirante

Mirante

Chegada - 10:15hs Saída - 10:35hs

PictographCave Altitude 4,985 ft
Photo ofGruta

Gruta

PictographWaypoint Altitude 4,757 ft
Photo ofFinal do mato na cara e da floresta

Final do mato na cara e da floresta

Final do mato na cara e da floresta Passagem - 11:50hs

PictographIntersection Altitude 4,903 ft
Photo ofBifurcação

Bifurcação

PictographWaypoint Altitude 4,884 ft
Photo ofMarco Geodésico

Marco Geodésico

PictographSummit Altitude 5,086 ft
Photo ofCume Morro Baleia Photo ofCume Morro Baleia

Cume Morro Baleia

Chegada - 12:10hs Saída - 12:45

PictographIntersection Altitude 4,102 ft
Photo ofBifurcação, chegada na estrada

Bifurcação, chegada na estrada

Passagem - 14:15hs

PictographRiver Altitude 4,073 ft
Photo ofPonte - Rio 1

Ponte - Rio 1

Paramos para abastecer água por 10min

PictographRiver Altitude 3,655 ft
Photo ofRio 2

Rio 2

PictographIntersection Altitude 3,665 ft
Photo ofBifurcação + Rio 3 ao lado direito

Bifurcação + Rio 3 ao lado direito

Parada pra comer Chegada - 15:15hs Saída -15:55hs

PictographIntersection Altitude 4,708 ft
Photo ofBifurcação

Bifurcação

Interseção trilha principal do local que acampamos Passagem - 08:00hs

PictographCampsite Altitude 4,763 ft
Photo ofLocal do nosso acampamento

Local do nosso acampamento

Até onde fomos para ver um lugar na montanha para com vista Dia 1 Chegada - 17:15hs Dia 2 Saída do acampamento - 07:50hs

PictographIntersection Altitude 3,694 ft
Photo ofBifurcação a esquerda

Bifurcação a esquerda

PictographIntersection Altitude 3,443 ft
Photo ofBifurcação a direita

Bifurcação a direita

PictographWaypoint Altitude 3,264 ft
Photo ofCuidado Banheiro

Cuidado Banheiro

PictographCampsite Altitude 3,283 ft
Photo ofZona de Camping 02 com água Photo ofZona de Camping 02 com água

Zona de Camping 02 com água

Zona de Camping 02 com água Chegada - 09:45hs Saída - 10:35hs

PictographWaterfall Altitude 3,329 ft
Photo ofPequena queda d'água Photo ofPequena queda d'água

Pequena queda d'água

PictographIntersection Altitude 3,483 ft
Photo ofBifurcação a direita

Bifurcação a direita

PictographIntersection Altitude 3,912 ft
Photo ofBifurcação a esquerda

Bifurcação a esquerda

PictographIntersection Altitude 4,263 ft
Photo ofBifurcação a direita Início Campos do Quiriri

Bifurcação a direita Início Campos do Quiriri

Início Campos do Quiriri Passagem - 12:10hs

PictographRiver Altitude 4,263 ft
Photo ofCórrego

Córrego

PictographRiver Altitude 4,283 ft
Photo ofTravessia rio e água boa

Travessia rio e água boa

Chegada - 12:20 Saída - 13:22

PictographWaypoint Altitude 4,446 ft
Photo ofNascente/Banhado

Nascente/Banhado

PictographWaypoint Altitude 4,563 ft
Photo ofCerca

Cerca

Passagem - 14:05hs

PictographIntersection Altitude 4,709 ft
Photo ofBifurcação a direita

Bifurcação a direita

PictographRiver Altitude 4,481 ft
Photo ofRio

Rio

PictographIntersection Altitude 4,624 ft
Photo ofBifurcação + Estrutura com Banheiro

Bifurcação + Estrutura com Banheiro

Bifurcação + Estrutura com Banheiro Passagem - 15:00hs

PictographWaypoint Altitude 4,519 ft
Photo ofMangueira + Acesso Estrada

Mangueira + Acesso Estrada

Passagem - 15:35hs

PictographWaypoint Altitude 4,370 ft
Photo ofPortão

Portão

PictographWaypoint Altitude 4,120 ft
Photo ofPortão Fazenda Alto Quiriri

Portão Fazenda Alto Quiriri

Chegada - 16:20hs Saída - 16:25

PictographCampsite Altitude 4,413 ft
Photo ofAcampamento dia 2

Acampamento dia 2

Dia 2 Chegada - 17:00hs Dia 3 Saída - 07:45hs

PictographWaypoint Altitude 4,395 ft
Photo ofPedra do Lagarto Photo ofPedra do Lagarto Photo ofPedra do Lagarto

Pedra do Lagarto

Passagem - 08:35hs

PictographRiver Altitude 4,152 ft
Photo ofRio

Rio

Chegada - 08:40hs Saída - 09:40hs

PictographIntersection Altitude 3,974 ft
Photo ofBifurcação a esquerda

Bifurcação a esquerda

PictographWaypoint Altitude 3,668 ft
Photo ofPedra Bivak

Pedra Bivak

PictographWaypoint Altitude 3,638 ft
Photo ofPedra do Picolé

Pedra do Picolé

PictographIntersection Altitude 3,021 ft
Photo ofBifurcação acesso a Casa de Pedra

