Activity

Ao redor de Vila Verde (Alijó)

Download

Trail photos

Photo ofAo redor de Vila Verde (Alijó) Photo ofAo redor de Vila Verde (Alijó) Photo ofAo redor de Vila Verde (Alijó)

Author

Trail stats

Distance
8.69 mi
Elevation gain
978 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
978 ft
Max elevation
2,587 ft
TrailRank 
90 5
Min elevation
2,587 ft
Trail type
Loop
Time
8 hours 58 minutes
Coordinates
1586
Uploaded
May 9, 2020
Recorded
May 2020
  • Rating

  •   5 4 Reviews

near Vila Verde, Vila Real (Portugal)

Viewed 1526 times, downloaded 21 times

Trail photos

Photo ofAo redor de Vila Verde (Alijó) Photo ofAo redor de Vila Verde (Alijó) Photo ofAo redor de Vila Verde (Alijó)

Itinerary description

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

- Trilho circular sem marcações, com alguns troços comuns, com início e fim no centro da aldeia de Vila Verde, próximo da igreja matriz;
- Decorre ao longo de caminhos rurais, calçadas de pedra, estradões de terra e caminhos serranos de pé posto, nas franjas das serras da Burneira e da Botelhinha;
- Trilho com características técnicas fáceis, sem desníveis acentuados e que se realiza num curto espaço de tempo. Faz parte de um conjunto de reconhecimentos com vista ao desenho de um trilho circular mais longo, sempre com a aldeia como ponto de partida e chegada;
- A paisagem é fantástica! O planalto transmontano afigura-se aqui em pleno, com os cabeços graníticos a aflorar dispersos, os campos de cultivo e os pastos em perfeita harmonia, em torno de uma aldeia rica em vestígios históricos e ainda com muitos exemplares de casas transmontanas (sobretudo na parte velha da aldeia) e de casario tipicamente serrano (palheiros, ao redor da aldeia);
- Um excelente trilho para se realizar na primavera ou no outono. Ter em atenção que, com chuva e vento, será muito desagradável pois é muito exposto, passando-se o mesmo em dias de calor intenso, pois as sombras são parcas. No inverno, a neve é garantida.


__________________________________________________________________________________________


- ALIJÓ
A vila de Alijó, situada a cerca de 45 quilómetros da capital do Distrito - Vila Real - localiza-se numa vasta área de cultura castreja. É sede de um concelho essencialmente agrícola que se estende desde a margem direita do rio Douro até aos limites do Concelho de Murça e, ainda, entre os rios Tinhela, Tua e Pinhão. Rios, montanhas e vales, são a essência da paisagem de Alijó, a que as vinhas dão um toque final de requinte estético, oferecendo a quem as contempla um espectáculo inesquecível. Pelo Concelho, existem dispersas várias manifestações do seu povoamento antigo, desde castros a pinturas rupestres e a vestígios de estradas romanas. A presença humana dentro da área do concelho de Alijó, data de há muito tempo atrás. No campo da arte primitiva, (Neolítico e Idade do Bronze), existem as Pinturas Rupestres da Pala Pinta - Carlão, um dos três únicos exemplares actualmente conhecidos no país. Regista-se também a existência de Gravuras Rupestres: Igreijinha e Botelhinha em Pegarinhos a que se podem acrescentar as Gravuras (fossetes e pegadas), do Castro do Castelo em Carlão, em cuja área se encontra igualmente um curioso exemplar de incultura. Um berrão. Da cultura Megalítica, destaca-se o Dólmen ou Anta da Fonte Coberta, a cerca de um quilómetro para noroeste da povoação de Vila Chã. O conjunto de arquitectura religiosa nesta vila, completa-se com as capelas do Senhor do Andor ou dos Passos; a capela de Nossa Senhora dos Prazeres, no monte da Cunha, a de Santo António, no monte do Vilarelho. A arquitectura civil, com excepção do pelourinho, está praticamente circunscrita à existência do edifício da Câmara Municipal - Paços do Concelho - parte do qual construído no século XVIII e outra parte no século XIX. O brasão que coroa este edifício encontra-se picado, feito levado a cabo pelos soldados franceses na Guerra Peninsular e no qual, em vez das armas do concelho, mandaram pintar as águias napoleónicas, então ainda triunfantes. Destaque para a excelente gastronomia regional e excelente vinho da região, em especial o célebre Moscatel de Favaios. À mesa em Alijó reinam o cabrito assado, o cozido à portuguesa, as tripas à transmontana, as carnes fumadas, a célebre bola de carne, e os milhos (da zona da montanha). É de salientar também o famoso pão de Favaios muito apreciado e procurado por toda a região. Na doçaria, o destaque vai para as célebres cavacas e amêndoas cobertas de Santa Eugénia, quinzinhos, pudim de amêndoa, pão-de-ló de água, bolo borrachão e muitos outros de reminiscência conventual. No que diz respeito ao lazer, Alijó tem imensas propostas a oferecer aos visitantes, como o turismo fluvial no rio Douro, o turismo ecológico na foz do rio Tua, local privilegiado para a pesca desportiva e uma riqueza imensa de miradouros e paisagens.

