Photo ofAlto da Bandeira - Pedra da Caixa - Pedra do Conde - Anhanguera - Excelsior e Colina do Felizardo - PNT Photo ofAlto da Bandeira - Pedra da Caixa - Pedra do Conde - Anhanguera - Excelsior e Colina do Felizardo - PNT Photo ofAlto da Bandeira - Pedra da Caixa - Pedra do Conde - Anhanguera - Excelsior e Colina do Felizardo - PNT

December 16, 2023
December 2023

near Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro (Brazil)

Começando a caminhada no portão da Floresta da Tijuca, subindo até uma área de pique nique antes do centro de visitantes e dando início a trilha para o pico do Alto da Bandeira.
A trilha é bem aberta porém com pouca sinalização.
Subindo sem dificuldade, chegando no pico onde tem uma vista linda, fizemos nossos registros e voltamos.
Seguindo para a pedra do conde, por uma trilha suave e tranquila.
Chegando em uma bifurcação onde a esquerda vai para o mirante o morro do Anhanguera e seguimos a direita subindo para a Pedra do Conde, porém nosso objetivo também era conhecer a Pedra da Caixa que a trilha fica na subida da Pedra do Conde.
Chegando no início da trilha da pedra da Caixa é preciso ter atenção, pois o caminho se diferencia, é fechado e tem uns pedaços de troncos fechando a passagem, com um olhar mais atento seguimos para a da Pedra da Caixa onde tem uma bela vista da região da Tijuca, Serra da Carioca e da zona norte do RJ .

Retornando para a trilha principal subimos para a Pedra do Conde, onde no cume tem alguns pontos com vistas muito bonitas da zona norte de um lado e do outro lado com vista para a pedra da Gávea Barra da Tijuca.
Descendo a Pedra do Conde seguimos para o Anhanguera.
Chegando em mais uma bifurcação onde a esquerda segue para o mirante do Excelcior e subimos a direita para o Anhanguera, onde tem um bosque de eucalipto muito lindo e cheiroso, fizemos alguns registros e descemos para o mirante do Excelcior.
Seguindo por uma trilha leve e agradável até chegar numa bifurcação que a esquerda desce para a saída do parque e a direita segue para o Excelcior.
No Excelcior o mirante está muito abandonado com mato alto.
Descendo a esquerda por uma trilha extinta seguimos para a Colina do Felizardo.
A trilha está fechada, porém conseguimos chegar no nosso objetivo que era a Colina, (área de risco) visual incrível.
Fizemos nossos registros e voltamos para o Excelcior.
Nos dirigindo a saída, chegando na bifurcação do Caveira, seguimos reto para a cachoeira das almas.
Passamos pela Cachoeira das Almas e subimos para a cachoeira da Baronesa pela trilha do circuito das grutas.
chegando na estrada descemos para a cachoeira onde nos refrescamos e descansamos um pouco.
Pegando novamente a estrada e descendo para a saída do parque onde finalizamos nossa aventura do dia.

Gratidão a minha amiga Cláudia Dantas pelo dia 👊💪🔪

11:47

Subindo 12:36

Descendo 12:48

Direita👉 bate e volta no Morro do Anhanguera Esquerda 👉 Mirante do Excelcior 12:52

Mirante Vista Pedra do Conde

13:00

Morro do Anhenguera

13:04

Direita 👉 bate e volta no Mirante do Excelcior e Colina do Felizardo 13:54

Descendo a Esquerda do mirante do Excelcior, por dentro da floresta se encontra o caminho para a colina do felizardo. 14:02

Descendo 👉 Colina do Felizardo 14:08

Mirante

Mirante do lado esquerdo da colina do felizardo 14:36

Colina do Felizardo

14:49

Esquerda descendo 👉 Estrada do Excelsior 15:59

Pelo meio

Reto 👉 Cachoeira das Almas Direita 👉 subindo Ruína do Caveira, Pico da Tijuca, Tijuca Mirim e Andaraí Maior Esquerda 👉 descendo Trilha do Caveira 16:05