Anhangava 1432m + Aproximação

December 16, 2017
December 2017

near Borda do Campo, Paraná (Brazil)

O Morro do Anhangava é uma das montanhas mais populares do estado do Paraná e é referência por ter várias vias com grau de dificuldade diferenciados.Além da caminhada, existem outras atividades realizadas na redondeza como passeio a cavalo , voo e escalada.

O acesso é realizado através de quatro barras, de ônibus (Quatro barras – Borda do Campo) ou de veículo, BR 116 sentido SP, acesse ao trevo de quatro barras à direita, siga as placas que indicam Borda do campo e Morro do Anhangava.

Siga pela estrada de terra e ao visualizar á direita um Trailler Branco do IAP, fique tranquilo pois você chegou. À Direita do posto se encontra a trilha, início do Caminho do Itupava, à esquerda, seguindo pela estrada de terra a pé aproximadamente 800 metros, encontrará o início da trilha à direita.

A trilha é considerada Leve, mas a subida exige um pouco de condicionamento físico.
A distância é de aproximadamente 8 Km com tempo médio de 2 horas de caminhada, em ritmo tranquilo. Atenção para os desafios : grampos fixados nas rochas ajudam a aumentar a segurança.

Ao acampar lembre-se: as fogueiras são proibidas em locais ambientalmente protegidos. A atividade enfraquece o solo e representa uma das grandes causas de incêndios florestais. Ao cozinhar utilize fogareiro, para iluminação use lanterna e para se aquecer, basta ter a roupa adequada ao clima do local que se está visitando.

Cuidado com animais peçonhentos, você está na "casa" deles.

Evite desmoronamentos ao entrar e sair de rios, e também não jogue nada neles; Não entre acompanhado de animais de estimação.

Muita atenção ao horário de retorno (variável de acordo com a estação), leve SEMPRE lanterna e baterias sobressalentes; Lembre-se: em ambientes naturais há riscos de diversos acidentes e a fadiga e falta de paciência pode favorecê-los.

Nunca deixe lixos como plástico e metal nas trilhas ou montanhas, recolha o lixo que encontrar se for possível.

Evite escrever com faca ou similares em arvores ou pedras.

Aproveite cada trilha, pois cada uma tem uma nova história !