ALTO DAS PINOUCAS BEZERREIRA, SERRA DO CARAMULO

Photo ofALTO DAS PINOUCAS BEZERREIRA, SERRA DO CARAMULO Photo ofALTO DAS PINOUCAS BEZERREIRA, SERRA DO CARAMULO Photo ofALTO DAS PINOUCAS BEZERREIRA, SERRA DO CARAMULO

March 1, 2020
March 2020

near Paredes, Viseu (Portugal)

ALTO DAS PINOUCAS BEZERREIRA, SERRA DO CARAMULO
Pequena caminhada linear com 5.000 m efectuada em 2.10 h.
Tratando-se de um percurso linear foram necessárias duas viaturas para a sua execução, a primeira viatura ficou no final do percurso e a segunda transportou-nos para muito perto da entrada da Vila do Caramulo, local de início desta caminhada que a caminho de Fátima por duas vezes já executei, respectivamente 2016 e 2018.
Com a viatura estacionada demos inicio à subida para o Alto das Pinoucas, local onde fica situado o posto de vigia de detecção de incêndios da Serra do Caramulo.
Embora com alguma névoa a magnífica vista a 360” desse local vale a subida, porem também esse esplêndido local contrasta com o abandono das instalações ali existentes, certamente alvo de vandalismo, não sendo admissível que a tutela das mesmas não tome providencias que lhes devolva a merecida dignidade e quiçá que as mesmas possam ser fonte de rendimento que garanta a sua futura manutenção em local tão agreste.
Pouco depois, ignorando a marcação do PRM3 que nos surge a indicar para virar para o lado direito, seguimos pelo estradão da eólica em sentido descendente, até à estrada de asfalto de acesso à aldeia da Bezerreira, seguimos pela mesma até junto de uma pequena Capela, onde á direita entramos num antigo caminho delimitado por muros de pedra que nos conduziu ao centro da aldeia, local onde tínhamos deixado a segunda viatura.
Caminhada fácil efectuada de improviso, onde exceptuando as marcações do “PRM3, Rota dos Cabeços”, não existe qualquer outra marcação de orientação.