ARACATUBA MONTE CRISTA

3 days 8 hours 4 minutes
June 8, 2018
June 2018

near Sítio Amadeu F. de Paula, Paraná (Brazil)

Travessia realizada no feriado de Corpus Cristi de 2018 em 4 dias.
Travessia de beleza impar, com tudo que se tem direito num trekking: trilhas, campos, mata fechada, montanhas e visuais de tirar o folegoa cada dia de caminhada.
Esta travessia é bastante exigente fisicamente devida a sua longa extensão, portanto não recomendo para iniciantes ou pessoas não acostumadas a caminhadas longas por vários dias. Quanto à orientação, ela se torna complicada em alguns pontos como nas estradas e na região dos campos de altitude, caso tenha neblina e a visibilidade seja baixa. Não recomendo fazê-la sem uso de um GPS.
A track que gravei possui quase 60 pontos, mas o wikilock limita a 25 pontos as marcações carregadas no site, então se alguém quiser a trilha completa com todos os pontos que marquei, basta pedir que envio por e-mail.
A trilha passa por fazendas particulares onde você precisará atravessar cercas e porteiras, portanto, deixe-as como as encontrou, abertas ou fechadas. Você possivelmente irá cruzar com gados, procure não assustar os animais.

RECOMENDAÇÕES BÁSICAS
* Nunca faça caminhadas pela mata sem os equipamentos básicos, como lanterna de cabeça e pilhas sobressalentes, proteção contra chuva e frio, alimentos para o dia, água e uma forma de comunicação.
* Se você não conhece a região, procure alguém experiente para ir com você. Nunca vá sozinho! Se possível tenha em mãos um GPS e saiba usá-lo corretamente para se orientar.
* Traga seu lixo de volta. Se você é capaz de levar uma embalagem cheia, com certeza é capaz de trazer ela leve e vazia. Nunca deixe lixo na trilha, NUNCA!!!
* Preste sempre atenção onde pisa, onde senta e onde se segura para não ter problemas com animais peçonhentos, muito comuns na região.
* Não faça fogueiras!!! Esta é uma área de preservação ambiental e fogueiras são proibidas. Se você fuma, não descarte suas bitucas no caminho, apague-as e traga junto com o seu lixo.
* Necessidades fisiológicas devem ser feitas longe de cursos d'água. Leve uma pazinha e enterre seus dejetos sólidos, e o papel higiênico deve ser trazido de volta com seu lixo.
* Não desmate e não abra novas trilhas ou clareiras.
* Cuidar da natureza é um dever de todos! Homem e natureza devem viver em sintonia. Seguindo estas recomendações você contribui para a preservação do local e de toda a região, fazendo com que a experiência da trilha seja maravilhosa para você e para os próximos que por ali passarão!
Ótimas trilhas!!!

MORRO DA DIVISA

• Photo of Giovani Andrade
    Giovani Andrade Jun 15, 2018

Ótimo registro e com informações importantes. Obrigado por auxilhar e compartilhar os detalhes. Ajuda Muito. Parabéns pelas fotos !
    Tenho interesse em obter a trilha pois desejo fazer a travessia.
    Forte abraço e obrigado.
    giovaniandrade.adv@gmail.com

R.Damasceno Jun 16, 2018

Ola Giovani.
    Enviei o arquivo pra ti, caso não tenha recebido me avise que tentamos de novo.

Gambás Trail me passe seu email que lhe envio o arquivo com todos os pontos marcados. Lá tem os locais onde acampei.
    Abraços!!!

• Photo of Giovani Andrade
    Giovani Andrade Jun 18, 2018

Olá Damasceno, recebi o arquivo.
    Muito obrigado.

• Photo of carlosaugustolj
    carlosaugustolj Jun 19, 2018

Boa tarde! Estou indo agora em julho.
    Meu email é carlosaugustolj@gmail.com

• Photo of eduardowck
    eduardowck Jun 30, 2018

Olá! Nossos grupos se cruzaram várias vezes pela trilha. Muito legal encontrar você por aqui também.

• Photo of Kelvin Vieira da rosa
    Kelvin Vieira da rosa Mar 9, 2020

Poderia me enviar a track para o email kelvin-8r@hotmail.com ,desde já agradeço.

• Photo of Alex S.Cardoso
    Alex S.Cardoso Aug 27, 2020

Envie o track por gentileza para o E-mail lecocardo@gmail.com
    Agradecido.

• Michael Pereira Sep 17, 2020

Olá, poderia me passar a trilha completa, e-mail michaelfv.pereira@gmail.com

R.Damasceno Sep 23, 2020

Obrigado pela informação e atualização Anderson!
    Mas para ir com mais tranquilidade aconselho a pegar as autorizações necessárias para não ter problemas com os proprietários!
    Abraços e boas trilhas!

R.Damasceno Sep 23, 2020

Serio cara? Que triste saber que não estão permitindo a passagem dos trilheiros ali.
    Vamos torcer pra essa liberação acontecer o mais breve possivel, pois essa travessia é lindíssima!
    Abraços!

• Photo of Fernando Andarilho
    Fernando Andarilho Jan 19, 2022

Olá caro Damasceno, muito obrigado por ajudar enviando o track por e-mail, se puder enviar para mim ermitaobarao@gmail.com. grato!!!