Photo ofAlto da Serra x Raiz da Serra via Pedra Inhomirim Refúgio da Vida Silvestre da Serra da Estrela / PARNASO Photo ofAlto da Serra x Raiz da Serra via Pedra Inhomirim Refúgio da Vida Silvestre da Serra da Estrela / PARNASO Photo ofAlto da Serra x Raiz da Serra via Pedra Inhomirim Refúgio da Vida Silvestre da Serra da Estrela / PARNASO

April 11, 2024
March 2024

near Meio da Serra, Rio de Janeiro (Brazil)

Saímos da Praça da Bandeira às 6 h. Tomamos café na Confeitaria e Padaria Dona Eugênia em frente a pista de skate.
Estacionamos os carros no Parque Linear de Raiz da Serra. Ali nos dividimos em grupinhos de quatro para pegar transporte alternativo. O primeiro grupo entrou num táxi que cobrou R$ 44,00. Meu grupo pegou uma “lotada" cerca de dez minutos depois. O carro chegou a encostar no táxi. A máquina ferveu quando descemos. Ele cobrou dez reais por cabeça. O quarto grupo conseguiu um Uber que enguiçou. Pegaram carona num carro que passava. Não havia banco. Sentaram em cima do gás. A aventura começou na estrada. Pagaram R$ 25,00.
Com o grupo todo reunido começamos a descer a ladeira que leva ao pontilhão da primeira estrada de ferro do país.
O céu estava de um azul anil lindíssimo. Havia uma onda de calor pairando sobre nós.
O início é o mesmo do Caminho do Ouro. Mas logo que o caminho começa a estreitar há uma entrada discreta ao lado esquerdo. Logo vemos uma corda para auxiliar os caminhantes nesse trecho estreito. Mais adiante vemos um caminho consolidado e sinalizado por tinta vermelha. Indicando ser uma trilha frequentada e mantida por religiosos da Igreja Evangélica.
Completamente coberta por dentro de uma linda mata. Uma luz do outono se fazia presente no solo.
Há um bom ponto de água nessa parte do trajeto. Continuamos a subir praticamente em curvas de nível até o colo. Onde há várias trilhas. Uma leva para o Morro Branco outra conduz até o Cabeça de Negro e a Agulha da Estrela e Inhomirim.
A partir do colo começamos a descida em curvas de nível.
Na gruta encontramos três rapazes. Um deles veio de Itaguaí. Conheceu a trilha com um pastor. Nessa gruta há uma pequena barraca montada para os fiéis orarem.
Para chegar a gruta temos que atravessar um rio convidativo para banho. A água transparente e fria ideal para aplacar o calor.
Ficamos em dúvidas se deveríamos relaxar nas águas ou enfrentar a onda de calor subindo o cume no horário mais quente. Optamos por desafiar o calor.
No colo há outra bifurcação que leva a um acampamento de caçador se abrirmos o caminho une com a trilha da Cachoeira dos Brejos.
Nem as abelhas quiseram nos atacar. Mas vespinhas antes da primeira água picaram Maurenza e Solange.
Desse ponto em diante melhoramos as marcações e limpamos um pouco o caminho.
O sol lançava suas chamas no cume. Onde vemos Pedra de Trás, Lagoinha ou Torres do Morin, Meu Castelo, Pedra Redonda ou Pedra do Ovo, Macaco, O Morro do Avião e Caetitu.
Na descida encontramos com um pequeno grupo de religiosos muito educados.

'Pedra da Purificação' lapa 1: 12:14..

'Pedra da Purificação' lapa 2: 12:12.

Bifurcação - continuação da trilha: 11:36. 12:00.

Bifurcação Cabeça de Negro: 10:47.

Bifurcação Morro Branco: 10:29 / 10:47.

Bifurcação: 12:49.

Bifurcação: 13:02. 14:00.

Bifurcação: 13:10..

Bifurcação: 9:20..

Bifurcação: 9:42..

Chegada: 16:10.

Colo: 12:32. 14:26 / 14:32.

Direita: 15:10.

Direita: 15:38..

Direita: 9:59.

Esquerda e fim de estrada de terra: 15:19.

Esquerda: 11:09..

Esquerda: 15:11..

Esquerda: 9:30..

Fim da área urbana: 8:53.

Gruta: 11:43 / 11:53.

Junção de trilhas: 14:43.

Largo 2: 14:59.

PictographTree Altitude 976 ft

Largo com enorme árvore: 15:05.

Pedra de Inhomirim: 13:17 / 13:52.

PictographBridge Altitude 2,080 ft

Pontilhão da primeira linha férrea do país: 8:44.

PictographFountain Altitude 833 ft

Riacho: 15:13.

Saída da trilha da travessia para gruta: 11:35.

Saída do Caminho do Ouro e entrada na trilha à esquerda: 9:00 / 9:13.

Servidão Paulo Roberto de Faria: 8:35.