Activity

AnaTeixeira e MariaTeixeira Eco-Trilho da Escola Secundária de Amarante

Download

Trail photos

Photo ofAnaTeixeira e MariaTeixeira Eco-Trilho da Escola Secundária de Amarante Photo ofAnaTeixeira e MariaTeixeira Eco-Trilho da Escola Secundária de Amarante Photo ofAnaTeixeira e MariaTeixeira Eco-Trilho da Escola Secundária de Amarante

Author

Trail stats

Distance
7.4 mi
Elevation gain
2,533 ft
Technical difficulty
Very difficult
Elevation loss
341 ft
Max elevation
3,038 ft
TrailRank 
55
Min elevation
838 ft
Trail type
One Way
Moving time
2 hours 10 minutes
Time
3 hours 17 minutes
Coordinates
1457
Uploaded
June 7, 2020
Recorded
June 2020
Be the first to clap
Share

near Sanche, Porto (Portugal)

Viewed 1243 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofAnaTeixeira e MariaTeixeira Eco-Trilho da Escola Secundária de Amarante Photo ofAnaTeixeira e MariaTeixeira Eco-Trilho da Escola Secundária de Amarante Photo ofAnaTeixeira e MariaTeixeira Eco-Trilho da Escola Secundária de Amarante

Itinerary description

A caminhada foi realizada com a finalidade de apreciar a beleza do Marão, juntamente com a descoberta da história de Aboadela.
Os locais assinalados são pontos relevantes e que devem ser visitados para conhecer mais sobre esta localidade tão singular.

Waypoints

PictographPhoto Altitude 842 ft
Photo ofPraia Fluvial do Rio Ovelha Photo ofPraia Fluvial do Rio Ovelha Photo ofPraia Fluvial do Rio Ovelha

Praia Fluvial do Rio Ovelha

A Praia Fluvial de Aboadela pode ser considerada um posto social, pois promove o convívio entre os habitantes da aldeia.

PictographPhoto Altitude 839 ft
Photo ofPonte Românica

Ponte Românica

Construída no início do século XVII e sob o rio Ovelha, a Ponte Românica teve origem aquando o reinado de D. Filipe II e o mestre desta obra foi João Lopes de Guimarães. A ponte é já considerada um símbolo da freguesia de Aboadela e é um importante exemplo da arquitetura românica. Foi produzida por volta da construção do pelourinho e do cruzeiro, muito próximos desta. A ponte sofreu, em 2000, obras de restauração e o restauro da pavimentação, os parapeitos com elementos recolocados e a limpeza de vegetação acumulada ao longo de vários anos foram procedimentos que ajudaram na conservação desta relíquia tão bela.

PictographPhoto Altitude 847 ft
Photo ofPelourinho e Cruzeiro Photo ofPelourinho e Cruzeiro Photo ofPelourinho e Cruzeiro

Pelourinho e Cruzeiro

Estes monumentos são datados do ano de construção da Ponte Românica, pois ambas as criações foram bastante próximas. Do lado esquerdo da ponte há ainda um outro monumento o Pelourinho de Ovelha do Marão, este que está um pouco desgastado pelo tempo e que se encontra coberto de musgo na sua parte inferior. Mais à frente é possível distinguir algumas videiras num terreno privado, estas que delimitam o mesmo. Já do lado direito, temos um Cruzeiro, o mesmo encontra-se em melhor estado e, à sua beira, uma placa com algumas informações sobre aquelas três construções refere bastantes curiosidades históricas. Para além de haver uma praia fluvial com alguns peixes pequenos nas suas águas.

PictographPhoto Altitude 896 ft
Photo ofBrasão de Aboadela

Brasão de Aboadela

Um símbolo bastante significativo de Aboadela, sendo esta aldeia uma das poucas a possuir um para a representar.