Waypoints

PictographMine Altitude 2,243 ft
Photo ofMina (galeria) Photo ofMina (galeria) Photo ofMina (galeria)

Mina (galeria)

PictographWilderness hut Altitude 2,561 ft
Photo ofPalheiro do Freixo (privado) Photo ofPalheiro do Freixo (privado) Photo ofPalheiro do Freixo (privado)

Palheiro do Freixo (privado)

Um palheiro é uma construção de pedra bastante rústica de variada dimensão com tecto de colmo, palha e em alguns casos telha. Antigamente era utilizado para guardar animais, produtos das culturas da terra como a batata e também os utensílios agrícolas. Em casos de maior pobreza chegou a ser utilizada como moradia em diferentes locais da Europa. Em Portugal, em especial nas ilhas atlânticas da Madeira e dos Açores, os palheiros foram muito utilizados pela população rural tanto como armazém e/ou abrigo para o gado, mas também como moradia por parte da população mais pobre. Quando o palheiro era de um agricultor mais abastado muitas vezes a cobertura de colmo era substituída por telha.

Photo ofVia Romana de Vila Verde Photo ofVia Romana de Vila Verde Photo ofVia Romana de Vila Verde

Via Romana de Vila Verde

A via romana de Vila Verde situa-se no sentido oriental da aldeia de Vila Verde e é constituída por lajes graníticas com nítidas marcas de desgaste, resultantes dos rodados. Desenvolve-se ao longo da encosta, na margem Sul do ribeiro de Asca. O percurso desta via passa no sopé do povoado fortificado da Cerca, podendo ter servido este povoado durante o período romano. O principal objetivo desta via era permitir a deslocação de pessoas, mercadorias e animais.

PictographWaypoint Altitude 2,395 ft
Photo ofVila Verde (centro) Photo ofVila Verde (centro) Photo ofVila Verde (centro)

Vila Verde (centro)

Situada na parte Norte do Concelho de Alijó, em lugar alto, plano e frio, perto da margem esquerda do rio Pinhão, a Freguesia de Vila Verde fez parte das vastíssimas terras de Panóias até aos séculos XVII – XVIII, passando em seguida a Curato anexo à reitoria de Três Minas, sendo depois reitoria. A povoação desta Freguesia tem vários séculos de existência como provam aliás vestígios castrejos, casas tipicamente transmontanas, de pedra da região e inúmeros monumentos. Nesse capítulo as casas feitas de pedra com varandas em lages horizontais na parte frontal da casa são um belíssimo exemplo de casas transmontanas que se mantiveram ao longo dos séculos, sem grandes alterações de construções modernas, em especial na parte velha da aldeia. É a Freguesia mais vasta do Concelho de Alijó, constituída por oito aldeias. O Orago é Santa Marinha e tem uma festa anual em sua honra, juntamente com São Sebastião no segundo domingo de Agosto. Aqui é realizada anualmente no dia seis de Janeiro uma feira das mais conhecidas e frequentadas da região, a feira de gado de Vila Verde. São atribuídos prémios ao melhor gado presente na feira. As principais actividades baseiam-se no pastorício, na batata, castanha, milho e centeio. No que respeita ao património possui igreja matriz, capela de São Gonçalo, santuário, casa dos médicos, casa paroquial, ponte romana, cerca romana, forno dos mouros, cabeço de nossa senhora, fontes, cruzeiros e vestígios medievais em todas as aldeias desta freguesia, donde se destaca a aldeia de Perafita, inspiradora de inúmeros trabalhos históricos e de programas de televisão.

