Ameijoeira - Senhora da Peneda

July 27, 2020
July 2020

near Ameijoeira, Viana do Castelo (Portugal)

Hoje iniciamos a Grande rota da Peneda -Gerês através deste percurso. Um pequeno imprevisto fez com que iniciássemos o percurso muito tarde, pondo alguma pressão na janela de tempo para chegar à senhora da Peneda ainda com a luz do dia.
Sendo uma zona que já conhecíamos um pouco, pois temos uma ligação especial com estas terras, as expectativas eram altas, mas na verdade não saímos decepcionados neste segmento inicial.
Partidos da Ameijoeira, rapidamente entramos em caminhos rurais, ladeados de belos carvalhais e ao som do rio laboreiro, o que fez esquecer alguma dureza da subida até à vila.
Da sombra do Carvalhal saltamos para a beleza do planalto que ladeia a vila, oferecendo uma paisagem ímpar sobre o planalto da fronteira, as brandas, fraga de numão e as inverneiras.
Por causa do tempo apertado, optamos por não ir à vila, seguindo directamente para o parque de lazer, de onde arranca o trecho que nos leva a serpentear alguns cumes rochosos da peneda, onde continuamos a desfrutar das magníficas paisagens de toda a região.
Antes de descer para lamas de mouro, nota para um bosque de pinheiros e espécies ripicolas num pequeno vale no alto da peneda, parecendo por momentos que passamos num país encantado!
Daí seguimos para a exigente descida até lamas de Mouro, para depois seguir sempre junto ao rio, sempre com a paisagem agreste da peneda a impor-se na paisagem.
Ultrapassada a calçada do sardão, uma última subida que testa o estado das pernas, segue-se uma paisagem dominada pelo rio Peneda e a sua vegetação luxuriante que cresce ao longo do seu curso, alternando com alguns caminhos agrícolas onde nós vamos cruzando com as típicas Cachenas.
Entretidos pelo som do rio e as belas paisagens, rapidamente chegamos ao último 1,5km que é feito na estrada até chegar ao Santuário.
Ficará difícil igualar a beleza destes 20 e poucos kms, muita variedade de paisagem, grandes panorâmicas, grandes bosques...
Atenção ao tempo quente pois uma boa parte do percurso é exposto, não há pontos de água a não ser nas localidades, por isso convém ter especial atenção a esse pormenor.
O percurso está relativamente bem marcado e limpo, à excepção de um pequeno trecho na travessia até lamas de Mouro, fazendo parecer que não tem havido muita gente neste trilho nos últimos tempos. Nessa zona os fetos cobrem o trilho, numa zona húmida com algumas ratoeiras no caminho, importa ter cuidado redobrado nessa zona.

Ao menos alguém que dá uso às antigas casas dos guardas florestais!