PictographPhoto Altitude 895 ft
Photo ofCapela da Nossa Senhora da Conceição Photo ofCapela da Nossa Senhora da Conceição

Capela da Nossa Senhora da Conceição

A Capela da Nossa Senhora da Conceição foi mandada construir por Balthazar, Gonçalves e pela sua mulher Ana André com missa quotidiana no ano de 1639, século XVII. No seu interior há três campas e duas delas pertencentes a quem mandou fazer a capela e a outra pertence a Gaspar Ramalho. Esta capela possui uma planta retangular e é construída por massa simples. Apresenta cobertura em telhado de duas águas, fachadas em granito aparente, laterais com remate em cornija, o que marca os cunhais da principal; a fachada principal é orientada, rematada em empena, com um portal de arco pleno, no eixo, e no seu cimo tem uma alça de ferro que serve como suporte ao sino; a fachada lateral tem uma pequena janela retangular, sem caixilho e em capialço. É necessário a subida de três degraus para entrar no seu interior, sendo apenas visível a estrutura de madeira que serve de suporte ao telhado.

PictographPhoto Altitude 896 ft
Photo of'Santinha' Photo of'Santinha'

'Santinha'

A “Santinha” é um posto que pode ser considerado religioso/cultural, pois vários são os visitantes que param para a observar e todos os habitantes sabem a história deste posto.

PictographPhoto Altitude 1,209 ft
Photo ofLagoa do Paúlo

Lagoa do Paúlo

A lagoa é bastante conhecida nesta localidade e pode ser considerada um posto ambiental.

PictographPhoto Altitude 1,212 ft
Photo ofCampo de Futebol de Aboadela Futebol Clube Photo ofCampo de Futebol de Aboadela Futebol Clube

Campo de Futebol de Aboadela Futebol Clube

O Campo de Aboadela Futebol Clube foi criado por volta do ano de 1985. A Junta de Freguesia local e a Câmara Municipal foram as criadoras deste campo e Aboadela Futebol Clube foi a equipa que aqui jogou muitos anos. Aqui treinavam e jogavam várias equipas da União de Freguesias Aboadela, Sanche e Várzea, todavia, esses eventos foram cancelados devido ao Covid-19. Hodiernamente, não há muitos jogos, por isso, está disponível a quem o quiser utilizar, sendo muito usado pelas pessoas da freguesia. Não há restrições de entrada e encontra-se num local um pouco escondido, porém de fácil acesso. O terreno de terra batida é um símbolo desta freguesia.

PictographPhoto Altitude 1,244 ft
Photo ofIgreja de Santa Maria Photo ofIgreja de Santa Maria

Igreja de Santa Maria

A Igreja de Santa Maria é um local bastante frequentado pela população local, pelo que pode ser considerado um posto social/religioso. Foi construída em 1949.

PictographPhoto Altitude 1,253 ft
Photo of'Alminhas'

'Alminhas'

As "Alminhas" são locais onde as pessoas podem rezar e acender uma vela para sua proteção.

PictographPhoto Altitude 1,262 ft
Photo ofApiário

Apiário

O apiário presente num local mais reservado, sendo considerado, por nós, um posto ambiental.

PictographPhoto Altitude 2,003 ft
Photo ofBosque dos Avós Photo ofBosque dos Avós Photo ofBosque dos Avós

Bosque dos Avós

Este local encontra-se na Serra do Marão onde os avós plantam árvores com o nome dos netos, deixando registada a sua localização no GPS. As freguesias de Aboadela, Sanche e Várzea e os Baldios de Aboadela cederam cerca de 1 hectare de terreno onde, primeiramente, foram plantadas 600 árvores, porém, atualmente, são mais de 1600 árvores reverenciadas neste projeto e mais de 400 avós inscritos.

PictographPhoto Altitude 2,036 ft
Photo ofBosque dos Avós Photo ofBosque dos Avós Photo ofBosque dos Avós

Bosque dos Avós

O objetivo deste projeto é preservar as árvores e expandir a plantação de árvores autóctones e foi criado pelo senhor José Claudino da Silva. Podemos observar que o terreno é bastante extenso e já, na sua maioria, preenchido por árvores de diversos tamanhos e espécies.