PictographFountain Altitude 2,300 ft
Photo ofFonte e tanque comunitário Photo ofFonte e tanque comunitário Photo ofFonte e tanque comunitário

Fonte e tanque comunitário

PictographWilderness hut Altitude 2,306 ft
Photo ofPalheiros de Vila Verde Photo ofPalheiros de Vila Verde Photo ofPalheiros de Vila Verde

Palheiros de Vila Verde

PictographPanorama Altitude 2,465 ft
Photo ofPanorâmica de Vila Verde

Panorâmica de Vila Verde

PictographReligious site Altitude 2,538 ft
Photo ofCabeço da Bandeira (capela de Sto. António) Photo ofCabeço da Bandeira (capela de Sto. António) Photo ofCabeço da Bandeira (capela de Sto. António)

Cabeço da Bandeira (capela de Sto. António)

PictographWaypoint Altitude 2,415 ft
Photo ofCabeço Furado Photo ofCabeço Furado Photo ofCabeço Furado

Cabeço Furado

PictographWaypoint Altitude 2,504 ft
Photo ofCabeço Suspenso Photo ofCabeço Suspenso Photo ofCabeço Suspenso

Cabeço Suspenso

PictographWaypoint Altitude 2,507 ft
Photo ofCabeço da Pala Photo ofCabeço da Pala Photo ofCabeço da Pala

Cabeço da Pala

PictographWaypoint Altitude 2,399 ft
Photo ofCaminho Português do Interior: Variante Coração do Douro Photo ofCaminho Português do Interior: Variante Coração do Douro Photo ofCaminho Português do Interior: Variante Coração do Douro

Caminho Português do Interior: Variante Coração do Douro

A Variante "Coração do Douro" do Caminho Português do Interior começa na vila do Pinhão e liga a Santiago por cerca de 300 km. Essa variante tem albergues em Sanfins do Douro e Parada de Aguiar onde liga ao caminho Português do interior Viseu-Chaves-Santiago. É uma variante muito interessante e uma paisagem incrível da região do Douro.

Comments  (9)

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes May 22, 2020

    Olá João!
    Obrigado pela descrição enrequecida por bonitas fotos.
    Grande abraço.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes May 22, 2020

    Alô Joaquim! Obrigado pela avaliação e comentário. Esta zona tem locais muito interessantes de se visitar. Tenho estado a fazer alguns reconhecimentos para desenhar um trilho envolvente à aldeia. Acho que valerá a pena lá irmos. E a hospitalidade transmontana é sempre um valor seguro!! Grande abraço.

  • Ines Alves May 25, 2021

    Olá João.
    Adorei a sua descrição mas fiquei sem perceber se este trilho passa pelos sítios que menciona... ou se tem algum já feito / marcado que passe por lá nomeadamente pela anta e pala pinta.

    Muito obrigada!

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes May 25, 2021

    Olá Inês Alves!
    Este trilho não tem marcações, foi feito de forma intuitiva e passa por todos os sítios que descrevo, nomeadamente por todos os pontos de interesse assinalados.
    Quanto às pinturas rupestres da Pala Pinta, estas ficam em Carlão, distante desta aldeia (Vila Verde), assim como o Dólmen ou Anta da Fonte Coberta, que fica próxima de Vila Chã. E não fiz ainda nenhum trilho por aí...
    Mas se tiver GPS ou se seguir a app do wikiloc no telemóvel, pode com facilidade percorrer este trilho. Ou optar por outro que realizei mais recentemente, também em Vila Verde, e que está marcado. Pode consultar a informação aqui:
    PR8 ALJ - Trilho do Castro da Cerca (designação provisória)
    Boas caminhadas!!

  • Ines Alves May 26, 2021

    Obrigada.
    Talvez faça esse mais recente e vá aos outros locais a partir dessas aldeias mais próximas :)

  • Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Dec 9, 2021

    I have followed this trail  View more

    Um percurso muito agradável à volta desta bela aldeia transmontana. As vistas panorâmicas do planalto são fantásticas!

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Dec 9, 2021

    Obrigado, _BIO_RAIA_, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Vila Verde é uma pequena pérola transmontana. E o planalto é muito interessante.
    Continuação de boas caminhadas!!

  • Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Feb 15, 2022

    I have followed this trail  View more

    Trilho bonito e fácil que se faz com descontração, pois a região é fantástica! Foi uma caminhada bem agradável. Abraço!

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Feb 17, 2022

    Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho. Abraço!

You can or this trail