Bifurcação acesso a Casa de Pedra

PictographCampsite Altitude 2,906 ft
Photo ofZona camping Cabeluda

Zona camping Cabeluda

PictographIntersection Altitude 2,780 ft
Photo ofBifurcação acesso a Cachoeira Cabeluda

Bifurcação acesso a Cachoeira Cabeluda

PictographWaterfall Altitude 2,638 ft
Photo ofCachoeira Cabeluda

Cachoeira Cabeluda

Chegada - 11:20hs Saída - 12:10hs

PictographSummit Altitude 3,148 ft
Photo ofCume Monte Crista Photo ofCume Monte Crista

Cume Monte Crista

Chegada - 13:20hs Saída - 13:30hs

PictographWaypoint Altitude 3,076 ft
Photo ofGuardião

Guardião

PictographRiver Altitude 2,387 ft
Photo ofCórrego + Fonte D'água

Córrego + Fonte D'água

Passagem - 14:00hs

PictographIntersection Altitude 2,238 ft
Photo ofBifurcação Mirante

Bifurcação Mirante

PictographIntersection Altitude 845 ft
Photo ofClareira + Bifurcações para as Cachoeiras

Clareira + Bifurcações para as Cachoeiras

Chegada - 14:45hs Saída - 15:00hs

PictographRiver Altitude 90 ft
Photo ofRio

Rio

Chega - 16:10hs Saída - 16:40hs

Comments  (8)

  • Photo of lopes.aline91
    lopes.aline91 Jun 12, 2023

    I have followed this trail  View more

    Adorei, mas não faria de novo, no caso o percurso do "Inferno Verde", preferi a travessia Garuva x Monte Crista

  • Photo of João Paulo Padilha Espezim
    João Paulo Padilha Espezim Jun 13, 2023

    Excelente relato do local e da travessia.

  • Photo of Jhonatta Rosa da Silva
    Jhonatta Rosa da Silva Jun 13, 2023

    Grande prazer conhecê-los, ótima companhia, uma pena não acompanhar o ritmo por estar pesado, mas todas trocas foram excelentes, casal nota 1000, espero nos esbarrar em mais trilhas.

    Grande abraço Jelipe e Geline.
    😜

  • Photo of Jhonatta Rosa da Silva
    Jhonatta Rosa da Silva Jun 13, 2023

    Correção 🤭

    Jelipe e Jeline

    😎

  • Photo of carlos staachs
    carlos staachs Jun 13, 2023

    Dale irmão, como sempre otimo relato,

  • Photo of gvogetta
    gvogetta Jun 26, 2023

    I have followed this trail  View more

    Belíssimo relato Felipe!
    Travessia belíssima, impossível não se encantar por este trecho serrano.
    Parabéns pelo uso e difusão do 'shit tube', prática que ainda é pouco utilizada e cada vez mais necessária em razão da quantidade de pessoas nas trilhas. Triste também pela constatação de vocês que um grupo com 'guia' (além de grande) não foi capaz de minorar seu impacto.
    No que toca ao trajeto, nas vezes em que o realizei fiz por caminhos um pouco diferentes do que você retratou nesta tracklog, especialmente no trecho 2 (pinnus). Entendi a opção de vocês nessa caminhada com base no relato, e por conhecerem previamente a região, mas destaco como opção mais bela, e talvez um pouco mais cansativa (e que recomendo), a de ligar o final do trecho pelas florestas de pinnus com a região do Marco da Divisa, cruzar depois mais ao sul o Rio Quiriri e 'subir' em direção ao Bradador pelo Vale Encantado, escapando das estradas mais a oeste, mas aí é questão de opção e objetivos mesmo. Com 3 dias de tempo, andando em bom ritmo, consegue-se desviar um pouco do eixo da travessia e atacar a região da Pedra da Tartaruga e Ventania. Abraços e boas trips!

  • Photo of felipedarosatorres
    felipedarosatorres Jun 26, 2023

    Boa tarde meu amigo, obrigado pela avaliação. Era a ideia inicial, inclusive de fazer um ataque na Pedra do Quiriri (nos mapas está como Pedra da Divisa). Devido, ao tempo e minha companheira estar um pouco mal, diminuímos o percurso.

    Mas recomendo tbm, passar pelo Morro Quiriri, Padre Raulino e descer pelo Pico Bradador, muito mais prazeroso e bonito.

  • Photo of gvogetta
    gvogetta Jun 26, 2023

    Sim, sem dúvida ótima recomendação. Do Monte Quiriri tem-se uma bela vista de todo o Vale Encantado e do entorno. E o Morro do Bradador (Antenas) é praticamente passagem obrigatória, vindo do Vale ou da Tartaruga, se não andar pela estrada mais a oeste.

You can or this trail