PictographPhoto Altitude 2,178 ft
Photo ofBosque dos Avós

Bosque dos Avós

Como já referido, o objetivo é plantar espécies autóctones, por isso, a paisagem é coberta por bétulas, carvalhos, pinheiros bravos, castanheiros, ciprestes, medronheiros, entre outros.

PictographPhoto Altitude 2,471 ft
Photo ofMinas Fonte Figueira

Minas Fonte Figueira

Encontra-se entre os 795 metros e os 940 metros de altitude e é constituída por 7 pisos. Possui várias galerias principais, galerias transversais e chaminés de ventilação. O estanho e o volfrâmio eram retirados deste complexo que iniciou a sua atividade em 1928 e prosperou entre os anos 1940 e 1960, tendo a sua atividade acabado por volta de 1970.

PictographPhoto Altitude 2,634 ft
Photo ofMinas Fonte Figueira Photo ofMinas Fonte Figueira Photo ofMinas Fonte Figueira

Minas Fonte Figueira

Esteve funcional por mais de 40 anos e empregou várias dezenas de pessoas, pelo que houve uma exploração de cerca de 3 toneladas de minérios.

PictographPhoto Altitude 2,671 ft
Photo ofMinas Fonte Figueira Photo ofMinas Fonte Figueira Photo ofMinas Fonte Figueira

Minas Fonte Figueira

Nesta mina extraía-se, maioritariamente, estanho e volfrâmio. Este último é um metal branco acinzentado que apresenta uma elevada densidade, o seu ponto de fusão é muito elevado. Este metal é um produto difícil de trabalhar devido a ser duro e frágil, sendo usado para produzir armamento militar e, possivelmente, ligas metálicas duras para a produção de armas de perfuração e de corte usadas na 2.ª Guerra Mundial.

PictographPhoto Altitude 2,493 ft
Photo ofMinas Fonte Figueira Photo ofMinas Fonte Figueira

Minas Fonte Figueira

Já o estanho é um metal prateado, altamente dúctil, maleável e tem bastantes cristais. Este metal tem um ponto de fusão baixo e é utilizado para revestir, juntamente com o chumbo, aço para impedir a corrosão de certos materiais.

PictographPhoto Altitude 2,825 ft
Photo ofMinas Fonte Figueira Photo ofMinas Fonte Figueira

Minas Fonte Figueira

Para abrir caminho disparavam “tiros” de dinamite e, enquanto este procedimento era realizado, as outras secções da mina continuavam a ter mão-de-obra. Os minérios extraídos eram levados com pás e picaretas para carrinhos de mão que os levavam para as chaminés e, posteriormente, os descarregavam no piso inferior onde eram tratados.

PictographPhoto Altitude 3,006 ft
Photo ofParque da Lameira Photo ofParque da Lameira Photo ofParque da Lameira

Parque da Lameira

Este parque contou com uma ação de reflorestação no dia 24 de novembro de 2018 devido ao projeto “HÁ AMBIENTE! HÁ JUVENTUDE! HÁ FEST!”. Este foi iniciado pela Associação Desportiva de Amarante (ADA) no âmbito da comemoração do Dia da Floresta Autóctone.

PictographPhoto Altitude 3,025 ft
Photo ofParque da Lameira

Parque da Lameira

O parque conta com várias espécies de árvores autóctones e com a presença de diversos bancos e mesas de madeira e de pedra, bem como uma casa feita do mesmo material.

PictographPhoto Altitude 3,032 ft
Photo ofParque da Lameira Photo ofParque da Lameira

Parque da Lameira

Estes são objetos que fazem o parque da Lameira o destino principal para pessoas com intenções de praticar desportos, passear e saber mais sobre a vegetação predominante da localidade e sobre o tipo de solo presente.

Comments

    You can or this trail